5 erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas de marketing digital

Atualmente, dificilmente uma empresa alcança o sucesso sem a implementação de uma excelente campanha de marketing digital. Porém, muita gente ainda não sabe exatamente o que evitar quando se trata de marketing online, o que os leva a construir campanhas de baixo desempenho. Confira, então, 5 erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Erros para se evitar

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A internet está cheia de armadilhas que prometem grandes resultados. A verdade é que é sim possível obter muito sucesso, mas informações fora de contexto enganam os novatos (e até os mais experientes), além de não ajudar em nada os profissionais de marketing a alcançar seu principal objetivo, que é o crescimento do negócio (seja seu próprio ou de um cliente).

O mais importante disso tudo é aprender com os erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas, evitando determinadas atitudes ao planejar e construir sua próxima campanha.

Conheça 5 erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas de marketing digital para poder tirá-los de prática imediatamente:

1. Falha em estabelecer os objetivos específicos da campanha: se o seu único objetivo é ganhar mais dinheiro, provavelmente sua estratégia de marketing digital passará por dificuldade antes mesmo de ir ao ar. Afinal, existem muitos métodos de marketing online diferentes e, para saber qual escolher, você precisa ter como base seus objetivos.

5 erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas de marketing digital

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Uma vez que cada método é diferente, você deve formar objetivos comerciais claros e concisos antes de iniciar suas campanhas. Esta etapa do projeto também vai requer a configuração de um orçamento, de objetivos secundários e de vários outros detalhes que podem ser o diferencial para uma campanha bem-sucedida.

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2. Ignorar o processo necessário para definir o cliente ideal: alguns comerciantes acreditam que, se você comercializar para todos, terá mais chances encontrar pessoas interessadas no seu negócio. Na verdade, isso nunca funciona. Se você não sabe quem é seu cliente ideal, também não terá ideia de onde concentrar seus esforços publicitários e, portanto, seu orçamento.

Sua estratégia de marketing digital deve ser direcionada a pessoas ligeiramente conscientes, conscientes ou interessadas no que você tem para oferecer. Atirar para todos os lados não só irá encarecer muito qualquer campanha, como também acabará gerando resultados muito aquém deste investimento.

Marketing na internet

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3. Criar uma landing page com conteúdo insuficiente ou que gere poucas conversões: isso é tão ruim quanto não ter nenhuma presença online. Mesmo que você possa obter visitas direcionados para o seu site, uma landing page sem graça vai elevar sua taxa de rejeição, causando poucas conversões, pois a maioria das pessoas que entrarem na página vão sair imediatamente.

Lembre-se que, ao dar aos visitantes algo para se concentrar ou estimular seu interesse, a possibilidade de gerar conversões é maior. E não só o design da landing page que deve ser atraente, mas também o conteúdo. Fornecer uma quantidade generosa de conteúdo relevante, informativo e divertido dá aos clientes exatamente aquilo que você prometeu em seus anúncios.

4. Usar métodos desatualizados e ignorar os usuários móveis: mesmo que você crie uma estratégia de marketing digital que funcione a partir de métodos mais antigos, ignorar as opções mais recentes limita algumas possibilidades de sucesso, principalmente se você busca se aproximar de um público mais jovem.

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Erros em marketing digital

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Além disso, um número cada vez maior de pessoas acessa a internet a partir de seus dispositivos móveis, o que significa que ter um design funcional e responsivo é essencial. Por isso, tenha landing pages otimizadas para dispositivos móveis e use suas páginas nas redes sociais como meios de divulgar e promover suas campanhas.

5. Não se preocupar com o rastreamento e a medição: se você não acompanhar suas campanhas e os resultados gerados, como poderá saber se ela está atingindo seus objetivos? Não importa qual estratégia de marketing você decida implementar, todos os anúncios publicados devem ser rastreados, medidos, analisados e documentados.

De que outra forma você saberá qual tipo de campanha tem maior apelo junto a seu público específico? Certifique-se de rastrear suas campanhas de marketing digital, analisar os resultados e ter em mente que elas podem precisar de alterações. Só assim é possível gerar uma campanha de sucesso que irá, de fato, aumentar os lucros da sua empresa.

Agora que você já conhece 5 erros que estão atrapalhando o sucesso das suas campanhas, conte com a equipe da Agência IMMA para evitá-los.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.