Como criar uma newsletter

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente conhece o conceito de newsletter. Esses boletins informativos por e-mail são uma ferramenta popular utilizada por muitas empresas para manter sua marca na mente dos consumidores. Mas como criar uma newsletter? E o que a torna boa a ponto de um usuário clicar nela?

Como criar uma newsletter

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O que é uma newsletter

Uma newsletter ou boletim informativo é um relatório distribuído regularmente contendo informações sobre as atividades de uma organização. Elas são enviadas para clientes em potencial e existentes na tentativa de manter a marca em alta junto ao consumidor. As newsletters têm sido ferramentas de negócios comuns há muito tempo, mesmo antes do surgimento da internet.

Atualmente, os boletins informativos são enviados por e-mail para uma lista de inscritos, mas nem sempre foi assim. No passado, eles eram impressos e distribuídos em mãos, sendo a forma predominante de fornecer informações comerciais. Com a evolução da tecnologia, os boletins de notícias evoluíram. Assim, eles passaram para a esfera digital na forma que conhecemos hoje, como newsletters digitais.

Por que enviar newsletters

Newsletters são uma excelente maneira de se comunicar com os clientes. Além disso, elas podem fazer maravilhas para sua marca quando usadas corretamente. Podem incluir informações sobre a empresa, anúncios especiais, lançamentos, ofertas ou promoções limitadas e muito mais. Por isso é importante saber como criar uma newsletter.

Mas por que isso é tão importante? Todos esses anúncios fazem com que seus clientes pensem no seu negócio mais do que fariam normalmente. Isso pode aumentar o tráfego para o seu site, melhorando as vendas e até aumentando a fidelidade em relação à marca.

Como criar uma newsletter: tudo que você precisa saber

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Saiba como criar uma newsletter

Nem todas as newsletter são iguais. Simplesmente escrever um boletim informativo idêntico aos que vemos todos os dias de inúmeras empresas não garantirá seu sucesso. Você deve criar e enviar algo que seus clientes realmente queiram ver. Se não dedicar algum tempo para pensar estrategicamente, provavelmente acabará prejudicando sua marca. Confira então as dicas da Agência IMMA para saber como criar uma newsletter.

Delimite seus objetivos

Para saber como criar uma newsletter, é preciso certificar-se de delimitar e descrever claramente seus objetivos. Esse é um dos passos mais importantes, pois vai orientar qual direção tomar na hora de preparar qualquer material. Alguns objetivos comuns são aumentar o tráfego do site, impulsionar o envolvimento do cliente e gerar mais vendas.

Ao tirar um momento para debater quais são objetivos principais da empresa ao enviar um boletim informativo, você esclarece o que é mais importante para sua marca e o que ajuda na criação de um material mais focado e eficiente.

Saiba como criar uma newsletter

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Destaque-se

As pessoas recebem centenas de e-mails por dia, então é preciso se destacar. O primeiro (e, possivelmente, mais importante) passo para isso é ter um título chamativo e eficaz. Se seu cliente não abrir seu e-mail, não importa o quão incrível seja, ele não o verá. Ter uma chamada criativa e intrigante cria mais chances de chamar atenção e fazer as pessoas abrirem sua newsletter.

Tente manter a linha de assunto relativamente curta. Dessa forma, os destinatários poderão ler ela toda em qualquer dispositivo que estejam usando. Depois de conseguir chamar a atenção do seu cliente, é essencial que você o mantenha interessado. Utilizar imagens bonitas e interessantes é um método que tende a ser muito bem-sucedido.

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As pessoas não querem ler um e-mail pesado e cheio de blocos de texto. Ao inserir algumas fotos, você pode dividir o texto e manter a atenção do cliente por mais tempo. Entretanto, evite colocar uma foto aleatória em seu boletim informativo apenas para ter uma imagem. Isso costuma prejudicar sua credibilidade mais do que não usar imagem alguma.

Veja dicas de como criar uma newsletter

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Seja direto e conciso

Como a maioria das pessoas não é fã de conteúdo com muito texto e deseja receber informações de forma rápida e concisa, é importante ser o mais direto possível e se concentrar na qualidade do material. Isso não significa fazer um boletim curto; apenas que se deve comunicar tudo o que tem a dizer de forma objetiva.

Tente manter as frases relativamente curtas e evite tons passivos sempre que possível. Você quer que sua newsletter seja tão fácil de compreender quanto uma conversa. Se você preencher suas mensagens com frases complexas e jargões difíceis, é provável que seu público comece a deletar seus e-mails sem ler. Ou pior, requisite a saída da sua lista de contatos.

Para criar uma newsletter, seja direto e conciso

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Consistência

Se você saber como criar uma newsletter, ter consistência é fundamental. Isso se aplica não só ao layout e estrutura de suas mensagens, mas também à frequência com que você as distribui.

Ao criar uma newsletter, escolha um layout, fonte e esquema de cores que represente seu negócio. Além disso, não se esqueça de incluir a logo, um número de telefone, links de mídia social e outros detalhes que você considere relevantes. Ao manter um estilo consistente, seus clientes logo o reconhecerão e apreciarão sua aparência única.

Não se esqueça que newsletters devem ser enviadas regularmente. Uma vez por semana é, geralmente, uma boa regra, mas isso depende das suas metas e do que a empresa tem de relevante a dizer. O envio de boletins diários quase nunca é uma boa ideia, pois você acaba incomodando as pessoas, inclusive sendo identificado como spam.

Quanto a hora do dia para enviar sua mensagem, a manhã costuma ser a melhor. Isso porque existe um grande fluxo de pessoas checando seus e-mails nesse período. Embora seja importante distribuir regularmente, não envie um boletim informativo apenas por enviar. Se você não tem algo a dizer, é melhor não enviar nada do que mandar e-mails que nem serão abertos.

Como criar uma newsletter: tenha consistência

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Verifique ortografia e gramática

Todo mundo comete erros, mas seus clientes esperam um nível profissional de comunicação. Se sua newsletter estiver repleta de erros gramaticais e ortográficos, não importa quão bom seja o conteúdo, você será visto como preguiçoso e pouco profissional. Não deixe algo tão bobo arruinar sua reputação. Realize várias verificações antes de enviar suas mensagens.

Não seja muito agressivo

Todos já recebemos e-mails de vendas e sabemos como eles podem ser irritantes. Embora newsletters sejam uma ótima maneira de impulsionar as vendas, ninguém quer ver o mesmo conteúdo de venda repetidamente e nem se sentir pressionado. Para alcançar os melhores resultados, promova seu conteúdo de vendas somente quando tiver uma boa oferta.

Se você enviar continuamente ofertas “excelentes”, isso não vai mais significar nada. Mas, ao enviar conteúdo de vendas ocasionalmente, você aumenta o valor de seus negócios e a probabilidade de os clientes aproveitarem essas transações. Evite enviar conteúdo comercial sempre, incluindo conteúdos instrutivos ou de entretenimento sempre que possível. Isso porque eles são mais interessantes e têm maior probabilidade de despertar o interesse do leitor.

Tudo sobre maneiras de criar uma newsletter

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Personalize o conteúdo

As newsletters personalizadas estão se tornando as mais comuns e por um bom motivo. Ao permitir que os assinantes escolham os tipos de ofertas ou informações que gostariam de receber, você reduz o risco de irritá-los, fornecendo algo que eles realmente desejam. Isso aumenta as chances de ter suas mensagens abertas, pois o cliente saberá que é algo que ele quer ler.

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Se você olhar para as empresas mais bem-sucedidas, verá que quase todas elas enviam newslwtters. E não poderia ser diferente! Com uma ferramenta tão útil na ponta dos dedos, todas as empresas devem aproveitar seus poderosos benefícios.

Agora que você já sabe como criar uma newsletter, aproveite-a ao máximo! A Agência IMMA realiza o serviço de e-mail marketing e pode te ajudar. Entre em contato e faça um orçamento agora mesmo.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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