Você sabe o que é conteúdo perene e como usá-lo na sua estratégia? Uma das principais ferramentas para ter sucesso ao promover uma marca na internet é o marketing de conteúdo. Mas existem diferentes tipos de conteúdo que podem ser produzidos por uma empresa, e eles realizam funções diversas em uma estratégia de marketing digital. O conteúdo perene, por exemplo, é um dos mais importantes.
Mas o que esse termo significa? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que é conteúdo perene e como usá-lo na sua estratégia. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Aprenda o que é conteúdo perene e como usá-lo na sua estratégia
O termo conteúdo perene, também conhecido como conteúdo evergreen, se refere a um tipo específico de produção de conteúdo realizada na internet. O termo evergreen, em português, significa algo como “sempre verde”. Trata-se de uma alusão à constante relevância desse conteúdo.
Isso porque um conteúdo perene também pode ser considerado um conteúdo atemporal. Ou seja, é uma produção cujo valor não se perde com o passar do tempo.
Para explicar isso melhor, vamos dar um exemplo de conteúdo não-perene, também conhecido como conteúdo noticioso. Um artigo sobre o algoritmo do Instagram que foi feito em 2013, por exemplo, já não seria tão relevante atualmente, em 2020, pois esse algoritmo e a plataforma em si passaram por diversas transformações desde então. Desse modo, o valor daquele conteúdo original se perdeu.
O grande diferencial de um conteúdo perene, assim, é que, com ele, não há essa perda de relevância. Por exemplo: Imagine que você queira descobrir como desentupir a pia da sua cozinha. Um texto sobre isso que foi escrito em 2013 poderia perfeitamente ainda ajudar você hoje em dia. Sendo assim, esse é um exemplo de conteúdo evergreen.
Como usar esse tipo de conteúdo na estratégia da sua empresa
Uma vez que você já sabe o que é conteúdo perene, é hora de saber como usá-lo na prática. E o primeiro passo é entender como criar esse tipo de conteúdo.
A melhor dica para criar conteúdos de relevância a longo prazo é partir de princípios básicos. Desse modo, ao invés de focar em temas muito específicos, cujos detalhes podem facilmente se transformar com o tempo, foque em assuntos com bases mais estáveis. Ao invés de escrever sobre “tendências de marketing digital”, por exemplo, é melhor escrever sobre “o que é marketing digital”.
O formato do conteúdo também ajuda a contribuir para a sua relevância. Posts em formatos de listas são muito populares na internet, e não sem razão: As pessoas gostam de ter dicas enumeradas e recomendações para seguir. Por isso, o formato de lista é muito propício para a criação de conteúdo perene (por exemplo, “10 livros sobre marketing que você precisa ler”).
Finalmente, um ponto interessante sobre o conteúdo evergreen é que, por sua grande relevância, ele pode ser adaptado para diversos formatos diferentes. Dessa maneira, você pode cobrir o mesmo assunto de formas específicas, atraindo um público muito maior. Um texto, por exemplo, pode ser facilmente convertido em um vídeo ou um episódio de podcast sobre o mesmo tema.
Vale destacar, ainda, que o conteúdo perene precisa de uma análise e um trabalho de pesquisa minucioso para que ele seja bem aproveitado. Até porque, não é simples identificar quando um conteúdo é ou não noticioso. No jornalismo, este tipo de conteúdo que não perde a relevância pode ser chamado de notícia fria, ou seja, aquela que pode ser noticiada a qualquer momento, sem problemas de relevância.
Então, para que o conteúdo tenha um aproveitamento significativo, é preciso, antes, entender qual é a relevância dele no cenário atual. Outra dica, também, é fazer um planejamento no início do ano com todas as datas comemorativas. Isso ajuda a organizar seu conteúdo e a programar o material, para que não seja feito de maneira corrida. Neste ponto, datas especiais são ótimos conteúdos a serem explorados, já que acontecem todos os anos e mobilizam muitas pessoas.
Por serem conteúdos mais específicos e menos gerais, os conteúdos perene ajudam você a segmentar a sua produção de conteúdo. Isso se dá pelo fato de que os materiais evergreen são bem específicos e, de certa forma, as pessoas que chegam até ele são, de fato, aquelas presentes no seu nicho de atuação, são seus leads em potencial.
Dessa maneira, é importante destacar a essencialidade de criar conteúdos perene de muita qualidade. Isso porque, se as pessoas que chegam até ele são leads em potencial, mostrar que você domina o assunto faz essas pessoas ganharem confiança na sua empresa e, consequentemente, começar a comprar seus produtos.
Ou seja, os conteúdos perene são as melhores formas de direcionar o conteúdo e atingir, de maneira assertiva, a parcela do mercado que interessa à sua marca. Por isso, é fundamental apresentar um material rico e harmonioso. Rico no sentido de informações, cheio de apurações e pesquisa de dados. Harmonioso e atraente no que tange ao visual deste conteúdo.
Materiais com conteúdos textuais muito extensos são cansativos e repelem os leads. Por isso, invista em imagens, infográficos ou banners para quebrar os textos. Isso ajuda a deixar mais atrativo e menos cansativo para a leitura.
Faça marketing de conteúdo com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você já sabe o que é conteúdo perene e como usá-lo na sua estratégia, é hora de colocar esse conhecimento em prática com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, oferecendo a produção de conteúdo em diversos formatos para qualquer tipo de empresa. Nossa agência também é especializada em Inbound Marketing, gestão de mídias sociais e otimização em SEO para ajudar a fazer a sua empresa crescer no ambiente digital.
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