Como o marketing de conteúdo ajuda a captar leads?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
20/08/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe como o marketing de conteúdo ajuda a captar leads? O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para capturar leads. Essa estratégia de marketing já existe há algum tempo, mas sua popularidade cresceu nos últimos anos, com mais e mais empresas fazendo uso dela.

Ela pode ser dividida em quatro componentes principais: criação de conteúdo valioso, distribuição do conteúdo, promoção do conteúdo e medição dele. Vale a pena ressaltar, ainda, que para conseguir fazer esse elo entre atração e criação de conteúdo, ainda existe o papel do direcionamento correto para o público-alvo, o que garantirá sua funcionalidade.

Como o marketing de conteúdo ajuda a captar leads?

Fonte: Freepik

Ou seja, o marketing de conteúdo é uma ótima ferramenta para capturar leads porque é uma forma indireta de promover sua empresa. É também uma das estratégias de mídia social mais populares do mercado, pois permite que você publique e compartilhe conteúdo relacionado ao seu setor sem parecer que está se autopromovendo.

Assim, esta técnica traz muitos benefícios a longo prazo, incluindo maior conhecimento da marca, fidelidade do cliente e taxas de conversão de leads.

Com manchetes atraentes que fazem as pessoas quererem clicar nelas e textos atraentes que farão as pessoas quererem ler mais sobre seu produto ou serviço, o marketing de conteúdo pode ajudar a capturar leads ao construir confiança e credibilidade com clientes em potencial.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo bem efetiva e como o marketing de conteúdo ajuda a captar leads?

Uma estratégia de marketing de conteúdo é uma abordagem diferente de marketing, mais aprofundada e criativa. O objetivo do marketing de conteúdo é gerar leads por meio de conteúdo valioso, como já mencionamos, podendo ser postagens de blog, vídeos, podcasts, infográficos ou qualquer outra forma de mídia que você criar.

O objetivo da estratégia é fornecer informações ao seu público-alvo de uma forma que eles considerem envolvente e útil. Uma estratégia de marketing de conteúdo muito eficaz começa com metas e objetivos em mente para que você possa ter certeza de que o conteúdo terá o impacto desejado em seu público-alvo.

Há muitos aspectos nessa estratégia, mas alguns dos mais eficazes são fornecer conteúdo informativo, gerar tráfego e obter feedback do cliente.

Crie conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades do seu público-alvo

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Dessa forma, o conteúdo informativo pode ser usado para atrair clientes em potencial, educando-os sobre o produto ou serviço e seus benefícios. Gerar tráfego exige mais trabalho, mas é igualmente importante quando se trata do sucesso de uma campanha.

Assim, uma estratégia de marketing de conteúdo bem efetiva precisa de um estudo aprofundado sobre a própria empresa, o que ajudará a identificar o público-alvo. A partir daí, é possível criar análises sobre o comportamento e características deste público, além de identificar seus desejos e necessidades.

Com isso, entra a fase de criação do conteúdo. Neste momento, é essencial que se preze por conteúdos relevantes, bem escritos e que usem palavras-chave muito buscadas nos mecanismos de busca, melhorando sua otimização. Além disso, é importante ter bons backlinks e fontes relevantes, dando maior relevância para seu conteúdo.

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo bem efetiva e como o marketing de conteúdo ajuda a captar leads?

Qual a relação entre marketing de conteúdo e captação de leads?

A captura de leads é uma ação que ocorre antes de uma conversão. É o momento em que um cliente em potencial visualiza algum conteúdo e se interessa o suficiente pelo seu produto ou serviço para fornecer suas informações de contato para saber mais ou agendar uma consulta.

É importante que as empresas entendam a captura de leads, porque é onde as equipes de marketing e vendas se reúnem. Quando você usa o marketing de conteúdo como sua ferramenta de geração de leads, está procurando pessoas que estão prestes a se interessar pelo que você tem a oferecer.

Existem muitas maneiras diferentes pelas quais as empresas oferecem a captura de leads. Por exemplo, eles podem pedir endereços de e-mail em troca de white papers ou outras peças de conteúdo.

Entenda onde você está errando na sua estratégia de conteúdo

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Eles também podem fornecer um formulário online onde os clientes em potencial podem inserir suas informações de contato com o objetivo de, eventualmente, gerar uma venda ou fazer uma consulta com a equipe de vendas da empresa.

As ferramentas de captura de leads também podem ser usadas para gerar leads direcionando anúncios em dados demográficos específicos com base em coisas como localização, idade e sexo.

Ou seja, a relação entre marketing de conteúdo e geração de leads é mutuamente benéfica para ambas as partes nessa geração de leads. Por um lado o cliente tem acesso ao que ele necessita e a empresa consegue se promover e vender de maneira muito mais assertiva neste sentido.

Inbound Marketing e sua importância para a longevidade da marca

O Inbound Marketing é uma estratégia que, se usada corretamente, pode ajudar a fortalecer o relacionamento da empresa com seu público. Também é importante porque pode ajudar a construir a imagem de marca de uma empresa.

Essa tática será cada vez mais importante no futuro, à medida que as empresas tentam acompanhar a velocidade da tecnologia e seus efeitos na capacidade de atenção das pessoas.

Assim, o Inbound Marketing tem demonstrado resultados comprovados em termos de construção de consciência e fidelidade à marca. Quando feito de maneira adequada, pode ser um método extremamente eficaz de alcançar clientes em potencial sem ter que gastar dinheiro em caras campanhas de publicidade.

Presença nas mídias sociais

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Também conhecido como marketing de entrada, é uma forma de marketing que se concentra em atrair clientes potenciais. Baseia-se na ideia de que o conteúdo atrai clientes e clientes em potencial, e que a qualidade e a relevância do conteúdo farão com que eles se convertam para sua marca.

O marketing interno tem implicações importantes para as marcas que buscam estender sua longevidade no mercado atual. O marketing de entrada é capaz de fornecer um retorno sustentado sobre o investimento e criar relacionamentos duradouros com o cliente.

E é justamente este tipo de trabalho de fidelização e relacionamento duradouro que fazem desta estratégia essencial para a longevidade da marca, garantindo clientes fiéis e, assim, uma longa vida para a empresa, como se fosse um seguro maior, por exemplo.

Inbound Marketing para restaurantes

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3 formas de captar leads além do marketing de conteúdo

Mas não é só de estratégias de criação de conteúdo que se faz um bom trabalho de captação de leads. Além disso, existem outras técnicas interessantes que podem ser utilizadas para garantir a assertividade da sua captação.

Confira as 3 principais delas que destacamos para vocês:

  1. Forneça informações valiosas para clientes em potencial em seus próprios termos: quando você fornece às pessoas as informações exatas que elas procuram, é mais provável que elas convertam;

  2. Entre em contato com leads que demonstraram interesse em sua marca: os leads serão mais responsivos quando souberem que você se preocupa com eles e com os interesses deles.

  3. Busque clientes em potencial acompanhando todos os clientes potenciais: com as ferramentas certas, não é difícil encontrar clientes em potencial que possam estar interessados em seu produto ou serviço.

Acerte o seu público-alvo

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Investir em conteúdo direcionado é o futuro

O conteúdo é a parte mais importante do marketing digital. Se você investe em conteúdo de qualidade, está investindo no futuro do seu negócio. De postagens em blogs a vídeos, postagens em mídias sociais a e-books ou infográficos, todo conteúdo digital tem um público-alvo e deve ser criado com o único propósito de atender às suas necessidades.

Investir em conteúdo direcionado o ajudará a atingir seu público-alvo de uma forma mais personalizada do que nunca. Também o ajudará a produzir cópias de alta qualidade que geram conversões e fazem com que as pessoas voltem para mais.

Investir em conteúdo direcionado é o futuro

Fonte: Freepik

Portanto, investir em conteúdo direcionado é o futuro. Isso ocorre porque ajuda a criar uma experiência personalizada para seus leitores, fornecendo artigos relevantes e valiosos.

As empresas estão investindo em conteúdo direcionado porque percebem que isso lhes dá uma vantagem sobre a concorrência. Isso lhes dá a oportunidade de interagir com seus consumidores, ao mesmo tempo que gera altos retornos sobre o investimento.

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