As palavras-chave são elementos fundamentais para qualquer estratégia de SEO de sucesso. Isso porque elas atuam de modo a possibilitar a otimização de páginas ou conteúdos da maneira que o SEO busca fazer. Mas você sabia que existem diferentes tipos de palavras-chave?
Os dois principais são long tail e head tail. Mas quais são os significados desses termos? E qual é a diferença entre eles? Se você não sabe quais são as respostas para essas perguntas, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre palavras-chave long tail e head tail. Continue com a leitura para aprender sobre o tema!
Long tail e head tail: Entenda os diferentes tipos de palavras-chave
Todo termo digitado na barra de buscas do Google é uma palavra-chave. Assim, a palavra-chave não é apenas uma única palavra, como “marketing”, e sim um conjunto de termos, como, por exemplo, “marketing digital” ou “marketing de conteúdo”.
Esses termos são utilizados pelo algoritmo do Google para encontrar resultados relevantes para os usuários. Afinal, a busca deve levar a páginas ou conteúdos que contenham os termos pesquisados. Dessa maneira, o usuário tem mais chances de encontrar o que está procurando.
Fica clara, então, a importância das palavras-chave para a otimização de uma página. Sem os termos relevantes, o Google não tem motivos para apresentar um conteúdo para um usuário após uma busca. Torna-se, portanto, essencial incluir palavras-chave na hora de criar qualquer coisa para postar no mundo online.
Mas nem todas as palavras-chave são iguais. Na verdade, existem dois tipos diferentes de palavras-chave, e um deles é mais positivo para o SEO do que o outro. A seguir, então, vamos falar um pouco de cada um. Confira!
Palavras-chave head tail
As palavras-chave head tail costumam ser as que vêm imediatamente à cabeça quando o assunto é “palavras-chave”. Em outras palavras, tratam-se dos termos mais gerais. São palavras que tendem a ser curtas e muito abrangentes, às vezes sendo compostas por uma única palavra. Um exemplo seria “marketing” ou até “marketing online”.
Utilizar palavras-chave head tail em uma estratégia de conteúdo não é uma boa ideia. Como são termos muito gerais, eles devem ser usados apenas de forma muito estratégica e cuidadosa.
A razão para isso é a alta concorrência que está presente nas palavras head tail. Por não serem específicas, elas recebem um número imenso de buscas e de resultados. Assim, é muito mais difícil fazer um conteúdo se destacar usando esse tipo de palavra-chave.
Palavras-chave long tail
As palavras-chave long tail, também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, são o oposto das head tail. Isso porque são termos mais específicos, que tendem a ser mais longos.
Normalmente, uma palavra-chave long tail é derivada de uma head tail. Por exemplo, alguém que pesquisa por “marketing de conteúdo”, pode, depois, fazer uma pesquisa por “ideias para melhorar o marketing de conteúdo”. A primeira é uma palavra head tail; já a segunda, uma long tail.
A grande vantagem que as palavras long tail possuem é que elas vêm com menos concorrência que as head tail. Devido a isso, para fazer com que uma página ganhe destaque, o ideal é apostar em uma palavra-chave long tail.
Contrate uma agência para produzir o conteúdo da sua marca
Agora que você já sabe a diferença entre palavras-chave long tail e head tail, é hora de colocar isso em prática com a produção de conteúdo. E, para tal, é melhor contar com uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. E aí, tem interesse? Então entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!