Você sabe o que é otimização de conteúdo? O marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para qualquer marca que queira construir uma presença na internet. No entanto, muitas pessoas cometem o erro de fazer conteúdo sem levar em conta fatores como mecanismos de buscas e SEO.
Isso prejudica toda a estratégia, porque a otimização de conteúdo é fundamental para o sucesso dessa ferramenta. Até porque, apesar de ser essencial escrever conteúdos relevantes, de nada adiantará se este conteúdo não chegar até o seu público.
E uma das melhores formas de fazer seu conteúdo ficar visível é por meio da otimização, que será responsável por posicionar o material nos sites de busca como Google, por exemplo.
Dessa forma, o investimento em SEO tem se tornado uma das principais estratégias para captar leads e se tornar mais visível no ambiente digital, sobretudo com um mercado cada vez mais concorrido no qual as empresas brigam por espaço, principalmente no Google.
Por isso existe toda essa necessidade de entender como funcionam as métricas de SEO e o que é otimização de conteúdo a fim de conseguir traçar estratégias mais bem definidas e assertivas de produção de conteúdo, seja ele escrito, visual ou por áudio.
Outro ponto importante de mencionarmos é a questão da moldagem do conteúdo de acordo com essas métricas de SEO. A adaptação do conteúdo pode ser algo extremamente cansativo e difícil, principalmente se forem muitas informações a respeito do assunto.
Assim, torna-se importante que, além de bem escrito, o conteúdo siga as normas de SEO para que ele consiga alcançar cada vez mais pessoas, principalmente aquelas que você está direcionando o conteúdo.
Mas você sabe o que é otimização de conteúdo e para que serve? Não se preocupe que nós explicaremos tudo neste artigo. Essas são algumas perguntas que vamos responder com este artigo. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é otimização de conteúdo e por que fazer
A definição do dicionário de otimização inclui “melhorar um processo, um programa, um site etc, fazendo com que os mesmos funcionem da melhor maneira possível”. Assim, quando falamos de otimização de conteúdo, estamos falando de técnicas para aprimorar um conteúdo e melhorar os seus resultados.
Porém, dentro do contexto do marketing digital, otimização não se refere apenas à qualidade ou ao valor do material oferecido no conteúdo. Na verdade, ela tem a ver com o alcance que esse conteúdo recebe em mecanismos de buscas como o Google ou o Yahoo.
Isso é importante porque a maior parte dos usuários da internet encontra conteúdo através desses mecanismos. Se alguém quer solucionar uma dúvida ou buscar uma informação, o primeiro lugar para se recorrer no mundo online é o Google.
A consequência disso é que, para um conteúdo ter uma boa performance, é crucial que os usuários o encontrem nessa plataforma com facilidade. E é aí que entra a importância da otimização.
Quando um conteúdo é otimizado, ele obtém um posicionamento melhor nos resultados do Google. Esse posicionamento é fundamental, pois a maioria das pessoas não olha os resultados além da primeira página.
Por conta disso, adotar técnicas de SEO para otimizar o conteúdo da sua marca é um caminho certeiro para torná-lo mais eficiente. E, felizmente, há muitas formas de fazer isso.
Antes, é preciso entender, ainda, o conceito de palavra-chave. Quando se fala em SEO, pode-se conceituar palavra-chave como expressões usadas pelas pessoas nas barras de busca a fim de encontrar algo.
Ou seja, as palavras-chave são as frases que escrevemos ao procurar algo em um site de busca. Por isso, torna-se essencial entender quais são as principais palavras-chave do seu segmento e saber como usá-las.
Também é importante sempre evitar o uso de palavras muito vagas como “marketing digital”, por exemplo, mas você pode usar “marketing digital para microempreendedores”, o que deixa menos competitivo o seu conteúdo.
A otimização de conteúdo na prática: o que fazer
O primeiro passo para criar conteúdos otimizados é escolher palavras-chave. Uma palavra-chave é o termo que um usuário digita na barra de pesquisas do Google para procurar por alguma coisa. Com base nesses termos, o algoritmo procura resultados relevantes, como dito anteriormente.
Portanto, todo conteúdo que você cria deve conter uma palavra-chave. Essa palavra-chave deve estar presente no título do conteúdo, no corpo do mesmo e na URL da página que o apresenta.
Além disso, o Google também prioriza sites que ofereçam boas experiências para usuários independentemente do dispositivo que eles utilizam. Sendo assim, usuários com dispositivos móveis devem poder consumir o seu conteúdo facilmente, tal como usuários de desktop.
Para garantir isso, o ideal é optar por um design responsivo na hora de criar o site da sua marca. Esse é um tipo de design que faz com que um site ou um conteúdo se adapte a diferentes tamanhos de tela, tornando-o, portanto, acessível para qualquer dispositivo.
Finalmente, a velocidade de carregamento da página é um fator que deve ser considerado. Para oferecer uma experiência positiva para os usuários, o seu conteúdo deve carregar rapidamente, com um tempo de espera que não pode ultrapassar os 3 segundos. Dessa maneira, mais pessoas permanecerão no seu site, ao invés de desistirem e fecharem a janela durante o carregamento.
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Agora que você entendeu o que é otimização de conteúdo e qual a sua importância na estratégia de comunicação de uma empresa, conte com profissionais especializados para te ajudar neste trabalho.
Uma agência de marketing digital sabe tudo que é preciso saber sobre otimização de conteúdo e pode ajudar você nisso. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção de empresa para essa tarefa.
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