Você sabe como usar o marketing de conteúdo como branding? Falar de marketing digital é falar de marketing de conteúdo. Afinal, apesar do marketing online oferecer diversas ferramentas diferentes, a produção de conteúdo se tornou um dos principais veículos para o sucesso na internet. Mas como aproveitar tudo que esse recurso tem para oferecer?
Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar o que você precisa ter em mente quando usar o marketing de conteúdo como branding. Continue com a leitura para descobrir!
Como usar o marketing de conteúdo como branding
Há muitas razões para usar o marketing de conteúdo como branding na sua estratégia de marketing digital. É uma tática que apresenta muitos caminhos diferentes, dando margem para a criatividade.
No entanto, mesmo que eficaz, a produção de conteúdo não é uma fórmula mágica para o sucesso infalível. Ela precisa ser feita de forma estratégica para produzir bons resultados. Dessa forma, é importante destacar que o marketing de conteúdo deve passar por vários processos de análise e pesquisa antes de entrar em ação.
Ou seja, dependendo do seu objetivo com a produção de conteúdo, é importante estudar bem como o conteúdo deve ser montado de acordo com as características do seu público-alvo e de acordo com as características de cada veículo que você usará para divulgar esse conteúdo.
Antes mesmo dessa análise de mercado, é essencial que você estude bem a sua própria empresa para saber como ela se posiciona no mercado e qual nicho tende a ser mais atingido pelos seus conteúdos. Fazendo essa autoanálise, é possível identificar quais são as melhores formas de se comportar no marketing digital e nas redes sociais.
Portanto, a seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!
O marketing de conteúdo pode ter diversos formatos
Quando o assunto é marketing de conteúdo, normalmente o que vem à cabeça das pessoas é um texto, um post de blog. E esse tipo de conteúdo é eficiente. Ele apenas não é o único tipo de conteúdo que você pode criar.
Isso porque essa estratégia pode ter diversos formatos. O conteúdo visual, por exemplo, na forma de vídeos, GIFs ou infográficos, é muito popular no mundo online. Também é possível apostar em ferramentas menos tradicionais, como o podcast.
Podemos dizer que o marketing de conteúdo está em absolutamente todas as partes quando falamos em comunicação. Se você pretende fazer artes e banners, você está fazendo marketing de conteúdo. Se você quer se comunicar com seus seguidores nas redes sociais, também usa a criação de conteúdo. Textos para blogs e gráficos também são, claramente, marketing de conteúdo.
Essa relação entre marketing de conteúdo e comunicação ocorre pois toda a forma de comunicação, principalmente digital, deve passar por um processo de criação de conteúdo para compartilhamento. Não importa qual é o formato do conteúdo, o que importa é que o conteúdo será criado para a comunicação entre empresa e seus stakeholders.
Otimizar o conteúdo é tão importante quanto a sua qualidade
A otimização do conteúdo é fundamental para o seu sucesso. Isso porque não adianta criar algo de alta qualidade se a maioria dos usuários não conseguir encontrar. Sendo assim, é preciso investir em técnicas de SEO em conjunto com o marketing de conteúdo. SEO significa Search Engine Optimization, e se refere a técnicas que tornam um conteúdo mais atraente para mecanismos de busca.
Assim, um conteúdo otimizado tem, por exemplo, mais chances de obter um posicionamento melhor nos resultados de busca do Google. Isso faz com que mais pessoas consigam achá-lo, aumentando o seu alcance.
Vale destacar que otimizar um conteúdo não é simples. Isso porque, apesar de você ter informações e dados bem apurados para um bom texto, a adequação do mesmo para as métricas de SEO é difícil de ser feita e ao mesmo tempo mantendo a qualidade do texto.
É crucial ficar atento a novidades da sua área
Um dos principais desafios do marketing de conteúdo é encontrar temas novos com frequência. E a melhor maneira de contornar esse problema é ficando atento para novidades da sua área de atuação.
Isso porque, quando há alguma coisa nova, há muitas chances de haverem temas novos que podem ser abordados em conteúdos. Dessa maneira, você evita ficar sem ideias, mantendo um fluxo constante de produção.
Também é importante ter em mente que as pautas quentes não podem demorar a ser postadas, já que elas acabam perdendo a relevância de acordo com o passar do tempo. No entanto, existem pautas frias que podem ser usadas durante o ano e que ajudam no planejamento de conteúdo. Podemos citar o exemplo dos dias comemorativos (Natal, Ano Novo, Carnaval). Que acontecem sempre na mesma época e ajudam você a se preparar para estas datas.
O conteúdo deve ajudar o seu público-alvo
Todo conteúdo tem um público-alvo. E, para que o seu conteúdo seja eficiente em despertar o interesse das pessoas, ele deve apresentar informações úteis.
Isso normalmente significa que o conteúdo deve ajudar o seu público-alvo de alguma forma. Desse modo, procure entender quais são os problemas e obstáculos que possam estar incomodando essa audiência. A partir daí, o ideal é criar conteúdos que sirvam de ajuda para lidar com esses problemas.
O ideal é contar com ajuda especializada para produzir conteúdo
Quando você usar o marketing de conteúdo como branding, o ideal é que você possa contar com a ajuda de especialistas na área. Por isso, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada com experiência em marketing de conteúdo para diversas empresas a fim de aumentar a autoridade da sua marca, dar mais relevância para seu conteúdo e, consequentemente, garantir a captação de leads e a fidelização de clientes.
E aí, tem interesse? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para saber mais!