Produção de conteúdo para a captação de leads

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/12/2020
Marketing de Conteúdo

Você sabe qual é a relevância da produção de conteúdo para a captação de leads? Uma das principais estratégias que devem ser incorporadas em qualquer novo negócio é a captação de leads no meio digital. A partir do momento em que você cria uma empresa inserida em um mundo amplamente digital, ter planejamento para se destacar neste meio é extremamente importante.

Com isso, abranger técnicas de comunicação digital torna-se essencial para poder captar os primeiros leads e tornar da sua marca um destaque no segmento de atuação. Um dos exemplos de técnicas de comunicação digital é a produção de conteúdo para a captação de leads.

Produção de conteúdo para a captação de leads

Fonte: Freepik

No entanto, vale destacar que não é simples assim, produção de conteúdo passa por todo um processo de estudo e análise de mercado para que a mesma possa ter um alto nível de assertividade e para que seja totalmente objetiva.

Produção de conteúdo para a captação de leads

Primeiro de tudo, é necessário entender que, com a aplicação de novas estratégias de marketing, a ideia para conseguir clientes também mudou. Isso quer dizer que, se antes o conteúdo era totalmente “agressivo” em sua exposição e visava apenas vender, hoje o material divulgado tem o pretexto de ser atrativo para o público e com informações relevantes, o que gera, automaticamente, uma atração do público para com a marca.

Ou seja, a partir do momento em que sua empresa começa a divulgar conteúdos relevantes para o seu público-alvo, o mesmo se sente à vontade o suficiente para começar a consumir seus produtos. O marketing de hoje não tenta convencer venda, tenta criar relacionamento para gerar um desejo de compra no próprio cliente.

A partir deste entendimento, outro conceito importante com relação a divulgação de conteúdo é o seu direcionamento. Já que o conteúdo deve ser relevante para o público, é importante entender quais são as necessidades desse público com relação ao desejo de consumo de informações.

Para entender esse desejo, é necessário, primeiro, fazer uma análise do seu próprio negócio e entender como você se posiciona no mercado. Ou seja, qual é o seu exato segmento de atuação e quais são as formas de posicionamento ideais para empresas nesse ramo.

Com isso, é possível ter noção de quem está inserido no seu nicho de mercado e traçar quem é a sua persona. A partir daí, você pode começar a traçar as principais características do seu público-alvo e entender quais são os desejos e necessidades deles. Feito isso, já é possível traçar estratégias de comunicação e produção de conteúdo com materiais relevantes.

Afinal, o que são leads?

Apresentando esse conteúdo relevante, você aumenta as chances do seu público-alvo engajar com esse conteúdo e navegar pelas redes sociais ou pelo site da marca. Ou seja, ele começa a se interessar pelo que você tem a vender, seja produto ou serviço.

Além de ser um assunto relevante, a produção de conteúdo precisa de um investimento maior para pesquisa, análise de informação e apuração de dados. Isso para que o seu trabalho inicial de captação seja bem concluído. Primeiro você apresenta um conteúdo possivelmente relevante, o público abre e, se o material não for rico em informações, tem grandes chances de ser rejeitado.

Por isso, é fundamental que se invista em um conteúdo rico em informações e dados, principalmente se forem oriundos de pesquisas renomadas em grandes instituições. Além de ganhar a aceitação do seu público e gerar engajamento, este tipo de conteúdo é responsável por tornar a sua marca mais relevante no cenário onde atua, ganhando até uma espécie referência em determinados assuntos.

Dicas para atrair leads

Seu conteúdo também precisa ser atrativo

Mas a produção de conteúdo não para por aí! Mesmo que seja importante investir conteúdos relevantes e bem informativos, também existe outra preocupação: a harmonização na hora de apresentar o conteúdo. Esse ponto também é fundamental no quesito aceitação do material e no papel de captação de leads.

Mas o que isso quer dizer? Quando se fala em harmonização na apresentação de conteúdo, estamos falando a respeito da aparência desse conteúdo. Ou seja, se você produziu um artigo cheio de informações e dados sem nenhum material visual, é bem possível que seu conteúdo seja rejeitado. Isso porque conteúdos textuais extensos não são agradáveis aos olhos do público, pois são bem cansativos.

Para evitar essa rejeição, é necessário investir em conteúdos visuais inseridos no texto como uma forma de quebrar a sequência textual. Ou seja, é possível utilizar ferramentas como imagens, banners, anúncios ou infográficos. Dessa forma, os conteúdos visuais podem ajudar o leitor a captar a mensagem passada pelo texto e não torna o mesmo cansativo para leitura.

O processo de obtenção de leads é bem delicado

Fonte: Freepik

Neste contexto, é interessante destacar a relevância do uso de infográficos na produção de conteúdo em blogs. Isso porque, pesquisas mostram que 90% do conteúdo que processamos é visual, ou seja, é mais fácil gravar alguma informação passada visualmente do que em texto.

Quando se escreve um conteúdo extenso para um blog com informações e dados relevantes, principalmente em números e porcentagens, os infográficos ajudam muito a assimilar esses dados que, se estivessem apenas no corpo do texto, não seriam tão fáceis de interpretar. Por isso, tendo oportunidade, invista nesse conteúdo bem elaborado, bem atrativo e fluido.

Invista em um site funcional

Falando na fluidez do material, outro ponto importante de destacar é a manutenção do próprio site. Mesmo com um material sensacional e muito bem elaborado, um site que trave muito não é atrativo para o cliente, que pode se recusar a entrar novamente no seu portal, fazendo com que você perca leads em potencial. Por isso, faça um bom investimento na produção de um site bem leve e fluido.

A produção de conteúdo é um dos princípios básicos para o marketing digital, principalmente no que tange ao Inbound Marketing e nas estratégias do mesmo para captar leads. Investir nesta área é essencial para manter uma boa constância de clientes e fazer com que sua marca se torne referência.

Até porque, como já dito anteriormente, conteúdos bem montados, relevantes e ricos em dados e informações fazem com que o seu material seja reconhecido e que sua empresa ganhe uma espécie de relevância no segmento de atuação.

Como melhorar a captação de leads da sua empresa

Fonte: Freepik

A produção de conteúdo para a captação de leads também é responsável por abrir portas para o início do relacionamento entre cliente e marca. Também é através da elaboração de conteúdos que o processo de fidelização do cliente consegue se tornar real.

É claro que cada objetivo de comunicação dentro de determinadas etapas do funil de vendas requer uma estratégia e um meio de comunicação diferenciado, o que torna ainda mais difícil o trabalho de quem lida com este tipo de conteúdo.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Agora que você já sabe mais a respeito da produção de conteúdo para a captação de leads, invista bem em conteúdos relevantes e profissionais qualificados para ajudar a fazer com que, por meio da produção de conteúdo e estudo de mercado, sua empresa se torne referência no segmento de atuação e para ajudar a aumentar a captação de leads.

Assim, você pode contar com uma agência de marketing digital especializada em marketing de conteúdo. A Agência IMMA é uma ótima opção para o seu negócio. Com profissionais qualificados e uma rotina de trabalho bem montada, a IMMA conta com todas as ferramentas para ajudar a sua empresa a crescer no meio digital.

Entre em contato conosco e faça o seu orçamento. Não perca essa oportunidade de fazer a sua empresa se tornar referência com conteúdos relevantes e bem estruturados conforme as métricas de captação de leads atuais.

Veja também