5 dicas para fazer sucesso com marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/11/2020
Marketing de Conteúdo

Quando se fala de ferramentas para promover uma marca na internet, a palavra mais dita é “conteúdo”. Esse termo é jogado com tanta frequência que pode até criar uma imagem ilusória de uma fórmula mágica de crescimento garantido. Por isso, saber dicas para fazer sucesso com marketing de conteúdo é fundamental.

Na realidade, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que, como qualquer outra, precisa ser usada corretamente para produzir bons resultados. Desse modo, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas para fazer sucesso com marketing de conteúdo.

Dicas para fazer sucesso com o marketing de conteúdo

Vale destacar, antes das dicas, toda a importância do marketing de conteúdo. Esta modalidade de marketing é a principal ferramenta para a realização do Inbound Marketing, ou marketing de atração. A ideia de marketing de conteúdo é produzir materiais de relevância e divulgá-los com o objetivo de atrair e chamar a atenção dos leads de uma determinada empresa.

Dessa forma, é possível, por meio da produção de conteúdo direcionado, aumentar a taxa de captação de leads e fazer com que sua empresa tenha um aumento no número de clientes a longo prazo. No entanto, para conseguir colher bons frutos de um planejamento de marketing de conteúdo, é necessário entender os requisitos para seu funcionamento.

É fundamental analisar bem o seu público-alvo e entender quais são os seus desejos e necessidades

Fonte: Freepik

Conheça as 5 dicas para fazer sucesso com marketing de conteúdo

Reforçando o conteúdo anterior, o marketing de conteúdo é uma estratégia na qual uma empresa produz conteúdo para despertar o interesse de um possível cliente. Assim, ao invés de investir em um anúncio de um produto, por exemplo, você escreve um post de blog que explora alguma das razões que levariam alguém a precisar daquele produto.

Há muitas vantagens nessa abordagem. Em primeiro lugar, é uma tática acessível, o que significa que empresas de qualquer porte podem usá-la. Mas o que é mais importante é que ela estabelece uma relação de confiança com o usuário, que passa a ver a marca como uma autoridade em sua área. Isso o leva a se sentir mais confortável para fazer negócio com a empresa.

Mas é claro que esse é o cenário ideal. Assim, surge a pergunta: Como fazer sucesso com a produção de conteúdo? A seguir, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Descubra quem é o seu público-alvo

Para fazer sucesso, uma estratégia de marketing de conteúdo precisa ser direcionada. Isso significa que você deve ter em mente quem é o público-alvo para esse tipo de conteúdo.

Comece, então, entendendo bem quem é a persona de marketing da sua marca. Dessa maneira, será mais fácil descobrir quem é a audiência que você quer atingir. A partir daí, a tarefa passa a ser encontrar assuntos e temas que sejam interessantes para essa audiência.

Tendo em vista que o conteúdo precisa ser direcionado, o mesmo só será bem aproveitado se o conteúdo for relevante para as pessoas direcionadas. Dessa forma, é fundamental analisar bem o seu público-alvo e entender quais são os seus desejos e necessidades, como eles se comportam na internet e quais são as redes sociais que eles atuam. Feita essa análise, você pode entender quais conteúdos são mais relevantes e em qual meio você atingirá esses leads.

Descubra quem é o seu público-alvo

Fonte: Freepik

Explore diferentes formatos

Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é que você pode fazê-lo de diversas formas. Por isso, não fique muito limitado a um formato só. Ao invés disso, aposte em vídeos, textos, podcasts, infográficos e o que mais que a sua criatividade conseguir inventar. Assim, o seu alcance aumenta.

Além disso, diversos formatos aumentam as chances de engajamento e melhoram as chances de as pessoas captarem a mensagem que sua empresa quer transmitir. Isso quer dizer que quando você usa um infográfico em um artigo, por exemplo, as chances de o leitor entender melhor o conteúdo são ainda maiores. O leque de oportunidades aumenta cada vez mais, principalmente quando se fala em marketing digital.

Use diversos formatos

Fonte: Freepik

Estude técnicas de otimização

SEO é fundamental para o marketing de conteúdo. Essa sigla se refere a um conjunto de técnicas voltado para tornar um site ou um conteúdo mais atraente para o Google. Isso porque o SEO faz com que uma página obtenha um rankeamento melhor nas páginas de resultados da plataforma, o que leva mais usuários a clicar nela. Dessa maneira, fica mais fácil atingir mais pessoas com o conteúdo da sua marca.

De maneira mais genérica, a dificuldade de se utilizar o SEO está em adequar o seu conteúdo às métricas aconselhadas pela ferramenta. Ou seja, isso quer dizer que você pode escrever um texto enorme, rico em informações e muito bem apurado, mas de acordo com as métricas de SEO, você precisará fazer algumas alterações para que este conteúdo fique bem colocado nas buscas do Google.

Essa adequação é uma das maiores dificuldades, mas com o tempo de uso você acaba aprendendo a escrever já com essas métricas e não precisa mais se adequar à elas. Aprendendo a usar essas técnicas, pode ter certeza que o Google começará a avaliar seu conteúdo de uma forma melhor e colocará você entre as primeiras buscas, principalmente se seu conteúdo for relevante.

Entenda o que é o SEO

Compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais

Para fazer com que mais pessoas vejam o seu conteúdo, é uma boa ideia compartilhá-lo nas redes sociais. Espaços como o Facebook, o Instagram e o Twitter são ótimos para disseminar um texto, um vídeo ou uma imagem. Essa tática ainda tem o bônus de melhorar o seu engajamento, o que é sempre positivo, além de ajudar você a medir a popularidade do seu serviço ou produto, as redes sociais também são fundamentais como canal de comunicação entre você e seu cliente, valorizando o relacionamento.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você quer obter as melhores dicas para fazer sucesso com o marketing de conteúdo, a melhor opção é buscar a ajuda de uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que pode ajudar a sua empresa com a sua produção de conteúdo. Quer saber mais? Então entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

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