Como fazer Gerenciamento de Instagram

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/12/2020
Gestão de Mídias Sociais

Tendo início em 2010, o Instagram ganhou rapidamente o gosto popular e, em poucos anos, chegou ao top de aplicativos mais utilizados do mundo, atingindo a marca de 100 milhões de contas ativas em 2013. Com todo esse sucesso, o aplicativo acabou sendo comprado pelo Facebook, que deu um up na plataforma. Hoje, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários ativos, o que reforça a importância do Gerenciamento de Instagram.

Com todo o sucesso de usuários que tem o Instagram, a plataforma se tornou o veículo central para o planejamento de ações estratégicas envolvendo o marketing digital e a produção de conteúdo online. Dessa forma, saber gerenciar o Instagram da sua empresa, por exemplo, é essencial para ter sucesso na plataforma e colher bons frutos do seu planejamento de comunicação.

Gerenciamento de Instagram: saiba sua importância

Isso porque, o Instagram é uma plataforma extremamente rica, não só em número de usuários, mas também em possibilidade de formatos disponibilizados pela plataforma. Nela, você pode planejar sua comunicação e fazer conteúdos por meio de postagem no feed, stories, Reels ou IGTV. O Instagram ainda faz uso de mecanismos como hashtags e marcadores para ajudar no engajamento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram, entre os 700 milhões de usuários no mundo, 59% usam o aplicativo diariamente. Desses, cerca de 35% visitam várias vezes por dia.

Entenda o que é gerenciamento de Instagram

Quando falamos em gerenciamento de Instagram, podemos conceituar este como uma forma de organizar as atividades de um usuário dentro da plataforma. Ou seja, gerenciar um Instagram envolve diversas técnicas e ações, tais como: agendamento de publicações (fotos e vídeos), retorno das mensagens enviadas por Direct, resposta de comentários e acompanhamento dos resultados de campanhas por meio de métricas.

Dessa forma, é essencial que o gerenciamento do Instagram passe pelo trabalho humanizado, tendo em vista que ferramentas robóticas não conseguem trabalhar respondendo comentários ou conversando com clientes pelo chat. Se existe alguma ferramenta que faça, não é tão bom quanto um próprio humano trabalhando, o que não descarta o uso de ferramentas para ajudar no gerenciamento de Instagram.

Comunicação da Amazon Prime

Fonte: Instagram/@primevideobr

De modo geral, saber gerenciar as redes sociais é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital. Isso porque, elas são as principais ferramentas de comunicação entre sua empresa e seus stakeholders. Dessa forma, entender como funciona o Instagram é essencial para que você saiba se comunicar.

Além de ajudar a se comunicar com seu público, as redes sociais também são fundamentais para que você entenda melhor e conheça bem estes leads e clientes. A partir do momento em que você começa a monitorá-los nas redes sociais, mais você saberá a respeito de como eles se comportam nas redes e quais são os tipos de postagens preferidas que eles engajam.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Assim, você pode começar a traçar uma estratégia eficiente para se comunicar com estes clientes, sabendo como comunicar sobre novos produtos, serviços e campanhas de acordo com as necessidades e desejos deles, dando a oportunidade para eles consumirem os conteúdos relevantes, o que abre espaço para fidelização a longo prazo.

Mesmo assim, ficar falando apenas sobre o seu produto não é positivo para seu negócio e pode parecer, até mesmo, egoísmo por parte da marca. É importante usar as redes sociais, também, para se comunicar diretamente com o público, interagir e criar um laço de aproximação com os seguidores, principalmente no Instagram.

Gerenciamento de Instagram

Fonte: Instagram/@netflixbrasil

Desse modo, fica claro que o gerenciamento de Instagram é fundamental para a criação de estratégias de comunicação bem eficientes e, até mesmo, geração de leads, além da fidelização de clientes já potencializados. Além disso, o gerenciamento evita que ocorram ruídos de comunicação, que atrapalham sua estratégia de marketing.

Mais do que ser um veículo de comunicação, redes sociais como o Instagram servem para que você anuncie seus produtos, mostre o valor dos seus serviços e cria uma identidade para a sua marca. Muitas empresas, ainda, aproveitam as redes sociais para criar uma espécie de persona, como se a marca fosse uma pessoa comum, que se comunica com seus seguidores como se fossem amigos.

Gerenciamento de Instagram: Por que é tão importante?

Quando se pensa em gerenciamento de Instagram, é importante ter em mente se a rede social é ideal para o seu planejamento de comunicação, se é por meio dela que você vai atingir o seu público.

Com isso, você pode identificar algumas métricas importantes como, por exemplo, o número de seguidores médio que você pretende ganhar por dia, quais perfis você deve interagir dentro do segmento e qual o conteúdo que vai dar melhor resultado.

É óbvio que para saber qual é o melhor conteúdo, antes, é necessário entender o seu nicho e quais são as necessidades e desejos das pessoas inseridas nele. Com isso, é possível produzir material relevante e gerar engajamento.

Gerenciamento de Instagram: Por que é tão importante?

Ter essas métricas em mente é uma grande vantagem para quem pratica o gerenciamento de Instagram. Ou seja, ele permite que você trace objetivos e metas, além de ter mais conhecimento dos seus concorrentes, leads e consumidores, ajudando a melhorar a sua comunicação.

Logo, é importante que o conceito de gerenciamento de Instagram seja interpretado como uma forma de análise do mercado e da própria empresa na plataforma, com o objetivo de captar leads e se comunicar de maneira correta de acordo com as necessidades do seu público.

Campanha Patrocinada no Instagram da Americanas

Fonte: Instagram/@americanascom

Para facilitar o entendimento, o gerenciamento de Instagram deve passar pelos aspectos de número de seguidores, qualidade do conteúdo, engajamento e alcance dessas publicações relacionado ao número de seguidores que tem o seu perfil.

Dessa forma, o gerenciamento de Instagram deve ser feito com muita paciência e análise, tendo em vista toda a sua importância. O fundamental é investir na contratação de profissionais especializados para este trabalho, pois é uma atividade que demanda tempo e dedicação.

Mas o que faz uma pessoa que é responsável pelo gerenciamento de Instagram?

O profissional contratado (ou agência) será responsável por: agendar a data das postagens (feed, stories, Reels ou IGTV), responder os comentários dos clientes ou leads, monitorar a concorrência e os assuntos do momento, conversar com os seguidores por meio de Direct e buscar parcerias e realizar campanhas.

Este profissional também pode ficar responsável por analisar o mercado de influenciadores e traçar objetivos de campanhas junto a estes influenciadores. No entanto, é importante que estes tenham ligação com seu nicho de atuação e entender qual é a reputação deles, já que, em uma campanha, você une a imagem da sua marca à imagem do influenciador.

Outro dado importante de destacar é que, hoje, o Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram no mundo. Além disso, 70% das empresas estão na plataforma tentando captar o máximo de pessoas possível, ou seja, a concorrência é grande.

Países que usam o Instagram como fonte de Informação

Por isso, o Instagram disponibiliza tantas ferramentas de comunicação na mesma plataforma, até para dar mais opções para o profissional que trabalha nela. Outro ponto importante dessas ferramentas é que elas não tornam o Instagram uma plataforma cansativa e monótona.

De acordo com estudos da Reuters, o Instagram tende a ser a plataforma mais utilizada para consumo de conteúdo e informações em todo o mundo. A pesquisa foi realizada em 12 países diferentes e, no Brasil, apontou-se que o país é o líder em consumo de informações na plataforma, tendo 30% de sua população usando o aplicativo com esta finalidade. A ordem ficou: Brasil 30%, Chile 28%, Espanha 17% e Itália 17%.

É importante evitar atritos

Apesar de ser uma ótima maneira de interagir, engajar e gerar leads, o gerenciamento de Instagram também demanda muito cuidado para que sejam evitados problemas e atritos entre a marca e seus seguidores. Isso porque, um posicionamento errado ou mal interpretado pode acabar com a reputação da sua empresa, dando fim na sua imagem.

Por isso, podem ser seguidas algumas dicas de como evitar atritos com seguidores para um bom gerenciamento de Instagram. Por exemplo, é importante ter em mente que comentários negativos não devem ser ignorados ou excluídos, mas sim vistos como um feedback relacionado a algum erro da sua empresa.

Atritos no Instagram

Fonte: Instagram

A partir do momento em que você começa a dar ouvidos às críticas e as vê como uma falha da empresa, corrigindo essa falha, sua empresa começa a ganhar mais relevância com o público, pois eles se sentem ouvidos pela marca, se sentem parte da empresa.

Dessa forma, é importante evitar o uso de respostas genéricas, pois dá a impressão de que um robô está respondendo e, por isso, a empresa nem sequer recebeu a crítica. Por isso, fale de uma maneira humanizada e preocupada em melhorar o atendimento e o gerenciamento da comunicação. Assim, seu cliente não se sente desvalorizado.

O exemplo acima é um dos que não devem ser seguidos. A empresa em questão errou e segue cometendo erros de comunicação, mas parece não dar ouvidos ao que dizem os clientes, fazendo com que eles se sintam desvalorizados, como se não fossem ouvidos.

Como escolher a ferramenta de gerenciamento ideal?

Bem, agora que já sabemos a importância de gerenciar o seu Instagram e toda a relevância da plataforma para seu planejamento de marketing digital, é hora de entender como escolher uma ferramenta para gerenciamento de Instagram. Até porque, os robôs também podem ajudar neste sentido.

Na verdade, existe uma gama de ferramentas diferentes que podem te ajudar a gerenciar suas redes sociais. Nós, por exemplo, usamos o Mlabs como ferramenta de gerenciamento de Instagram, seja do nosso ou, até mesmo dos nossos clientes.

Ferramenta de Gerenciamento de Instagram

Fonte: Mlabs

Na hora de escolher uma boa ferramenta, é importante levar em consideração tópicos como a funcionalidade, por exemplo. Isso porque a ferramenta deve ser bem otimizada a ponto de entregar aquilo que o cliente precisa sem criar muitas dúvidas na cabeça de quem a usa.

Isso também esbarra em outro ponto que é o atendimento. Em caso de dúvidas, é importante saber se a sua ferramenta conta com uma central de atendimento que possa te ajudar com retorno rápido, não atrasando o seu trabalho de gerenciamento de Instagram.

O custo-benefício também deve ser levado em consideração. Principalmente para uma agência de marketing digital, contratar ferramentas de gerenciamento de Instagram e redes sociais é essencial. No entanto, é fundamental saber se o custo dessas ferramentas é coberto pelos ganhos com os clientes ou se dá prejuízo.

Funcionalidades do Mlabs

Fonte: Mlabs

O Mlabs, por exemplo, apresenta várias funcionalidades que te ajudam ao gerenciamento de Instagram. Podemos citar alguns exemplo, como o de agendamento de postagens. Com isso, você pode organizar as suas postagens e as postagens dos seus clientes. Dessa forma, você tem um calendário bem definido e bem planejado de postagens organizadas.

O Mlabs também tem o Inbox, que é um ambiente que permite centralizar as respostas dentro do Inbox, no caso do Instagram, a ferramenta trabalha diretamente com o Direct da plataforma, uma forma de comunicação mais informal e direta.

A ferramenta também possui uma funcionalidade de relatórios. Com essa função, o usuário da ferramenta pode acompanhar os resultados das próprias campanhas para ter uma ideia da objetivação das postagens. Com isso, é possível, ainda, identificar erros e acertos de postagens, vendo qual tem maior tendência de gerar engajamento.

O calendário do Mlabs

Fonte: Mlabs

O calendário é outra funcionalidade que permite organizar de maneira mais atraente e harmonizada toda a sua planilha de postagens. Isso ajuda, principalmente, quem trabalha com isso e conta com muitos clientes, ajudando a arrumar e organizar os feeds e datas de postagens.

Por último, podemos destacar o Workflow. Essa funcionalidade trabalha diretamente com o fluxo de conversas, histórico de aprovações e de alterações das postagens, tornando mais simples todo o trabalho de postagem. Isso porque, é simples entrar e alterar alguma informação, se necessário.

Monitoramento de palavras-chave

Ainda falando em gerenciamento de Instagram, o conceito de palavra-chave tem papel fundamental para bons resultados neste gerenciamento. Isso porque, as palavras-chave são as frases e expressões mais utilizadas nas barras de busca dos mecanismos como o Google, por exemplo.

Você pode integrar a busca por palavras-chave no seu gerenciamento de Instagram para entender quais são os assuntos mais buscados dentro do seu segmento de atuação. Ou seja, é possível fazer uma análise de temas mais buscados a partir de um determinado assunto e começar a produzir conteúdo em cima disso.

Campanha da Chilli Beans

Fonte: Instagram/chillibeansoficial

Para ajudar na compreensão, vamos dar um exemplo: supondo que você tem uma empresa de óculos de sol e pretende fazer uma campanha no Instagram próximo ao verão. Você pode ir nos Trends da plataforma e analisar quais palavras-chave são mais usadas dentro do assunto “óculos de sol”. Com isso, você pode começar a produzir conteúdo com essas palavras-chave.

Na verdade, análise de palavras-chave é fundamental em exatamente todo o trabalho de marketing de conteúdo e produção de materiais de comunicação. Essa é uma forma de fazer com que o conteúdo tenha mais alcance e seja muito mais relevante na apresentação de conteúdo aos leads e clientes.

Quanto cobrar pelo gerenciamento de Instagram?

Agora que você já sabe como fazer um bom gerenciamento de Instagram e quais são as ferramentas necessárias para isso, além da importância dessa prática, é hora de saber quanto cobrar pelo gerenciamento da plataforma. Isso, é claro, se você trabalha com isso no seu cotidiano.

Principalmente quem está começando no meio, esta é uma dúvida muito comum, mas, infelizmente, não existe uma receita de bolo para precificar este atribuição de um profissional. Muitos fatores podem influenciar, tais como: experiência nesta atividade, ferramentas usadas, tempo de trabalho dedicado para isso, quantidade de postagens, entre outras. O ideal é conversar com pessoas da área para que as mesmas possam te dar as opiniões pessoais delas e indicar o preço ideal de acordo com a sua situação, por exemplo.

Quanto cobrar pelo gerenciamento de Instagram?

Conte com a ajuda de uma agência especializada em gestão de redes sociais

Quando não se sabe ao certo como fazer um bom trabalho de gerenciamento de Instagram, o ideal é investir em profissionais especializados que possam ajudar a gerenciar suas redes sociais e, assim, construir um planejamento bem objetivo e que ajude a colher bons frutos futuros.

Dessa forma, conte com uma agência de marketing digital como a Agência IMMA. Somos especializados em gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e otimização de sites em SEO para fazer com que a sua empresa chegue ao topo, captando mais leads e gerando mais oportunidades de fidelização.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Na agência, ainda, temos os serviços de gestão de sites e criação de lojas virtuais, um pacote completo para que você possa escolher quais são as dificuldades do seu negócio e onde nós, da IMMA, podemos te ajudar. Conte com a IMMA para isso.

Nós também contamos com soluções de Inbound Marketing, que auxiliam na sua captação de leads, fazendo com que todos os seus clientes em potencial passem por todas as etapas do funil de vendas. Se interessou pelos nossos serviços? Entre em contato conosco e faça um orçamento, não perca essa oportunidade de investir no bem para a sua empresa.

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