Como usar o blog como uma ferramenta eficaz de marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
29/06/2022
Otimização de Sites (SEO)

Você sabe como usar o blog como uma ferramenta eficaz de marketing? Na era digital, é importante encontrar maneiras de fazer com que sua mensagem de marketing seja ouvida. Uma delas é usar um blog para promover tudo o que a sua empresa tem a oferecer. Com isso em mente, todos os posts que você publicar devem ser atraentes e interessantes. Acredite ou não, isso ajudará muito as pessoas a entenderem  quem você é.

Os blogs têm sido fundamentais e benéficos para o marketing de muitas empresas. Alguns o usam como uma sala de imprensa online, enquanto outros estendem suas contas de mídia social com eles ou o utilizam para fins de SEO. Mas, como utilizar o blog como uma ferramenta eficaz em sua estratégia de marketing? É o que explicaremos neste artigo. Continue com a leitura e descubra como montar uma estratégia de marketing poderosa. Confira!

O blog como uma ferramenta eficaz de marketing

Fonte: Freepik

O blog como uma ferramenta eficaz de marketing

Os blogs são importantes para a estratégia de marketing de uma empresa porque ajudam a criar uma conexão mais pessoal com o cliente. Também fornecem informações atualizadas sobre a empresa e seus produtos. Podem ser usados para gerar leads, incluindo uma chamada para ação no final de cada postagem. Por exemplo, pedir às pessoas que assinem sua newsletter ou sigam você nas mídias sociais.

São uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca da empresa. Também são uma ótima maneira de interagir com os clientes permitindo, dessa forma, que as pessoas se sintam mais conectadas com a empresa que estão seguindo. Portanto, o blog é uma parte importante de qualquer estratégia de negócios, especialmente nos dias atuais, onde as informações estão prontamente disponíveis nos meios digitais.

A importância da personalização e adaptação do seu conteúdo para o seu público-alvo

O conteúdo de um blog deve ser relevante, informativo e envolvente. Ele também deve ter um call-to-action no final de cada postagem para que os leitores sejam instigados a realizar alguma ação que desperte a vontade de se tornar um cliente. Nessa estratégia, o conteúdo é rei. É o fator mais importante em qualquer campanha de marketing.

Mas como saber qual conteúdo criar? A resposta é simples: você cria conteúdo que fala com seu público-alvo e atende às suas necessidades. Existem muitas maneiras de converter leads com conteúdo de blog. Um método é criar conteúdo que seja genuinamente valioso.

Usar o blog como uma ferramenta eficaz de marketing

Fonte: freepik.

Você precisa fornecer essas informações de uma maneira que seu público ache interessante ou útil. Se os leitores gostarem do artigo, estarão mais inclinados a compartilhá-lo com seus seguidores. Isso levará a um aumento no tráfego e nas conversões do site.

Quais são os benefícios de ter um blog?

Os blogs são uma ótima maneira de fazer sua voz ser ouvida. Permitem que você compartilhe seus pensamentos e ideias com o mundo sem ter que gastar muito tempo com isso. E a melhor parte é que você não precisa de nenhuma habilidade especial ou treinamento para iniciar um.

Os benefícios dos blogs são muitos, como:

Direcionamento de leads para seu site

Os blogs são uma forma eficaz de atrair visitantes para o seu site, não só através dos motores de busca, mas também através de outras plataformas como as redes sociais. Além disso, o conteúdo do blog é fácil de publicar em plataformas de mídia social, o que pode gerar tráfego e conversões em seu site.

O blog como uma ferramenta eficaz de marketing: como usar

 Aumento do tráfego orgânico

Os blogs são uma das formas mais populares para as empresas melhorarem sua presença online e atrair visitantes online. Isso pode ajudar todos os tipos de negócios que executam marketing on-line, de sites de comércio eletrônico a empresas profissionais.

Com o uso de palavras-chaves, tópicos e categorias, é possível melhorar a posição da sua empresa nos motores de busca. Por isso, é importante que a escolha de palavras-chaves seja feita levando em consideração o que mais faz sentido dentro da relação da intenção de busca do usuário versus as soluções que sua empresa oferece.

Posiciona a marca como referência no setor

Empresas B2C e B2B podem se beneficiar com a criação de um blog. Para isso é essencial a criação de conteúdo relevante e que agregue valor para o público alvo da organização. Quanto mais sua empresa produzir conteúdo, mais as pessoas verão como uma autoridade no assunto.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Oferece produtos e serviços

O blog oferece aos usuários a possibilidade de encontrar conteúdo relevante para seu setor, além de permitir que eles adicionem CTAs em momentos diferentes para tornar a venda mais natural. Ou seja, o conteúdo pode ser relacionado aos seus produtos ou serviços de maneira estratégica.

Melhora o relacionamento com o cliente

Como mencionado anteriormente, o blog ajuda a conectar pessoas à sua marca, dessa forma, aumentando a conversão de leads.

Erros que podem surgir ao escrever artigos para empresa

É fácil cometer erros ao escrever artigos para sua empresa. Para evitá-los, é útil manter-se organizado e colocar os sistemas em prática. Alguns erros comuns que as pessoas cometem ao escrever artigos são:

Escrever sobre temas fora da sua descrição de trabalho

Escreva sobre temas que você gosta e conhece bem. Se você não tiver certeza sobre o que escrever, dê uma olhada na tendências das mídias sociais ou sites populares entre seu público-alvo.

3 motivos para ter um blog corporativo

Fonte: Freepik

Artigos muito longos  sem o uso de imagens

A duração média de um artigo é de cerca de 1.000 palavras, e isso varia com o tipo de site ou assunto que aborda. O artigo, no entanto, deve ter uma mistura de elementos visuais e textuais. Mas, cuidado! Incluir muitas imagens em um artigo pode tornar a leitura tediosa e distrair do tópico principal.

Menção a certas palavras-chaves em excesso

Ao escrever para uma empresa, existem certas palavras-chave que você deve mencionar no artigo. No entanto, o uso excessivo dessas palavras-chave pode fazer com que o artigo pareça ter sido escrito por alguém tentando promover seus negócios.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Crie um blog para a sua empresa com ajuda especializada

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes de sua estratégia de marketing. Quando você estiver investindo em conteúdo, certifique-se de que está fazendo isso com a ajuda de uma agência de marketing digital.

A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça um orçamento para obter mais informações.

Veja também