Você sabe o que é marketing de posicionamento na internet? Também conhecido como MPI, esse tipo de marketing é focado em ações que fazem com que o seu blog ou o seu site apareçam no topo dos resultados das buscas feitas online. Ou seja, o foco é em obter um bom posicionamento nos sites de busca, como o Google.
Mas como funciona esse estilo de marketing? Nesse artigo, separamos o que você precisa fazer para entender mais do assunto e usar o marketing de posicionamento na internet a seu favor. Quer saber como fazer a sua empresa crescer com o MPI? Continue lendo e descubra!
O que é marketing de posicionamento na internet
Se você tem um site, saiba que 51% do tráfego dele vem de buscas feitas de maneira orgânica, ou seja, sem o auxílio de um anúncio pago. Isso significa que os mecanismos de busca atuais são as maiores fontes de acessos e cliques para a página da sua empresa.
Quando estamos falando de marketing digital, sabemos que esses acessos podem resultar em leads em vendas. Por isso, é importante cultivá-los o máximo possível.
Mas aí entra uma informação perturbadora: a maioria das pessoas não vai além da primeira página dos resultados de busca. No Google, por exemplo, 75% dos usuários não vão além da primeira página.
Daí vem a importância do posicionamento nos mecanismos de busca. Afinal, se o seu site recebe uma das primeiras posições, ele receberá também a maioria dos acessos e cliques provenientes daquela busca.
Diante disso, fica fácil entender a lógica do marketing de posicionamento na internet. Trata-se de uma estratégia que busca usar esse contexto a seu favor, usando técnicas de otimização para melhorar o posicionamento do seu site.
Como usar o marketing de posicionamento na internet a seu favor
Aplicar o marketing de posicionamento na internet ao seu site significa aderir a uma série de normas de SEO. Essas normas são voltadas para tornar o seu conteúdo mais relevante para os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, com o objetivo de obter um melhor rankeamento.
É preciso ressaltar, em primeiro lugar, que esse é um trabalho que se faz a longo prazo. Você não vai entrar na primeira página do Google de uma hora para outra.
Mesmo assim, é possível ir aderindo a essas técnicas e melhorando o seu SEO aos poucos. Isso vai, eventualmente, resultar em uma boa posição.
Como fazer isso? Felizmente, existem medidas simples para facilitar essa tarefa.
Use palavras-chave
Palavras-chave são os termos que são digitados na barra de busca quando alguém quer fazer uma pesquisa. O ideal é que você escolha alguma muito específica (como, por exemplo, “como montar uma lista de e-mails”) e repita ela algumas vezes ao longo de um texto.
Torne seu site mais rápido
Melhorar a velocidade do seu site faz com que os usuários tenham experiências melhores com ele, o que é algo que o Google valoriza. Por isso, torne seu site mais rápido para obter uma boa posição.
Tenha uma URL amigável
Uma URL otimizada é uma URL que contenha a sua palavra-chave e que não contenha uma porção de letras e números ilegíveis. Ter esse tipo de URL torna o seu site mais atraente para o algoritmo.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital saberá guiar a sua empresa no uso do marketing de posicionamento na internet. Por isso, vale a pena buscar uma agência qualificada, como a Agência IMMA. A equipe da empresa é composta por profissionais da área que estão prontos para atender todas as suas necessidades. Entre em contato e faça um orçamento para a sua marca!