Há muitas formas de gerar tráfego para o site. Conhecê-las é crucial para garantir que a sua página obtenha alcance e popularidade na internet. Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas das principais estratégias que podem ser usadas para aumentar os níveis de tráfego do site da sua empresa. Continue com a leitura para descobrir que estratégias são essas!
Conheça as 5 formas de gerar tráfego para o site
O tráfego de um site é a medida do número de cliques que ele recebe a cada momento. Sendo assim, é muito positivo para qualquer página aumentar os seus níveis de tráfego. Para isso, o marketing digital pode ser muito útil.
A utilidade do marketing digital, na verdade, está em todos os lados da sua empresa, seja no site, redes sociais, campanhas de anúncios ou links patrocinados. Para que sua empresa possa ter visibilidade, existem inúmeras técnicas e conceitos que podem guiar a sua empresa para a tão sonhada primeira posição no Google, ou para a tão esperada relevância no mercado de atuação.
Para isso, o marketing digital aperfeiçoa ferramentas e técnicas como: gerenciamento de redes sociais, marketing de conteúdo, campanhas de links patrocinados, gerenciamento de anúncios, Inbound Marketing e SEO. Tudo para fazer sua empresa crescer. E, nos dias de hoje, não investir em marketing digital é o maior erro que leva uma pequena empresa à falência.
Mas de que forma as ferramentas que a internet dispõe podem ser usadas para essa tarefa? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe. A seguir, vamos apresentar algumas das principais maneiras de gerar tráfego para o seu site. Confira!
Esteja presente nas redes sociais
Ferramentas de marketing digital são mais efetivas quando usadas em conjunto. Plataformas como o Facebook, Twitter, YouTube ou Instagram, por exemplo, podem ser muito benéficas para o tráfego do site da sua marca.
Isso porque há um grande número de usuários nesses espaços. Assim, quando você cria perfis para a sua empresa nas redes sociais, você ganha mais alcance. Mais pessoas descobrem a sua marca, e, como consequência, um número maior de usuários tem vontade de acessar o seu site.
Dessa forma, podemos destacar os bilhões de usuários ativos nas redes sociais todos os dias. Por mais que muitas pessoas ainda não tenham acesso à internet, o número de internautas ingressando nas redes sociais aumenta a cada ano. Por isso, estar bem posicionado nas redes e ter uma estratégia de comunicação assertiva é fundamental para ter sucesso no marketing digital.
Claro, sempre sabendo como gerenciar essas redes, já que cada uma tem sua característica e sua linguagem específica de acordo com seus objetivos. O Instagram, por exemplo, é mais visual do que textual em si, diferente do Twitter, por exemplo.
Invista em um link patrocinado
O Google é uma grande fonte de tráfego para qualquer site. Afinal, a maioria das pessoas utiliza essa plataforma para procurar o que as interessa na internet.
No entanto, obter tráfego orgânico com o Google pode ser uma tarefa difícil. O algoritmo da plataforma ordena as páginas de resultados de busca de acordo com a relevância para os termos digitados pelo usuário. Mas a maioria das pessoas não vai além da primeira página de resultados.
Isso significa que, se o seu site não ocupa as primeiras posições, ele não vai receber muito tráfego vindo do Google. E uma das formas de resolver isso é investir em um link patrocinado que reserve um espaço na primeira página para você. Dessa maneira, muito mais pessoas verão o seu site e poderão clicar nele.
Use técnicas de SEO
Entre as formas de gerar tráfego para o site está o uso de técnicas de SEO. Isso porque essas técnicas farão com que o algoritmo perceba o seu site como mais relevante. Para quem não sabe, SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), e consiste, naturalmente, em técnicas de otimização de conteúdos e sites para melhorar o posicionamento dos mesmos nos mecanismos de busca.
Por isso, investir em SEO é fundamental para fazer valer a pena o seu investimento em marketing de conteúdo. Isso porque, de nada adianta ter um conteúdo bem escrito se ele não chega em ninguém. O SEO está aí para ampliar o alcance do seu site e conteúdos, principalmente os do blog.
O lado inverso também funciona da mesma maneira. Ou seja, do que adianta investir em SEO, gerar tráfego, se o conteúdo não é bem escrito ou nada relevante? Isso só piora a imagem da empresa, a fazendo perder relevância. Por isso, é fundamental ter tudo muito bem alinhado e trabalhado.
A consequência, portanto, é que a sua página passa a ocupar as primeiras posições de resultados. Mas é importante ressaltar que essa é uma estratégia que funciona a longo prazo: a diferença no rankeamento não é imediata.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo também está entre as formas de gerar tráfego para o site. Quais são as razões que um usuário tem para acessar o seu site? Uma forma efetiva de aumentar o seu tráfego é oferecer mais motivos para uma pessoa clicar no link da página. E um dos melhores motivos que você pode apresentar é conteúdo relevante e gratuito. Desse modo, o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta excelente para multiplicar os níveis de tráfego do seu site.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você precisa conhecer formas de gerar tráfego para o seu site, o melhor caminho é com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que está preparada para aumentar o alcance da página da sua empresa por meio da otimização de sites e blogs, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e soluções em Inbound Marketing.
Isso tudo para fazer a sua empresa crescer e se tornar mais visível na internet, além de aumentar a relevância da mesma no segmento de atuação. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para saber mais!