5 dicas de uso de redes sociais para empresas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
28/11/2020
Gestão de Mídias Sociais

No ano de 2020, estima-se que 3.6 bilhões de pessoas usem as redes sociais no mundo todo. A projeção é que, por volta de 2025, esse número tenha subido para 4.41 bilhões. Sendo assim, fica claro que o público que está presente nesses sites é imenso.

Assim, para fazer marketing digital, vale a pena aprender a usar plataformas como o Facebook, o Twitter ou o Instagram. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas de uso de redes sociais para empresas. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 dicas de uso de redes sociais para empresas

Descubra quais são as 5 uso de redes sociais para empresas

Há muitas formas de usar as redes sociais. Contudo, é muito diferente ter um perfil pessoal nesse tipo de plataforma e ter um perfil profissional.

Isso porque um perfil profissional está representando uma empresa ou uma marca. Sendo assim, ele deve fazer parte de uma estratégia de marketing digital. Afinal, não é porque você sabe como usar, por exemplo, o Facebook como uma pessoa física que você automaticamente vai saber como usá-lo como empresa.

Desse modo, é importante ter em mente quais são os objetivos da presença da sua marca nas mídias sociais. A sua meta é obter mais clientes? Se conectar mais com o público que já existe? Ou se reinventar por inteiro? Tudo isso é crucial para estabelecer uma abordagem.

Vale destacar que cada rede social tem sua própria característica e que, antes de começar a se planejar, é essencial que se faça uma boa análise de cada uma das redes para saber qual é a melhor estratégia de comunicação em cada uma delas.

Principais redes sociais para utilizar nas empresas

Um exemplo disso é o Facebook, que diferente do Instagram, tem uma pegada menos visual, conseguindo medir bem o uso de textos e imagens bem montadas. Além disso, cada rede social tem uma ferramenta diferente que ajuda a medir os resultados.

Seguindo o exemplo do Facebook, a rede social possui, em sua plataforma, a ferramenta de reações. Por meio 0dela, é possível medir o sucesso da sua campanha ou produto. No caso do Instagram, essa medição pode ser feita através das enquetes disponíveis na ferramenta de stories.

Como ajudar a criar uma personalidade nas redes sociais da sua marca

No caso do Twitter, sua marca pode tirar proveito dos assuntos mais comentados na plataforma para criar conteúdos em cima desses assuntos. É claro que os materiais devem estar de acordo com o seu segmento e de acordo com as necessidades de consumo do seu nicho.

Por exemplo, se você tem uma empresa de materiais esportivos e o principal assunto comentado na plataforma é relacionado à Olimpíadas, você pode produzir conteúdos em cima disso e aumentar seus leads. Depois de definir esses pontos específicos e entender as singularidades de cada rede, é hora de partir para a prática. A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você nesta tarefa. Confira!

Estimule a interação respondendo comentários

Qualquer comentário que a página da sua empresa receba deve receber uma resposta simpática. E é interessante que a resposta estimule o usuário a comentar mais, fazendo, por exemplo, perguntas que podem gerar uma conversa. Isso é necessário porque o engajamento é a principal métrica de sucesso nas redes sociais. Assim, é preciso estimular os níveis de interação nos perfis da sua empresa.

Além disso, responder comentários é importante para que os consumidores percebam que sua marca se preocupa com as opiniões deles, dando a ideia de que eles têm voz nas decisões da empresa. A partir do momento em que você analisa os comentários, vê os acertos e tenta acertar os erros, sua marca tem um ganho exponencial de relevância.

Estimule a interação respondendo comentários

Crie uma identidade visual

As redes sociais apresentam uma oportunidade de construção de uma identidade visual para a sua marca. Através de iniciativas de design gráfico, é possível usar os elementos visuais de cada plataforma para criar uma estética que o público associe à sua marca. Isso torna o seu negócio mais memorável para o cliente, ajudando-o a se destacar no mercado.

Dessa maneira, torna-se essencial investir em uma boa equipe de designers gráficos ou em uma agência de marketing digital para fazer com que a sua identidade visual seja bem criada e atrativa aos olhos dos leads e consumidores. Este é um tipo de investimento fundamental para o seu negócio.

Dicas para aumentar o engajamento nas mídias sociais

Fonte: Freepik

Use as hashtags

As hashtags são ferramentas usadas para que usuários possam encontrar postagens relacionadas a determinados tópicos com mais facilidade. Assim, ao fazer um post, vale a pena incluir as hashtags relevantes. Isso aumenta as chances de mais pessoas encontrarem o seu conteúdo pela plataforma.

Falando de acordo com as normais do marketing digital, as hashtags são uma forma de direcionar o seu conteúdo. Já que as novas normas de marketing valorizam a comunicação direcionada ao seu nicho, as hashtags são grandes aliadas neste processo. Mas, vale ressaltar, que, por ser uma forma de direcionar o conteúdo, as hashtags não devem ser usadas em excesso, sendo recomendadas o uso de duas ou três por postagem.

Hashtags nas mídias sociais

Poste com regularidade

Postar com regularidade é fundamental para manter a sua página ativa. Afinal, se um perfil não posta há meses, é muito provável que poucas pessoas tenham interesse em segui-lo.

Mas atenção: Cuidado para não cair no extremo oposto e postar demais. O ideal é estabelecer um equilíbrio, para manter a atividade sem irritar os seus seguidores com um fluxo incessante de postagens. Procure, então, postar uma ou duas vezes por semana, dependendo da plataforma.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas de uso de redes sociais para empresas, a melhor opção é recorrer à ajuda de profissionais especializados em marketing online. E, para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.

A IMMA tem uma equipe altamente qualificada com experiência na administração de redes sociais para empresas de qualquer porte e na produção de conteúdo para abastecer os seus portais de comunicação digital. Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

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