9 ótimas razões para usar infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdo

Vivemos em uma era do “Big Data”, o que significa que há mais dados do que nunca. Em um único dia, 1,5 bilhões de conteúdos vão ao ar, dentre os quais 140 milhões de tweets e 2 milhões de vídeos. Nesse mundo de informações, é importante se destacar, e uma forma de fazer isso é usar a infografia. Confira 9 ótimas razões para usar infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdo.

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Dar sentido ao oceano de dados que fazem parte do nosso mundo é um desafio diário. Estamos constantemente tentando organizar, agrupar e fazer a curadoria de informações em nossas telas de computadores e celulares. E os infográficos nos ajudam com isso tornando informações de todos os tipos mais fáceis de entender.

Mas o que são infográficos? Eles são uma mistura de design, texto e análise, ideal para nossos tempos de Big Data. A infografia é um meio de comunicação visualmente convincente que, quando bem-feita, pode comunicar dados complexos em um formato visual potencialmente viral. Os infográficos são uma forma eficiente de combinar o texto, imagens e design para representar dados complexos que contam uma história que precisa ser compartilhada.

Uma pesquisa recente descobriu que, por si só, textos e gráficos são métodos úteis, mas imperfeitos para a comunicação. O texto escrito permite um número quase infinito de combinações de palavras que permitem análises profundas de conceitos, mas depende da capacidade do leitor de processar essas informações.

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Já os gráficos podem ser mais fáceis para o leitor entender, mas são menos eficazes na comunicação de conceitos abstratos e complicados. Por isso, combinar texto e gráficos permite aproveitar os pontos fortes e diminuir as fraquezas de cada meio. Quem necessita apresentar dados de forma eficaz para se comunicar e envolver seus clientes deve começar a usar infográficos o quanto antes.

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Tem ocorrido um aumento até do interesse pela palavra “infográfico”, levando a um aumento no número de pesquisas deste termo. Até o início de 2012, os volumes de pesquisa sobre infográficos aumentaram em mais de 800%! Ou seja: este é uma tendência que vale a pena aproveitar e investir!

Os infográficos podem até ser atraentes, mas por que usá-los? Por que incluir a infografia no seu projeto? Veja 9 ótimas razões para usar infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdo:

Infográficos

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1. Convincente e atraente: quem conhece um pouco sobre marketing de conteúdo sabe que as pessoas adoram fatos, números e estatísticas. Ao adicionar algumas imagens e gráficos convincentes, você não só tem um conteúdo convincente e atraente, mas altamente viciante!

2. Facilmente digitalizados e vistos: os seres humanos são essencialmente visuais (90% da informação que chega ao cérebro é visual). Por isso, se você quer chamar atenção, precisa apresentar informações de forma mais visual para ser lembrado.

3. Capacidade viral: devido a atração do ser humano em relação as imagens, a probabilidade de se compartilhar imagens nas redes sociais é bem maior. Isso faz com que seja mais fácil tornar um infográfico viral do que um conteúdo de texto comum.

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4. Criação de links: ao projetar, desenvolver e publicar um infográfico, o código para colocá-lo em um blog ou site já possui um código único embutido, o que cria um link automático para o seu site toda vez que ele é usado.

5. Difusão mundial: em um mundo onde praticamente qualquer publicação online está visível para todos, os infográficos podem fornecer uma difusão mundial que até a mídia tradicional costuma ter trabalho para alcançar.

6. Criação de consciência da marca: criar uma peça de infografia que possua uma logo ou marca é um poderoso meio de criar uma maior consciência de marca e difundi-la por todo o mundo.

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Infográfico

7. Aumento do tráfego: quando um infográfico que está vinculado a sua marca é muito atraente para o público, acaba direcionando o tráfego para seu blog, site ou redes sociais todas as vezes que as pessoas o compartilham.

8. Benefícios para o SEO: a natureza viral dos infográficos faz com que muitas pessoas compartilhem sua mensagem, criando ligações e informando aos mecanismos de busca que sua marca é popular. Isso fará eles indexarem o seu site mais alto devido ao algoritmo de ranqueamento de página.

9. Mostra grande entendimento de determinado assunto: a pesquisa necessária para criar um infográfico mostra seu conhecimento e posição como especialista em determinada categoria ou nicho.

Criar infográficos

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Agora que você já conhece ótimas razões para usar infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdo, saiba que o principal desafio é criá-los pois obter informações relevantes sobre determinados assuntos nem sempre é fácil. Mas, uma vez que você consiga isso, certamente torna mais curto o seu caminho para o sucesso online.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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