Facebook Pixel

O que é uma call to action? Tudo o que você precisa saber

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é uma call to action? Certamente você já deve ter ouvido falar desse conceito ao estudar sobre marketing de conteúdo, seja em referência a artigos de site ou e-mails marketing.

Essa é uma das expressões características do marketing digital, por isso, se você quer crescer como empresário online, é importante entende-la. Então, esse artigo explica como você pode criar uma Call to Action e oque é

O que é Call to Action?
Fonte: Freepik

Aprenda o que é uma CTA

Call to action, ou, abreviando, CTA, é uma expressão em inglês que, traduzida, significa “chamada para ação”. Ou seja, ela é um convite para alguma ação específica.

Dentro do marketing digital, a call to action normalmente funciona como uma instrução dada ao usuário, indicando o que ele deve fazer após consumir um conteúdo. Então, por exemplo, quando você recebe um e-mail divulgando uma promoção e ele tem, no final, um botão que diz “compre aqui”, essa é uma call to action. A ação, no caso, é o ato de comprar.

Mas nem sempre a call to action precisa estar diretamente relacionada a vendas. Afinal, o objetivo maior de uma chamada para ação é manter o usuário interagindo com o seu conteúdo. O importante é manter o engajamento, oferecendo uma nova opção de conteúdo depois que ele terminar de consumir o atual.

Assim, no caso de um artigo de blog, a call to action pode ser um convite para baixar o ebook da empresa, por exemplo.

O que é importante que você saiba, ao entender o que é uma call to action, é que ela sempre deve estar de acordo com o tema do conteúdo em que ela aparece. Ou seja, a ação para a qual ela convida deve ser vista como uma próxima etapa apropriada para o conteúdo em questão. A ideia é que o usuário se sinta inclinado a fazer o que uma call to action o chama a fazer.

Leia também: 5 erros que prejudicam a sua estratégia de SEO

Saiba o que é Call to Action
Fonte: freepik.

Criando uma call to action efetiva

A primeira coisa que você deve entender sobre a criação de uma call to action é que a chamada para ação deve variar de acordo com o formato do conteúdo. Então, você não vai usar a mesma call to action para um artigo, por exemplo. É preciso manter todos os elementos do conteúdo coerentes, inclusive a CTA.

Sendo assim, o próximo passo é entender que a call to action deve ser curta. Isso porque ela precisa ser simples e direta, para não confundir o usuário. Desse modo, coisas como “clique aqui” ou “compre aquisão chamadas para ação efetivas. Instruções muito complexas vão fazer com o que o usuário não atenda ao seu convite.

Finalmente, é uma boa ideia pensar em formas de tornar a sua call to action mais atraente. E uma maneira certeira de fazer isso é criando urgência com termos específicos. Palavras como “hoje” e “agora” são ótimas para gerar um senso de imediatismo que aumenta a probabilidade do usuário seguir as suas instruções.

Saiba mais: Dicas de design para e-mail marketing

Agora que você já entende o que é uma call to action, está na hora de começar a aprender mais sobre outros conceitos de marketing digital. E, para isso, o ideal é ter a ajuda de profissionais na área. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece serviços para empresas de qualquer porte. A empresa está preparada para contribuir para o crescimento da sua marca e tirar todas as suas dúvidas a respeito. Entre em contato e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?