Qual é a importância do e-mail marketing para as empresas?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/12/2021
E-mail Marketing

Você sabe Qual é a importância do e-mail marketing para as empresas? O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas empresas atualmente. É uma ferramenta poderosa para as empresas se comunicarem com seus clientes atuais e potenciais.

As empresas também perceberam a importância do e-mail marketing e o utilizam como um de seus principais canais. Eles tentam fazer com que os usuários se inscrevam ou obtenham mais informações usando elementos interativos em seus e-mails, como questionários e concursos.

Este conceito é uma parte importante da estratégia de marketing digital de muitas empresas porque pode atingir públicos-alvo com baixo custo, bem como fornecer às empresas insights sobre o que as pessoas desejam e como se comportam.

Qual é a importância do e-mail marketing para as empresas?

Fonte: Envato

A seguir estão alguns dos casos de uso para marketing por e-mail:

  • As empresas podem enviar atualizações sobre novos produtos ou serviços, ofertas especiais e outras informações relevantes para clientes ou clientes potenciais por e-mail.
  • O marketing por email ajuda a melhorar a retenção e fidelidade do cliente, fornecendo-lhes informações valiosas sobre os produtos e serviços da empresa.
  • As empresas também podem usar o marketing por e-mail para coletar feedback dos clientes sobre seus produtos. Esse feedback pode então ser usado para melhorar produtos futuros com base nas sugestões dos clientes.

Neste artigo, veja qual é a importância do e-mail marketing para as empresas e quais são as principais dicas para quem deseja começar a investir agora neste tipo de estratégia. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo exclusivo abaixo.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Qual é a importância do e-mail marketing para as empresas?

O marketing por e-mail já existe há muito tempo e tem sido o canal mais eficaz utilizado pelas empresas para chegar aos seus clientes. Nos dias de hoje, é importante que as empresas entendam como podem usar melhor o marketing por e-mail e criar um fluxo de receita lucrativo.

Esta técnica permite que você mantenha contato com seus clientes em um nível pessoal, além de fornecer a eles informações valiosas sobre novos serviços, novos produtos, etc.

Erros de E-mail Marketing

Fonte: Envato

Embora o marketing por e-mail possa ser feito manualmente, um software de automação de e-mail como o MailChimp pode ajudá-lo a enviar emails mais facilmente com modelos personalizáveis e recursos de agendamento que não exigem muito esforço de sua parte.

A seguir, veja um pouco sobre as principais estatísticas do e-mail marketing que comprovam a importância deste serviço para as empresas que buscam crescimento, principalmente de leads.

Estatísticas e dados importantes sobre o e-mail marketing

O marketing por email ainda é uma das maneiras mais eficazes para os profissionais de marketing de conteúdo envolverem seu público. Não se trata apenas de fazer com que seu conteúdo seja entregue a um público específico, mas de construir relacionamentos.

Estatísticas e dados sobre email marketing:

  • Cerca de 65% das pessoas leem e-mails 3 vezes ou menos antes de cancelar a assinatura de uma lista.
  • Aproximadamente 71% dos destinatários de e-mail têm maior probabilidade de comprar produtos depois de receber um e-mail com conteúdo exclusivo.
  • Um total de 95% dos consumidores confiam nas empresas com campanhas de email marketing em plataformas de mídia social.
  • Os usuários de e-mail esperam personalização e atenção aos detalhes em seus e-mails.
Estatísticas e dados importantes sobre o e-mail marketing

Fonte: Envato

4 dicas para começar sua estratégia de e-mail marketing

O marketing por email é uma das formas mais eficazes de promover o seu negócio online. Ele tem sido um grampo do mundo digital por muitos anos e não parece que irá desaparecer tão cedo. Por isso, aqui vão algumas dicas importantes para você investir nesta técnica de marketing digital.

Certifique-se de ter um assunto atraente que incentive as pessoas a abrir seu e-mail

O assunto do seu e-mail é uma parte crucial do marketing da sua empresa. Isso pode fazer ou destruir seu sucesso, por isso é importante usar essas linhas com sabedoria.

Se você deseja que alguém abra e leia seu e-mail, certifique-se de ter uma linha de assunto atraente. As linhas de assunto que contêm as palavras “você” ou “seu” têm maior probabilidade de chamar a atenção do leitor.

Dicas de E-mail Marketing

Fonte: Freepik

Use uma cópia forte e concisa em seus e-mails

Use uma cópia forte e concisa em seus e-mails, seguindo as diretrizes abaixo:

  • Mantenha seu e-mail curto.
  • Escreva parágrafos concisos e evite usar frases longas.
  • Use frases curtas para marcadores.
  • Evite usar jargões ou siglas em seu e-mail.
Invista em campanhas de E-mail Marketing

Fonte: Freepik

Ofereça algo de valor em cada e-mail

O e-mail pode oferecer informações ou ideias que eles podem usar em suas próprias vidas, pode fornecer entretenimento e também pode fornecer inspiração e positividade.

Escrever e-mails que oferecem valor não só cria um impacto nos leitores, mas também fortalece o relacionamento entre você e eles. Na verdade, estudos mostram que as pessoas que recebem e-mails de marcas que oferecem muito valor se sentem mais conectadas à sua marca depois de lê-los.

Entenda mais sobre E-mail Marketing

Fonte: Freepik

Otimize suas imagens e conteúdo para uso móvel

As imagens costumavam ser um elemento básico em todos os projetos de design, mas hoje em dia, com o uso de dispositivos móveis em ascensão, é importante otimizar imagens para determinados tamanhos de tela.

As imagens podem ser otimizadas tornando-as menores e alterando suas cores para que se misturem melhor com o conteúdo.

Otimize suas imagens e conteúdo para uso móvel

Fonte: Freepik

Por que o e-mail marketing é uma ferramenta tão poderosa para empresas?

O marketing por e-mail tem sido uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a crescer, mas é hora de adicionar mais algumas coisas para ajudá-lo a se destacar de seus concorrentes. Os três principais motivos pelos quais o marketing por e-mail tornará sua empresa mais poderosa

  • Marketing emocional: o e-mail é uma oportunidade para os profissionais de marketing cultivarem relacionamentos existentes com assinantes e criarem novos.
  • Envolva-se com os clientes: o e-mail pode ser uma das ferramentas mais eficazes para criar fidelidade à marca.
  • Crie confiança: os e-mails costumam ser percebidos como mais pessoais do que as postagens nas redes sociais, o que pode significar que as pessoas confiam mais nas mensagens de e-mail do que em outras plataformas de marketing digital.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Faça e-mail marketing com a ajuda de uma agência de marketing digital

O marketing por e-mail é uma forma de se comunicar continuamente com o seu público. Ao usar o e-mail marketing, você é capaz de construir relacionamentos com as pessoas que visitam seu site ou interagem com sua marca.

O mais importante sobre o marketing por e-mail é que não requer muito tempo e dinheiro. Qualquer proprietário de pequena empresa pode começar a enviar e-mails por conta própria e trabalhar para aumentar seu público ao longo do tempo.

Para investir neste conteúdo mais assertivo, conte com a ajuda de uma agência de e-mail marketing, como a Agência IMMA, por exemplo.

Veja também