Facebook Pixel

Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo podem ser de grande ajuda se você é um iniciante na produção de conteúdo escrito. Afinal, se você sabe alguma coisa sobre SEO marketing de conteúdo, você com certeza já ouviu falar da importância de escolher as palavras-chave certas e usá-las adequadamente dentro de um artigo. Isso porque a escolha das palavras-chave é um dos passos mais importantes para começar a criar o seu conteúdo.

Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo
Fonte: freepik.

Mas você sabe o por quê disso? Embora muitos sites mencionem o quão essenciais as palavras-chaves são para o seu texto, muitos empresários ainda não entendem a importância delas em um artigo. Por isso, vamos falar sobre o assunto e aprender algumas dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo.

A importância de escolher a palavra-chave certa para o seu artigo

Escolher a palavra-chave do seu artigo é uma tarefa essencial por causa da relação das palavras-chave com o SEO. E o que é isso? SEO é uma sigla que significa “search engine optimization“, ou, em português, “otimização para mecanismo de busca“.

A importância de escolher a palavra-chave certa para o seu artigo
Fonte: freepik.

Isso quer dizer que o SEO é voltado para adaptar o seu conteúdo para otimizá-lo aos padrões do Google. E uma das coisas que esses padrões observam é a palavra-chave que você escolher. Ele observa o quanto ela corresponde ao que o usuário digita na barra de pesquisa, por exemplo. Isso infuencia a sua posição nos resultados de busca. 

Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo

Por conta disso, quando estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso pensar e fazer uma decisão embasada. Mas como fazer isso? Vejamos a seguir.

Seis dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo
Fonte: freepik.

Faça sua pesquisa anteriormente

Antes de partir para a escrita, é necessário realizar uma pesquisa para escrever o seu artigo. O ideal, então, é que você descubra quais são os assuntos que podem ser mais interessantes para você abordar. Acumule informação relevante para escrever um artigo útil e informativo para os seus leitores.

Crie a sua persona de marketing

Uma das melhores dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo é saber para quem você está escrevendo. Sendo assim, crie uma persona de marketing para ter noção de qual é o tipo de usuário que você precisa atrair com seu texto. Depois de descobrir isso, você pode pensar em palavras-chave que essa persona escolheria.

Faça sua pesquisa anteriormente
Fonte: freepik.

Prefira palavras long tail

Saber o que são palavras-chave long tail e head tail é essencial para a produção do seu artigo. Você deve optar por palavras long tail, ou seja, palavras que sejam mais específicas e, portanto, tenham menor concorrência. Palavras muito gerais, como “marketing”, não são uma boa ideia.

Utilize uma ferramenta especializada

Há muitas ferramentas que podem permitir que você avalie o volume de buscas de uma palavra e a taxa de concorrência que existe sobre ela. Você também pode procurar por palavras relacionadas a um determinado assunto. Uma dessas ferramentas é o Google Keyword Planner.

Prefira palavras long tail
Fonte: freepik.

Nunca repita palavras-chave

Ao escolher a palavra-chave do seu artigo, lembre-se sempre de nunca repetir uma palavra-chave que você já tenha utilizado antes. Isso pode colocar duas páginas do seu site em concorrência, o que prejudica o desempenho de ambas.

Escolha a palavra-chave do seu artigo com a ajuda de uma agência

Escolha a palavra-chave do seu artigo com a ajuda de uma agência
Fonte: freepik.

No final das contas, a melhor das dicas para escolher a palavra-chave do seu artigo é que vale a pena contar com o auxílio de uma equipe especializada no assunto do que tentar fazer tudo sozinho. Não sabe aonde buscar uma? A Agência IMMA oferece o serviço de otimização de sites e de produção de marketing de conteúdo com eficiência. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!

 

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?