Como escolher palavras-chave na hora de otimizar o seu texto? Se você já está familiarizado com o marketing digital e o marketing de conteúdo, você já sabe que essa é uma questão essencial para o sucesso das suas produções textuais. Afinal, com certeza você já ouviu falar das famosas palavras-chave e do papel essencial que elas desempenham para colocar o seu site nas primeiras páginas de resultados de mecanismos de busca.
Mas mesmo assim, pode permanecer a dúvida: como escolher palavras-chave para beneficiar o seu conteúdo? Nesse texto vamos explorar algumas estratégias para resolver essa questão.
A importância de saber como escolher palavras-chave
Talvez você ainda não compreenda por que importa saber como escolher palavras-chave. Por isso, vale a pena ressaltar: as palavras-chave são as palavras que um usuário digita na barra de busca do Google para procurar alguma coisa. Assim, são as palavras que levarão um cliente em potencial até a sua página.
Mas nem todas as palavras-chave têm o mesmo efeito. Algumas podem ser muito eficazes, enquanto outras são bem menos efetiva. Por conta disso, é importante escolher as suas palavras-chave com cuidado. A ideia é potencializar ao máximo o alcance do seu conteúdo, portanto, não vale a pena escolher sem pensar. Em vez disso, faça sua escolha com cautela.
Dicas para aprender como escolher palavras-chave
Embora o assunto possa parecer complicado, há muitas táticas simples que você pode usar para orientar a sua escolha de palavras-chave. Vejamos algumas delas.
Conheça a sua persona
Toda iniciativa de marketing deve ter um público alvo. Esse é o público ao qual o seu conteúdo deve ser direcionado. Tenha em mente que, indepentemente da qualidade dos seus serviços, eles nunca serão para todo mundo. Determinados serviços e produtos atraem um determinado tipo de clientes, e a sua empresa pode prosperar muito se você souber identificar o perfil da sua audiência.
Isso pode ser feito através da montagem de uma persona. Uma persona é um cliente ideal, que você simula para compreender todas as especificidades de quem tem interesse na sua empresa. Você precisa de dados como idade, gênero, local de residência, etc. Assim, você determina quem você quer alcançar, e, a partir daí, pode começar a pensar em como escolher palavras-chave que essa pessoa digitaria.
Utilize uma ferramenta especializada
Há muitas ferramentas que podem te ajudar na busca por palavras-chave. Elas podem permitir que você avalie o volume de buscas de uma palavra e a taxa de concorrência que existe sobre ela. Além disso, permite que você procure por palavras-chave relacionadas a um determinado assunto. Uma dessas ferramentas é o Google Keyword Planner.
Busque palavras long tail
Um erro comum que ocorre na hora de escolher palavras-chave é apenas escolher as que possuem o maior número de buscas. No entanto, é preciso ser sagaz: se uma palavra é muito pesquisada, isso significa que você terá que enfrentar uma alta concorrência sobre ela, prejudicando o alcance do seu anúncio.
Essas palavras muito procuradas são chamadas palavras head tail. Embora identificá-las pode ser interessante na montagem da sua estratégia, não é perspicaz usá-las no seu conteúdo. Ao invés disso, opte por palavras long tail, ou seja, palavras cujo volume de busca é menor, mas que possuem baixa concorrência.
Busque a ajuda de um profissional para a escolha das palavras-chave
Para tudo isso, é melhor que você conte com o auxílio de uma equipe especializada no assunto do que tentar fazer tudo sozinho. Não sabe aonde buscar uma? A Agência IMMA oferece o serviço de otimização de sites e de produção de marketing de conteúdo com eficiência. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!