Você já ouviu falar de conteúdo evergreen? Para investir em marketing de conteúdo com sucesso, é preciso conhecer bem os diferentes tipos de conteúdo para se produzir, e esse é um deles. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é conteúdo evergreen e como criar esse tipo de conteúdo para a sua marca. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda o que é conteúdo evergreen
O termo conteúdo evergreen, também conhecido como conteúdo perene, refere-se a um tipo de conteúdo que está, como o próprio nome já diz, “sempre verde”. Trata-se, portanto, de um conteúdo que sempre é relevante, e que nunca muda.
Por exemplo: Imagine que você esteja começando uma nova rotina de exercícios, e quer saber qual é a melhor forma para fazer uma flexão. Ao pesquisar isso em uma plataforma como o Google, você vai encontrar resultados de diversas datas diferentes, dizendo coisas parecidas. Isso porque a forma de fazer uma flexão não muda ao longo dos anos, o que faz desse tipo de conteúdo um conteúdo evergreen.
Para entender melhor, pense em um conteúdo que não se encaixa nesse tipo de descrição. Por exemplo: Os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando. Sendo assim, um artigo descrevendo como funciona o algoritmo do Instagram, por exemplo, pode se tornar irrelevante com facilidade, bastando uma mudança no funcionamento da plataforma para torná-lo desatualizado. Fica claro, então, que esse não é um conteúdo perene.
A importância do conteúdo evergreen para a sua marca
Vale a pena investir na criação de conteúdo evergreen na sua estratégia de marketing digital? A resposta é um sonoro “sim”.
Isso porque a criação de conteúdo evergreen pode contribuir muito para a construção de autoridade da sua empresa. Afinal, se você apresenta um conhecimento atemporal, para os usuários, está demonstrando conhecer bastante sobre um determinado assunto. Para uma marca, isso é muito positivo, contribuindo para uma imagem boa do seu negócio.
Mas as vantagens desse tipo de conteúdo não param por aí: Criar conteúdo evergreen é se tornar uma fonte para outras produções sobre o mesmo assunto. Ou seja, as chances do seu conteúdo ser linkado em outras páginas se torna muito maior. Como consequência, é muito provável que você receba um número maior de cliques, afetando positivamente o tráfego orgânico do site da sua marca.
Como criar conteúdo evergreen
Mas como criar esse tipo de conteúdo? Bem, em primeiro lugar, é preciso conhecer a sua audiência para selecionar tópicos que são relevantes para a mesma. Isso garante que você vá abordar assuntos que tenham uma relevância considerável a longo prazo.
Além disso, é uma boa ideia buscar conteúdos de início de funil. Esses são os conteúdos mais gerais, que podem abordar conceitos mais amplos. As chances desses conteúdos se tornarem desatualizados é menor, o que os torna evergreen. Pela mesma razão, vale a pena escrever sobre coisas que já são certas ou que já foram comprovadas pela ciência.
Crie esse tipo de conteúdo com a ajuda de uma agência de marketing digital
Agora que você já sabe o que é conteúdo evergreen, é hora de começar a pensar em colocar esse conhecimento em prática. Isso significa incorporar o conteúdo evergreen na sua estratégia de marketing de conteúdo.
E a melhor forma de fazer isso é com ajuda especializada. Uma agência de marketing digital pode ser muito útil para essa missão. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo a produção de conteúdo para empresas de diversos portes. A equipe da IMMA está preparada para ajudar você. Entre em contato com a agência e faça um orçamento para saber mais!