Ao ingressar no mundo do marketing digital, é comum achar a quantidade de ferramentas disponíveis um tanto intimidante. Afinal, são muitos recursos que podem ser usados para promover uma marca na internet. Mas um dos mais citados é o marketing de conteúdo, tática que atualmente está sendo usada por empresas de qualquer porte.
Mas quais são as vantagens oferecidas por essa ferramenta? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos apresentar as 4 razões para investir em marketing de conteúdo como estratégia para a sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que razões são essas!
Conheça as 4 razões para investir em marketing de conteúdo para a sua empresa
O marketing de conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing (ou marketing da atração). Ele adota uma abordagem mais sutil para com o cliente, preferindo atraí-lo até a marca ao invés de ir até ele.
Isso é feito através de uma “isca” que é apresentada ao usuário para despertar a sua atenção. No caso dessa estratégia, a “isca” é algum conteúdo que forneça informações relevantes para o usuário sobre algum assunto que tenha a ver com a área da empresa. Esse conteúdo é oferecido de forma gratuita e pode assumir diversos formatos diferentes.
Mas por que essa estratégia é tão popular no marketing digital? A seguir, vamos apresentar algumas das principais razões para isso. Confira!
É uma estratégia acessível
Produzir conteúdo é algo que empresas de qualquer escala podem fazer. Sendo assim, o marketing de conteúdo se torna promissor tanto para grandes corporações como para pequenos empreendedores no início de suas carreiras.
No mundo do marketing online, essa acessibilidade é muito positiva em termos de orçamento. Afinal, é uma estratégia na qual você não precisa fazer um investimento muito significativo logo de início. Assim, apesar de funcionar a longo prazo, é pouco provável que o marketing de conteúdo traga prejuízos para uma empresa.
Aumenta a autoridade da marca
Um diferencial que o marketing de conteúdo apresenta é a possibilidade de oferecer informações úteis para o público da empresa. E, quando esse oferecimento se torna regular, a audiência passa a ver a marca de outra forma.
A imagem que se cria é de que a empresa tem um conhecimento pleno de sua área e de assuntos que a cercam. Aos poucos, então, se o usuário tem alguma dúvida, ele passa a ir diretamente à marca. Isso é o processo de criação de autoridade, que ajuda a empresa a se destacar no mercado.
No entanto, este trabalho de produção de conteúdo direcionado só colherá bons frutos se o material for muito bem produzido e estudado. Para isso, é necessário fazer um estudo do seu posicionamento no mercado de consumo e, dessa forma, entender quais são as pessoas que estão inseridas neste nicho de mercado. Assim, é possível ter uma ideia das características dessas pessoas e entender quais são os seus desejos e necessidades.
A partir de toda essa análise, você pode começar a produzir os conteúdos de maneira direcionada. É importante, também, entender que o conteúdo precisa ser rico em informações e apuração de dados. Só assim você consegue ter relevância no mercado e se tornar, futuramente, uma espécie de referência no assunto. Assim, você consegue aumentar a sua relevância no mercado e se destacar.
Melhora o seu SEO
A criação de conteúdo aumenta as chances de alguém encontrar a sua marca através do Google. E, quanto mais usuários consomem o que você produz, mais tempo eles ficam no seu site. Isso é positivo para o SEO, a otimização para mecanismos de busca, que ajuda você a melhorar o seu alcance nessas plataformas.
O SEO está entre as 4 razões para investir em marketing de conteúdo porque ele é fundamental para que sua empresa seja vista. No meio digital, com tantos concorrentes brigando por espaço, ter um investimento maior em SEO faz com que você se posicione confortavelmente bem no Google. Dessa forma, todo o conteúdo produzido por você tem maior chance de ser visto.
Para quem não entende muito desta parte, vamos explicar. O SEO é um conjunto de métricas que ajudam a fazer com que você se posicione nos sites de busca. A partir do momento em que você começa a fazer conteúdos seguindo essas métricas, o Google começa a prestar mais atenção no seu site e, aos poucos, começa a dar mais relevância de acordo com as postagens.
Por isso, é fundamental manter uma rotina de artigos e conteúdos. Quanto mais artigos, maiores as chances de ser visto. Essas métricas fazem uso do que chamamos de “palavras-chave”. Que são nada mais do que expressões que as pessoas escrevem nas janelas de busca do Google. Dessa forma, quanto mais específica for a palavra, menos concorrido para você.
É uma oportunidade de interagir mais com o público
Criar e compartilhar conteúdo é uma boa forma de gerar engajamento com a sua audiência, principalmente nas redes sociais. Esse aumento na interação faz com que os usuários criem vínculos mais firmes com a marca. Isso resulta na fidelização de um número maior de clientes.
Outro ponto fundamental é o engajamento com assuntos em alta. Ter conhecimento do que está em alta e tirar proveito disso é essencial para uma comunicação bem efetiva e eficiente. Por isso, tenha sempre em mente o que o seu público-alvo quer consumir e quais conteúdos são importantes.
Faça marketing de conteúdo com ajuda especializada
Agora que você já sabe quais são as principais razões para investir no marketing de conteúdo, é hora de colocar em prática essa estratégia. E a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de uma empresa especializada, como, por exemplo, uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção.
Nós contamos com uma equipe especializada em marketing de conteúdo e otimização em SEO para ajudar a alavancar o posicionamento da sua empresa na internet. Entre em contato conosco e faça um orçamento para saber mais!