Principais redes sociais para utilizar nas empresas

As mídias sociais são ferramentas excelentes que uma empresa pode usar para fortalecer sua marca online. Além de serem gratuitas na hora de ingressar, mesmo possuindo alguns serviços pagos, elas permitem que o público e a consciência de marca aumentem consideravelmente. Por isso, você vai conhecer as principais redes sociais que as empresas devem utilizar.

Antes de mais nada, existe uma lição que você precisa saber antes de inserir seu negócio nas redes. Primeiramente: saiba identificar em quais das principais redes sociais a sua empresa deve estar. Entenda quais são as oportunidades que cada uma oferece e saiba em quais delas o seu público se encontra.

Para isso, você precisa de uma gestão de redes sociais eficiente. O bom gerenciamento vai criar estratégias e executá-las da melhor forma para que você crie bons relacionamentos online com os usuários. Agora, conheça as principais redes sociais onde seu negócio pode se estabelecer.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas

Fonte: Freepik

Veja as principais redes sociais para inserir sua empresa

Facebook

Essa é, sem dúvidas, uma das principais redes sociais onde sua empresa deve estar. Disparando na frente das outras, o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês. O Brasil encontra-se no top 5 dos países que possuem mais usuários ativos por mês no, popularmente chamado, “face”.

A partir dessas informações, fica fácil entender o porquê do Facebook ser tão importante na sua estratégia de marketing digital. A plataforma oferece diferentes recursos e você pode utilizá-los à medida que eles forem eficientes para o seu tipo de negócio. São eles:

Criação de páginas

Criar uma página para sua empresa é essencial. É importante saber que precisa, de verdade, ser uma fanpage, e não um perfil. Esse recurso está disponível no Facebook justamente para as marcas. Além disso, a rede social também pode puni-lo caso você use um perfil pessoal sendo uma empresa.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas: Facebook

Fonte: Freepik

Propagação do conteúdo

Através do Facebook você pode divulgar bastante a sua empresa oferecendo conteúdo de qualidade para os usuários. Podem ser textos, vídeos, imagens e não precisa que tudo seja exclusivamente feito na plataforma. Uma técnica muito utilizada nessa rede é a divulgação de links para o blog da empresa, por exemplo.

Além desses principais recursos, o Facebook oferece também:

  • Avaliações: onde os usuários podem dar opiniões positivas ou negativas sobre a marca;
  • Anúncios pagos: onde você pode criar campanhas específicas e direcionadas para públicos que mostram maior potencial em conversão de compra;
  • Análise de desempenho: onde você conferir como está indo sua página, se as curtidas aumentaram, se as publicações tiveram sucesso, etc.
Plano de gestão de mídias sociais

Instagram

Pertencendo ao Facebook, o Instagram também é uma das principais redes sociais para inserir sua empresa atualmente. São mais de 1 bilhão de usuários ativos no mês espalhados pelo mundo inteiro.

Ele funciona como uma grande vitrine, visto que seu feed será construído somente através da publicação de fotos. O feed é o perfil da empresa que, no caso do Instagram, não tem diferença tanta diferença entre perfil pessoal e empresarial. Não é como o Facebook que possui perfis pessoais e páginas.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas: Instagram

Fonte: Freepik

Entretanto, há algumas pequenas diferenças quando se adere um perfil para empresas no Instagram. Quem estiver gerenciando a rede social tem a opção de inserir dados de contato, como e-mail e telefone. Assim, fica mais simples para que o cliente possa contatar aquele negócio. As contas de empresa também podem medir o desempenho das suas publicações.

Por estar entre as principais redes sociais para o seu negócio, o Instagram também apresenta alguns recursos interessantes para serem utilizados e melhorar o reconhecimento online da sua marca. São eles:

Publicação de fotos

A própria plataforma possui ferramentas de edição de imagens, como filtros, molduras, efeitos, etc. Dessa forma, você fica livre para fazer belas postagens sobre seus produtos e/ou serviços e atrair cada vez mais clientes. Ah, também é possível fazer a publicação de vídeos curtos, o que abre ainda mais o leque de possibilidades.

Como usar o Instagram para estratégias empresariais

Fonte: Freepik

Comentários

Os comentários do Instagram também são bastante eficientes para as companhias. Isso porque eles permitem uma rápida interação entre cliente e empresa, além de possibilitar que o gestor tenha feedbacks a respeito do produto ou serviço que oferece. Através dos comentários é possível também promover sorteios para presentear os usuários e, ainda, atrair mais seguidores.

Além desses principais recursos, o Instagram também oferece:

  • Uso de hashtags: que são ótimas para promover campanhas e ser visto por outros usuários;
  • Instagram Stories: que podem ser ótimos para o negócio devido a possibilidade de publicação de fotos, vídeos, recados, transmissões ao vivo entre outras coisas. Esses posts nos Stories possuem duração de 24h, sumindo automaticamente depois disso. É uma excelente opção para mostrar os bastidores, coisa que o público adora.

LinkedIn

Quando se fala nas principais redes sociais para empresas, possivelmente o LinkedIn é a primeira que vem em sua mente. E, realmente, essa mídia social tem um foco totalmente profissional, sendo o currículo online de muitas pessoas físicas e também de diversas empresas. Veja os recursos oferecidos pelo LinkedIn e por que você deve adotá-lo para o seu negócio:

Principais redes sociais para utilizar nas empresas: LinkedIn

Fonte: Freepik

Anúncios

Esse recurso está disponível somente para Company Pages (veja mais a frente), que possuem recursos de segmentação ótimos para promover seu conteúdo. Os anúncios no LinkedIn, quando são bem planejados e ajustados para sua estratégia, geram leads qualificados e resultados satisfatórios.

Análise de desempenho das publicações

O LinkedIn, assim como as outras principais redes sociais, possui a ferramenta de análise de desempenho das publicações. Isso ajuda a equipe responsável pelo planejamento das ações, criação de conteúdo e monitoramento, a aderir ações estratégicas mais precisas para gerar grandes resultados.

Saiba onde inserir a sua empresa entre as principais redes sociais

Fonte: Freepik

Além desses principais recursos, o LinkedIn oferece também:

  • Company Page: é um espaço criado especialmente para as empresas que desejam estar no LinkedIn. Assemelham-se às páginas do Facebook. Ao criá-la, é possível associar os funcionários da sua empresa à página, garantindo uma maior exposição e credibilidade da marca;
  • Compartilhamento de conteúdo e cases de sucesso: publique o conteúdo do seu blog e também os cases de sucesso da empresa. O LinkedIn é uma ótima rede social para exibir o que seu negócio faz de melhor e os resultados que ele propõe aos clientes.

Essas são algumas das principais redes sociais em que você pode inserir sua empresa. Para ter uma estratégia bem definida e eficiente, pode ser uma boa opção contratar uma agência de marketing na internet para fazer o gerenciamento das suas mídias sociais. Se busca por esse ou outros serviços, entre em contato com IMMA.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.