5 principais dicas de geração de leads

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/04/2021
Gestão de Mídias Sociais

Um lead é uma figura fundamental no marketing digital. Por conta disso, é um termo muito citado quando o assunto é a promoção de uma marca no mundo online. A razão para isso é clara: um lead é o princípio de um cliente fiel. Trata-se, portanto, de algo que todo empresário deve buscar.

Mas como gerar mais leads para uma empresa com a ajuda do marketing online? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais dicas de geração de leads que você precisa conhecer. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 principais dicas de geração de leads que você precisa conhecer

Descubra quais são as 5 principais dicas de geração de leads que você precisa conhecer

O objetivo final de qualquer estratégia de marketing, a longo prazo, é a criação de mais clientes fidelizados para uma empresa. E qualquer cliente começa da mesma forma: com um interesse inicial básico no que a marca tem a oferecer.

No marketing digital, o tipo de usuário que mostra esse interesse incipiente é um lead. É a partir dele que o processo de fidelização tem início. Devido a isso, a geração de leads se torna essencial para qualquer empresa. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a gerar mais leads para a sua marca. Confira!

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Invista na otimização

Para captar leads, é preciso, antes, capturar a atenção dos usuários. E, na internet, para fazer isso, é necessário ter um bom posicionamento nas buscas do Google.

A razão para isso é que os links nas primeiras páginas de resultados têm o maior alcance. Eles recebem, portanto, a maior parte do tráfego proveniente da plataforma.

Para que o site da sua marca obtenha uma dessas posições, ele deve ser otimizado com técnicas de SEO. Um exemplo é incluir palavras-chave em todas as páginas, fazendo com que um maior número de buscas leve pessoas ao site.

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Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são plataformas de interação onde é possível gerar muitos leads. Muitas pessoas descobrem novas marcas e empresas através de espaços como o Facebook ou o Instagram. Desse modo, vale a pena investir em uma presença para a sua marca nesses sites. Isso aumenta o alcance e as chances de gerar leads.

Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é feito para a geração de leads. Ao criar conteúdo de alta qualidade e informativo, você chama a atenção dos usuários. Isso é o primeiro passo para que eles criem interesse pela sua empresa. Sendo assim, é uma estratégia com grande potencial.

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Crie landing pages

Landing pages são páginas de captura. Normalmente elas oferecem um conteúdo sobre um assunto específico, como um ebook, por exemplo, em troca de alguma informação do usuário. Assim, incluem um formulário onde o usuário pode inserir dados como nome, e-mail, etc. Essas páginas são fundamentais para a geração de leads. Portanto, é interessante criar landing pages sobre assuntos diversos, sempre com muita qualidade.

Investir em geração de leads para Instagram também é fundamental

A geração de leads por meio do seu site ou anúncio no Google não é suficiente para o seu sucesso no marketing digital. Tendo em vista o alcance das redes sociais nos últimos anos, torna-se essencial investir em captação de leads também para essas redes.

A principal delas? O Instagram, que é a rede social com maior taxa de crescimento e que conta com mais de um bilhão de usuários ativos diariamente. Essa grande vitrine mundial é essencial para que você possa investir em captação de leads e em estratégias de comunicação digital. Por isso, veja as dicas específicas de geração de leads para o Instagram.

Faça posts com boas experiências de clientes passados

Para incentivar o lead a se tornar um cliente, você deve mostrar a ele que essa decisão vale a pena. E é muito mais fácil fazer isso com um exemplo concreto do que com promessas vazias.

Sendo assim, no Instagram, é uma boa ideia fazer posts sobre casos de sucesso da sua empresa. Conte histórias de clientes que foram ajudados significativamente sobre os seus produtos ou serviços. Mas atenção: Sempre certifique-se de que você tem a permissão do cliente antes de fazer a postagem, principalmente se for incluir uma foto da pessoa.

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Use a bio a seu favor

O espaço disponível da bio do Instagram não deve ser ignorado. Ele pode ser usado para divulgar algum link que contribua para o crescimento da sua marca. No caso da geração de leads, um formulário do seu site é uma boa opção para promover nesse veículo.

Colabore com um influenciador da sua área

O Instagram é um terreno fértil para o marketing com influenciadores. Isso porque, hoje em dia, muitas pessoas constroem carreiras postando na plataforma e fazendo parcerias com marcas. Influenciadores têm muitos seguidores fiéis, o que aumenta as suas chances de gerar leads.

Devido a isso, para uma marca, é interessante considerar a possibilidade de fazer uma colaboração ou parceria com um influenciador. No entanto, evite escolher o profissional apenas por conta do número de seguidores. Um número alto não significa que a pessoa possua bons níveis de engajamento.

Assim, ao invés de priorizar o número de seguidores, preste atenção nas interações que as postagens da pessoa recebem. Adicionalmente, foque em influenciadores que atuem na área da sua empresa. Dessa maneira, os seguidores têm mais chance de ter interesse nos produtos ou serviços da sua marca.

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Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas de geração de leads, a melhor opção é contratar uma empresa especializada na área do marketing digital, como uma agência de marketing. Dessa maneira, você pode contar com a ajuda de especialistas do setor para obter os melhores resultados.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada que tem experiência na realização de serviços de marketing online para empresas de qualquer porte.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

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