Como criar uma campanha de e-mail marketing que gere resultados

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/05/2022
E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma forma de marketing direto que permite que as empresas atinjam os consumidores no ponto em que estão mais engajados e receptivos. Por isso, tem sido uma das formas mais eficazes para as empresas gerarem novos leads, aumentar a fidelidade do cliente e fazer vendas.

A ideia por trás de uma campanha de e-mail marketing é envolver o leitor com sua marca e incentivá-lo a comprar seu produto ou serviço. Geralmente são usadas para comunicação com os clientes, fornecendo informações sobre novos produtos e serviços e obtendo feedback deles.

Existem diferentes campanhas de e-mail marketing, seu uso depende do objetivo da campanha e do que você deseja alcançar. No blog de hoje, explicaremos como criar uma campanha de e-mail marketing que gere resultados. Confira o conteúdo e saiba mais.

Criar campanha de e-mail marketing que gere resultados

Fonte: Envato

Como criar uma campanha de e-mail marketing que gere resultados

O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de alcançar seus clientes e prospects. Existem muitas ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado que podem ajudar você a automatizar suas campanhas e facilitar a criação delas. Existem dois componentes principais de uma campanha de e-mail: a linha de assunto e o conteúdo. A seguir estão algumas dicas para criar uma campanha de marketing por e-mail que gere resultados:

Inclua uma call-to-action (CTA) em sua linha de assunto.

Inclua uma CTA em sua linha de assunto em seu e-mail marketing. Uma call to action é uma declaração que pede ao leitor que tome algum tipo de ação. Pode ser algo tão simples como pedir feedback ou algo mais complexo como comprar um produto. As CTAs se tornaram uma parte importante do e-mail marketing, e é importante incluí-las para gerar conversões.

Personalize sua mensagem para cada destinatário.

Personalizar sua mensagem para cada destinatário é uma parte importante do e-mail marketing. Isso ajuda você a criar uma experiência melhor para seu cliente e fazê-lo se sentir especial. Você deve personalizar os seguintes elementos da sua mensagem:

  • Linha de assunto;
  • Corpo da mensagem;
  • Botão de CTA;
  • Texto de visualização;
  • Imagem da linha de assunto;
  • Assinatura de e-mail;

Certifique-se de ter em seu e-mail marketing uma oferta forte e relevante para o destinatário.

O e-mail marketing é uma das maneiras mais populares de alcançar clientes em potencial e gerar mais vendas. Mas o que você deve colocar em uma oferta de e-mail marketing?

Você deve certificar-se de que sua oferta é relevante e atraente para o destinatário. A oferta deve ser algo que eles não podem resistir. Você também pode usar algumas técnicas de psicologia para tornar seu e-mail mais atraente, como usar escassez, urgência ou curiosidade.

Para que sua campanha de marketing por e-mail seja bem-sucedida, você precisa de um incentivo que motive os destinatários o suficiente para que eles tomem medidas. O incentivo deve ser relevante, valioso e oportuno para chamar a atenção imediatamente.

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Inclua um CTA (call-to-action) claro e conciso no corpo do e-mail.

Inclua um CTA claro no corpo do e-mail. Isso irá ajudá-lo a obter mais assinantes e promover o seu negócio. Peça aos seus assinantes que assinem seu boletim informativo para obter as atualizações mais recentes, por exemplo.

Inclua uma nota de agradecimento no final do e-mail marketing

Uma nota de agradecimento é uma ótima maneira de encerrar uma campanha de marketing por e-mail. É uma boa maneira de mostrar seu apreço pelo cliente e lembrá-lo de sua empresa.

As notas de agradecimento podem ser usadas como um e-mail de acompanhamento ou como um e-mail independente. Se for usado como acompanhamento, pode ser enviado após a compra inicial ou após o cliente se envolver com sua empresa de alguma forma, como se inscrever para atualizações. Caso seja usado de forma independente, pode ser enviado cerca de 3-4 dias após a compra para que não se perca em todos os outros e-mails que receberem de marcas que não conhecem.

Como criar uma campanha de e-mail marketing que gere resultados

Fonte: Envato

Diferentes tipos de campanhas de e-mail marketing

Existem tipos diferentes de mensagens que podem ser enviadas em uma campanha de marketing por e-mail, incluindo:

Boas-vindas

Esse tipo de e-mail é enviado quando um cliente se inscreve em sua newsletter ou quando faz sua primeira compra. Deve apresentá-los à sua marca e oferecer alguns incentivos para compras futuras.

Newsletters

As newsletters são enviadas regularmente, e contêm informações sobre novos produtos, eventos.

Promocionais

Normalmente são enviados semanalmente, e contêm descontos, ofertas e outros materiais promocionais.

Transacionais

Normalmente são enviados imediatamente após a realização de uma compra, e fornecem informações sobre o pedido.

Campanha de e-mail marketing que gere resultados

Fonte: Envato

Quais são os benefícios de usar o e-mail marketing?

Como vimos anteriormente, o e-mail marketing é uma forma de marketing digital que permite aos profissionais de marketing enviarem mensagens para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. As mensagens geralmente são enviadas por e-mail e podem incluir anúncios, ofertas promocionais, vídeos ou outros conteúdos.

É um dos canais de marketing digital mais populares e eficazes. É uma maneira econômica de entrar em contato com seus clientes, construir um relacionamento com eles e vender seus produtos ou serviços.

Aqui estão alguns dos benefícios de usar o e-mail marketing:

  • Custo-benefício: o e-mail marketing é uma das formas mais baratas de publicidade porque não envolve custos de produção ou distribuição;
  • Direcionado: atinge pessoas que demonstraram interesse em seu negócio, produto ou serviço;
  • Pessoal: são mais pessoais do que outras formas de publicidade digital porque são entregues diretamente na caixa de entrada de uma pessoa.

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