O que é tráfego orgânico e qual é sua importância

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/07/2022
Marketing Digital

Você sabe o que é tráfego orgânico e qual é a sua importância? Atrair pessoas e obter boa visibilidade são aspectos essenciais para manter a estratégia de marketing digital de uma empresa. Portanto, você precisa manter seu tráfego orgânico bem estruturado e otimizado para atrair mais clientes.

Na internet existem duas fontes de tráfego que podem ser usadas para um site, blog, canal do YouTube etc. São o tráfego orgânico e o tráfego pago. Cada um deles permite que você supere seus concorrentes e alcance mais clientes digitalmente.No artigo de hoje, explicaremos o que é o tráfego orgânico e qual é sua importância. Acompanhe o conteúdo e saiba mais!

O que é tráfego orgânico e qual é sua importância

Fonte: Freepik

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico refere-se ao tráfego que vem de pesquisas feitas em mecanismos de busca. Para obter tráfego orgânico, você precisa criar um ótimo site com conteúdo de alta qualidade e que as pessoas queiram ler. Você também precisa de um site bem otimizado, com muitos compartilhamentos de mídia social e compartilhamentos em outros sites. Ou seja, tráfego orgânico é o clique que vem de uma decisão espontânea do usuário, sem influência de estratégias de marketing.

A importância do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é vital para um site ou blog crescerem. Isso ocorre porque o tráfego orgânico ajuda a obter mais visitantes, o que, por sua vez, aumenta a popularidade do site.

O algoritmo do mecanismo de pesquisa orgânico está em constante mudança, por isso é importante acompanhar as novidades e implementá-las no design do seu site.

Para manter uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e de alta qualidade, que seja sustentável a longo prazo, você precisa ter boas taxas de tráfego de suas fontes orgânicas. Como a publicidade paga pode não ser viável no futuro, é importante encontrar maneiras de atrair leitores que não dependam apenas dos anúncios do Google.

Como aumentar o tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o tipo de tráfego que vem dos resultados dos mecanismos de pesquisa. Não é pago, o que significa que é mais difícil de obter. Geralmente vem de esforços de SEO de longo prazo, como criação de links e promoção de conteúdo.

O tráfego orgânico também pode ser obtido implementando táticas de marketing de mídia social, como compartilhar seu conteúdo em plataformas de mídia social e ingressar em comunidades onde você tem seguidores. A seguir, listamos algumas dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Confira!

Tráfego orgânico: qual é sua importância

Invista em marketing de conteúdo

Atualmente, a geração de tráfego orgânico dificilmente é feita sem um conteúdo que interesse ao público-alvo de um site, pois os sites muitas vezes tentam encontrar maneiras de se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção.

Se você deseja promover seu site mas não tem orçamento para publicidade, conheça o processo passo a passo do marketing de conteúdo. Isso ajudará você a aplicar uma estratégia consistente em todo o site.

Utilize técnicas de SEO

Uma palavra-chave é o termo que um usuário digita no Google para encontrar o que precisa. Palavras-chave muito genéricas, como “marketing digital”, podem trazer milhares de resultados diferentes, então não vale a pena criar conteúdo especificamente voltado para esses termos abertos. A concorrência é muito grande

Em vez disso, é melhor optar por palavras-chave específicas, também conhecidas como palavras-chave long tail. Essas palavras têm um número menor de pesquisas, mas também um número menor de resultados, o que facilita sua classificação no Google.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Aposte no disparo de e-mail marketing

Construir relacionamentos com os visitantes do seu site é a única maneira de transformá-los em leads e, depois, em clientes. O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de cultivar o interesse de seu público e deixá-lo por dentro do que está acontecendo na sua empresa.

É uma ótima maneira de manter as pessoas envolvidas com conteúdo relevante e garantir que elas tenham acesso a todas as atualizações. Com uma lista de e-mail de conteúdo, é fácil direcionar tráfego para seu conteúdo e convertê-los em leads. Se você estiver procurando por mais conversões ou vendas, essa é a melhor maneira de fazer isso.

Produza conteúdo focado na sua persona

É importante entender que, para produzir um conteúdo que seja mais atraente, é fundamental ter em mente o que o consumidor achará relevante. É importante não esquecer da persona ao criar seu conteúdo.

Considere o seu público e planeje a apresentação em resposta. Analise quais podem ser suas principais questões ou problemas e desenvolva um plano com base nesses dados.

Qual é a importância do tráfego orgânico

Faça uma boa descrição de conteúdo para o Google

O Google é conhecido por suas formas inovadoras de atrair a atenção dos usuários e incentivar cliques. Isso é mais bem visto em suas técnicas de otimização de conteúdo, que permitem à empresa ajustar o layout das informações na página de busca para otimizar a visibilidade. Você pode personalizar o título do artigo ou da página, bem como a meta descrição do que a pessoa encontrará se clicar no link.

Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos

Como acontece com a maioria dos conteúdos, é importante que suas peças sejam altamente relevantes para o público. No entanto, isso não significa que você deva distribuí-las em apenas um formato, pois isso pode limitar a capacidade de sua organização de atingir uma ampla variedade de públicos.

Em vez disso, é recomendável que você modifique o conteúdo e o libere em um formato diferente. Dessa forma, você pode alcançar esses públicos específicos e ainda promover o mesmo material.

Invista no conteúdo da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes de sua estratégia de marketing. Quando você estiver investindo em conteúdo, certifique-se de que está fazendo isso com a ajuda de uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA é uma agência de marketing de conteúdo que fornece serviços de escrita de conteúdo. Nós ajudamos várias empresas em suas necessidades de conteúdo online e somos capazes de fornecer os mesmos resultados para sua empresa. Por isso, entre em contato conosco e veja mais sobre nossos serviços. Faça já seu orçamento na IMMA.

 

Veja também