Dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo podem ser de grande ajuda se você é um iniciante na produção de conteúdo escrito. Afinal, se você sabe alguma coisa sobre SEO e marketing de conteúdo, você com certeza já ouviu falar da importância de escolher as palavras-chave certas e usá-las adequadamente dentro de um artigo. Isso porque a escolha das palavras-chave é um dos passos mais importantes para começar a criar o seu conteúdo.
Mas você sabe o por quê disso? Embora muitos sites mencionem o quão essenciais as palavras-chaves são para o seu texto, muitos empresários ainda não entendem a importância delas em um artigo. Por isso, vamos falar sobre o assunto e aprender algumas dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo.
A importância de escolher a palavra-chave certa para o seu artigo
Escolher a palavra-chave do seu artigo é uma tarefa essencial por causa da relação das palavras-chave com o SEO. E o que é isso? SEO é uma sigla que significa “search engine optimization“, ou, em português, “otimização para mecanismo de busca“.
Isso quer dizer que o SEO é voltado para adaptar o seu conteúdo para otimizá-lo aos padrões do Google. E uma das coisas que esses padrões observam é a palavra-chave que você escolher. Ele observa o quanto ela corresponde ao que o usuário digita na barra de pesquisa, por exemplo. Isso infuencia a sua posição nos resultados de busca.
Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo
Por conta disso, quando estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso pensar e fazer uma decisão embasada. Mas como fazer isso? Vejamos a seguir.
Faça sua pesquisa anteriormente
Antes de partir para a escrita, é necessário realizar uma pesquisa para escrever o seu artigo. O ideal, então, é que você descubra quais são os assuntos que podem ser mais interessantes para você abordar. Acumule informação relevante para escrever um artigo útil e informativo para os seus leitores.
Crie a sua persona de marketing
Uma das melhores dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo é saber para quem você está escrevendo. Sendo assim, crie uma persona de marketing para ter noção de qual é o tipo de usuário que você precisa atrair com seu texto. Depois de descobrir isso, você pode pensar em palavras-chave que essa persona escolheria.
Prefira palavras long tail
Saber o que são palavras-chave long tail e head tail é essencial para a produção do seu artigo. Você deve optar por palavras long tail, ou seja, palavras que sejam mais específicas e, portanto, tenham menor concorrência. Palavras muito gerais, como “marketing”, não são uma boa ideia.
Utilize uma ferramenta especializada
Há muitas ferramentas que podem permitir que você avalie o volume de buscas de uma palavra e a taxa de concorrência que existe sobre ela. Você também pode procurar por palavras relacionadas a um determinado assunto. Uma dessas ferramentas é o Google Keyword Planner.
Nunca repita palavras-chave
Ao escolher a palavra-chave do seu artigo, lembre-se sempre de nunca repetir uma palavra-chave que você já tenha utilizado antes. Isso pode colocar duas páginas do seu site em concorrência, o que prejudica o desempenho de ambas.
Escolha a palavra-chave do seu artigo com a ajuda de uma agência
No final das contas, a melhor das dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo é que vale a pena contar com o auxílio de uma equipe especializada no assunto do que tentar fazer tudo sozinho. Não sabe aonde buscar uma? A Agência IMMA oferece o serviço de otimização de sites e de produção de marketing de conteúdo com eficiência. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!