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Entenda como mensurar resultados no marketing digital

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Entender como mensurar resultados no marketing digital é fundamental para medir o sucesso de uma campanha. Trabalhar com marketing digital envolve a utilização de inúmeras plataformas diferentes e variadas ferramentas, cada uma com seu objetivo. A partir do momento em que se começa a planejar campanhas e direcionamentos para formar um plano de marketing, é importante, ainda, traçar metas e objetivos com essas estratégias.

Em primeiro lugar, devemos destacar que é de fundamental importância entender a própria empresa antes de iniciar o planejamento. Antes de tudo, compreenda qual é o tipo de serviço ou produto que você oferece e em qual segmento de atuação a sua marca está inserida.Entenda como mensurar resultados no marketing digitalA partir desta análise própria, é possível começar a entender como funciona o mercado entre as pessoas inseridas no seu nicho. Com uma persona já vem definida e entendendo a característica do seu público-alvo, é possível começar a traçar seu planejamento de marketing e, ainda, quais estratégias de comunicação usará para interagir no ambiente virtual.

Com o planejamento sendo coloca em prática, diversas funções do marketing digital começam a trabalhar em prol da marca e do seu posicionamento e comunicação com os stakeholders. O site é criado e otimizado, estratégias de marketing de conteúdo dão início a publicação de materiais em diferentes formatos, e por aí vai.

No entanto, uma pergunta intriga muitas pessoas que se dispõem em investir em marketing digital. Como saber se as estratégias estão dando certo? Será que não é hora de mudar o viés de posicionamento da marca? Onde o planejamento está errado? Por isso, vamos explicar para vocês como mensurar resultados no marketing digital para a sua empresa.

O que é e por que mensurar resultados no marketing digital?

A mensuração de resultados nada mais é do que a análise de como está o andamento do seu planejamento e das suas estratégias de marketing digital. Essa mensuração é composta por um levantamento de dados e estatísticas feitas por plataformas que mostram toda a evolução da sua empresa desde que começou a praticar técnicas de marketing ou campanhas, por exemplo.

Você pode mensurar os resultados em diversas plataformas e em variados formatos. Um exemplo claro disso é a mensuração de resultados de um site, que abre a possibilidade para adquirir inúmeras informações sobre como anda o seu tráfego, quantas pessoas passam pelo seu portal, quanto tempo elas gastam nas páginas e por aí vai.

Entenda mais sobre mensuração de resultados

Também é possível fazer a mensuração de campanhas realizadas em redes sociais. Neste caso, é possível levantar dados como o número de interações e engajamento, quantidade de cliques, leads que foram gerados e pessoas convertidas em clientes. Tudo isso faz parte da mensuração de resultados.

Todo este processo de análise dos resultados de campanhas e estratégias no marketing digital é realizado por meio das chamadas métricas. Dentro do ambiente digital, podemos conceituar métricas como sistemas que avaliam variações e tendências de qualquer ação de marketing. Ou seja, elas são responsáveis por identificar picos, neutralidades ou quedas de acordo com ações tomadas.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Como mensurar resultados no marketing digital pode ajudar a interpretar erros e acertos

Diante disso, podemos afirmar que a mensuração de métricas e resultados é fundamental para interpretar acertos e erros do seu planejamento de marketing digital. Quando você pega um gráfico, por exemplo, de tráfego do site e percebe uma queda, é possível analisar bem as decisões tomadas anteriormente e ver o que prejudicou esta questão.

É uma forma de buscar melhorar ainda mais a empresa em busca de resultados positivos. Ao mesmo tempo, você passa a apresentar conteúdos mais relevantes ao seu público, gera mais vendas e abre portas que geram oportunidades de fidelização futura.

Google Analytics e Facebook Insights

Ou seja, mensurar seus resultados, além de ajudar a identificar falhas no seu planejamento, aumenta a relevância da sua marca para com os stakeholders e torna seu conteúdo mais agradável, alavancando suas vendas.

Por outro lado, além de ajudar a identificar erros, a mensuração de resultados ainda é responsável por analisar quais ações geram mais interesse e, por consequência, tem melhores resultados. Dessa maneira, podemos afirmar que mensurar resultados ajuda a interpretar, ainda, o que foi mais assertivo no seu planejamento de marketing. Assim, você sabe quando seu investimento valeu a pena ou não e entende onde precisa de mais investimento.

Principais métricas do marketing digital

Como citamos anteriormente, existem variadas métricas que podem ser incorporadas no marketing digital, mas vale destacar que cada uma possui um viés diferente de acordo com o seu planejamento ou ação de marketing. Agora, podemos explicar um pouco sobre as 4 categorias e as métricas mais usadas entre os profissionais da área:

Métricas de Vendas

Entre as análises relacionadas a vendas e receitas, os destaques vão para o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição por Cliente (CAC). O primeiro deles tem relação direta com a parte financeira da empresa, buscando expor a eficiência de determinada campanha na economia da marca. Quando se fala em Custo de Aquisição por Cliente, o próprio nome já diz o que significa. No caso, quanto a empresa paga para conseguir conquistar um cliente.

Google Analytics para Mensuração de Resultados

Métricas de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais ações de marketing para a comunicação entre cliente e a marca. Entre as formas de analisar o sucesso do marketing de conteúdo, destacamos a Taxa de Conversão e o Tempo Gasto no Site.

O primeiro exemplo está relacionado ao número de visitantes em uma página e o número de pessoas que realizaram alguma ação, interagiram com o seu site, como assinar a newsletter. Já o segundo exemplo tem ligação direta com o tempo médio que as pessoas ficam no seu site, avaliando se o conteúdo prende ou não a atenção do leitor.

Mensurar Resultados no Marketing Digital

Mensuração para E-mail Marketing

Os e-mails marketing são ferramentas essenciais para manter a comunicação formal com o cliente e mantê-lo antenado com as novidades e promoções da empresa. Para saber se suas estratégias estão funcionando, podemos citar duas métricas com relação a esta ferramenta, sendo elas a Taxa de Abertura do E-mail e a Taxa de Cliques.

A Taxa de Abertura tem relação com o número de pessoas que se dispuseram a clicar e ler o e-mail enviado. O segundo exemplo mede o número de pessoas que clicaram e interagiram com o e-mail enviado pela empresa.

Mensuração para E-mail Marketing

Campanhas Pagas

As campanhas pagas são as principais ações voltadas a mensurar resultados no marketing digital, principalmente porque o empresário quer identificar se o investimento das campanhas valeu ou não. Por isso, algumas métricas foram adotadas, como Custo por Clique (CPC), Taxa de Clique (CTR) e Custo por Lead (CPL).

O CTR mede a quantidade de clique que cada anúncio conseguiu reter, ou seja, a quantidade de leads que se disponibilizaram a clicar no anúncio. O CPL é o valor gasto para conseguir gerir um lead e o CPC tem relação com o valor investido para que cada pessoa chegue a uma determinada página do seu portal.

Campanhas Pagas

Google Analytics como principal ferramenta para mensurar resultados no marketing digital

O Google Analytics é uma ferramenta promovida pelo Google responsável por monitorar todo o tráfego de um site a partir da sua instalação no portal de uma empresa, por exemplo. Além de medir a taxa de visitantes e o tempo que os mesmos passam no site, a plataforma ainda é responsável por monitorar blogs, lojas virtuais ou vendas online.

O propósito da plataforma é entender todo o comportamento das pessoas que visitam o seu site, identificando o que mais agrada e o que mais tira a atenção do visitante. Além disso, ao levantar dados e informações a respeito do seu site, o Analytics também ajuda na identificação de ações assertivas e falhas tomadas pela empresa e presentes no planejamento de comunicação e marketing da mesma.

Dicas para Maximizar os Benefícios do Google Analytics no WordPress

A plataforma é responsável, por completo, pela criação e produção de relatórios diários, semanais ou mensais, de acordo com a demanda que você pedir. Esses relatórios podem exibir em detalhes todo o tráfego do seu site e o interesse dos usuários no portal. Dessa forma, torna-se fundamental ter em mente as métricas e entender como interpretar esses relatórios a fim de buscar ser o mais assertivo possível.

Existe uma infinidade de informações e análises que você pode fazer em seu site com o uso da plataforma Google Analytics, mas a gente pode destacar as seguintes para mensurar resultados no marketing digital:

  • Saber o número de visitantes total no seu site por ano, mês, semana ou dia;
  • Identificar quantos visitantes voltaram ao site e quantos estão entrando pela primeira vez;
  • De onde vem este visitante, ou seja, por onde ele chegou até o seu site;
  • O desempenho do seu e-commerce;
  • Analisa se as metas foram batidas ou não;
  • Maiores acessos nas campanhas nas redes sociais;
  • As campanhas de marketing com piores e melhores resultados da sua marca.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Conte com profissionais especializados para mensurar resultados e interpretá-los de maneira correta

Agora que você já sabe qual é a importância de mensurar resultados no marketing digital, que tal fazer o seu planejamento com a ajuda de uma empresa especializada? Trabalhar com marketing e resultados de comunicação não é tarefa fácil, por isso é essencial contar com profissionais qualificados de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA.

Nós contamos com uma equipe especializada em campanhas de links patrocinados, marketing de conteúdo e otimização de sites para fazer sua empresa crescer e se tornar mais relevante no cenário digital.

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