As hashtags são ferramentas oferecidas pela maioria das redes sociais. E seja no Facebook, no Instagram ou no Twitter, elas podem ser excelentes ferramentas. E, dessa forma, dar um impulso na sua estratégia de marketing digital. Neste artigo, explicaremos as vantagens do uso de hashtags nas postagens da sua empresa. Continue lendo para descobrir quais são elas!
Entenda as vantagens do uso de hashtags
É fácil identificar uma hashtag: São precedidas pelo símbolo “#” (também conhecido como “jogo da velha”). Elas foram introduzidas pela primeira vez na antiga rede social Orkut. Depois, em 2007, apareceram novamente no Twitter, e de lá para cá a sua presença nas mídias sociais só aumentou. Hoje em dia, as hashtags são partes integrais da experiência de praticamente todas as redes sociais.
Sendo assim, é natural que, conforme sua popularidade crescia, as empresas começassem a pensar nas vantagens de usar as hashtags para o marketing digital. E o que a maioria das marcas descobriu é que o uso de hashtags poderia trazer diversos benefícios para uma estratégia de publicidade online. Vejamos, então, alguns deles a seguir.
Acompanhar os assuntos que estão em alta
As hashtags mais usadas correspondem aos assuntos que estão sendo discutidos pelos usuários no momento. Ou seja, analisar as hashtags mais populares é uma boa. Isso acontece por que é uma forma de encontrar tópicos relevantes que podem ser abordados no seu conteúdo.
Dessa forma, uma das vantagens do uso de hashtags é ter uma espécie de “termômetro”. E, assim, entender melhor o interesse do seu público. Desse modo, como elas são altamente acessíveis, você pode pegar muitas informações úteis sem ter muito trabalho. Como por exemplo, fazendo apenas com uma pesquisa rápida pelas hashtags mais usadas.
Informalidade e ar descontraído
Usar hashtags dá um ar moderno e jovem para a sua marca. Com isso, elas podem servir para reforçar a imagem que você quer transmitir da sua empresa para os usuários. O seu uso dá um toque descontraído em qualquer post, o que faz com que o consumidor se sinta mais próximo de você.
Aumento do alcance
Quando você usa uma hashtag, sua publicação fica mais acessível para qualquer pessoa que pesquise sobre aquele assunto em uma rede social. Isso significa que o seu alcance aumenta muito.
E a melhor parte disso é que quem pesquisa por uma hashtag está demonstrando interesse por aquele assunto, logo, é uma pessoa que teria interesse também pela sua publicação. Ou seja, você está entrando em contato com um público novo que pode facilmente se interessar pelos seus serviços ou produtos.
Melhora na interatividade e no engajamento
O uso de hashtags coloca você em contato com o seu público com uma frequência muito maior. Afinal, com elas, você descobre do que a sua audiência está falando, o que facilita a comunicação entre ela e a sua empresa. Isso é ótimo para os níveis de engajamento.
Pesquisa de opiniões
Se você tem uma hashtag para a sua marca, basta fazer uma rápida busca para descobrir o que os seus consumidores estão achando dos seus serviços. Essa pode ser uma forma muito eficaz de encontrar problemas nas suas estratégias de marketing digital, assim como de detectar que ações suas provocaram uma reação positiva.
Use as hashtags a seu favor com a ajuda de uma agência de marketing digital
Para aproveitar melhor as vantagens do uso de hashtags, o ideal é que você contrate uma agência de marketing digital para ajudar na gestão das redes sociais da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, possui uma equipe altamente qualificada que tem experiência administrando mídias sociais de empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!