Faça seu conteúdo relevante para o público-alvo

Seu blog é uma oportunidade de beneficiar tanto sua empresa quanto seus clientes. Afinal, você quer gerar negócios, mas, para isso, você também precisa dar a seu público conteúdos que valem a pena ler. E para que as pessoas certas convertam através do seu blog, faça seu conteúdo relevante para o público-alvo.

Faça seu conteúdo relevante para o público-alvo

Fonte: Freepik.

Faça seu conteúdo relevante para o público-alvo com as dicas da Agência IMMA:

Para ajudar neste processo, desenvolva personas. Estes “clientes ideais” identificados podem ajudar a criar artigos que fazem o público certo converter. Para criar essas personas, você deve seguir um processo de obtenção e análise de dados que pode ser um pouco complexo, mas com certeza vale a pena.

Limpe e finalize seus dados: você provavelmente tem uma certa quantidade de dados para criar suas personas e, para fazer isso, é preciso filtrar e limpar as informações para gerar um documento gerenciável. Concentre-se nos dados críticos, como o que está funcionando, ao invés do que deve ser melhorado. Mantenha seu foco em criar personas baseadas em dados, como o que eles gostam e o que eles querem ver. Todo o resto pode ser esquecido neste momento.

Pergunte aos seus leitores atuais o que eles querem ver: quando você está procurando o que está funcionando bem junto ao público, uma de suas melhores oportunidades é perguntar diretamente aos seus leitores atuais. Use uma ferramenta, como um formulário do Google, para alcançá-los por e-mail ou adicione um questionário as suas contas de mídia social.

Buyer Persona

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As pesquisas no Twitter, por exemplo, são ótimas para perguntas de múltipla escolha. Muitos leitores ficam ansiosos em serem ouvidos e pedir a eles suas opiniões pode tornar seu conteúdo mais eficiente e relevante exatamente por oferecer o que eles estão procurando.

Avalie como seus leitores se comportam: use o Google Analytics ou outra ferramenta de análise de sua preferência para verificar informações sobre o comportamento dos visitantes. Você pode rastrear quais postagens têm mais visitantes no blog, quais fazem as pessoas gastarem mais tempo no site, etc. Aproveite estas informações para ver o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Compare seus dados reais com seus dados ideais: pegue tudo o que você sabe sobre os seus atuais leitores e compare com o que você considera que seja seu leitor ideal. Este leitor hipotético, que você gostaria que visitasse seu blog, pode não existir, mas você certamente sabe estimar como seria seu comportamento. Dessa forma, você conseguirá descobrir quem se encaixa em seus objetivos de conversão.

Colete os dados demográficos iniciais: onde seus clientes trabalham? Qual sua idade e sexo? Onde eles estão localizados? Estes são alguns exemplos dos dados demográficos que você deve coletar, pois descrevem quem são seus leitores atuais e isso ajuda a entendê-los melhor e tomar melhores decisões no futuro.

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Marketing de conteúdo

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Encontre os pontos que melhor atingem seu público-alvo: faça uma pesquisa nas mídias sociais e reveja sites para ver do que seus leitores estão reclamando. Rastrear menções, hashtags e palavras-chave podem ajudar com isso, dando-lhe informações importantes e permitindo criar conteúdos mais relevantes. Quanto mais relevante e oportuno for seu conteúdo, mais conversões você terá.

Converse com a equipe de vendas: sua equipe de vendas recebe uma grande quantidade de dados e feedbacks sobre seus clientes, principalmente quando eles estão no processo de compras. Essa equipe pode oferecer informações valiosas que vão ajudar muito a construir personas. Utilize todas as informações que você adquirir para desenvolver personas ainda mais eficientes.

Faça uma auditoria do seu conteúdo atual: olhe para o seu conteúdo atual e veja que tipo de envolvimento ele está recebendo (ou se está recebendo qualquer envolvimento). Comentários de blog e compartilhamentos sociais são duas maneiras de determinar o valor do seu conteúdo. E não se esqueça de verificar a taxa de rejeição do site no Google Analytics.

Analise as métricas de mídia social para ver como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo em cada plataforma. Eles estão retuítando? Estão fazendo comentários? Você está recebendo muitos cliques em seus links? Estas são formas de determinar se os seus leitores estão vendo ou ignorando o seu conteúdo.

Dicas para definir o público-alvo

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Aplique os dados no seu documento: com todos esses dados, fica fácil se perder no meio dos números. Por isso, coloque tudo num documento. Você pode usar uma ferramenta de gerenciamento para criar um documento que possa ser alterado e alimentado com dados constantemente ou mesmo criar uma tabela no próprio computador utilizando um software comum.

Faça seu conteúdo relevante para o público-alvo, para isso você precisa saber quem são eles e o que querem de você. E suas personas podem ajudar muito com isso. Personas não são permanentes ou imutáveis, elas são fluidas, pois é natural o público-alvo mudar com o passar do tempo. À medida que as tendências mudam, os interesses dos leitores também mudam e tanto conteúdo quanto personas precisam se adaptar a isso.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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