O que é nicho no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/08/2021
Marketing Digital

Você sabe o que é nicho no marketing digital? Um nicho de mercado é um mercado direcionado e menor com demanda limitada que precisa ser tratada pelo marketing digital. Não é fácil encontrar um nicho, mas é importante para as empresas identificá-lo e capitalizá-lo.

Um dos principais benefícios de ir atrás de um nicho no marketing digital é o aumento do nível de engajamento e das taxas de conversão.

O que é nicho no marketing digital

Fonte: Envato

Como seu alvo é apenas um pequeno grupo, você não precisa se preocupar com o fato de seu conteúdo ficar confuso ou se perder no meio do barulho.

Mas se você ainda não conseguiu entender ao certo o conceito de nicho no marketing digital, não se preocupe. Logo abaixo, explicamos para você o que é nicho no marketing digital e como escolher um de forma assertiva.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

O que é nicho no marketing digital?

Um nicho de mercado é geralmente definido como um grupo ativo de pessoas que concordam sobre algum tópico específico, como condicionamento físico, decoração de casa, jardinagem etc.

Neste caso, na indústria de marketing digital, um nicho de mercado é um subconjunto menor e mais focado do mercado geral. Um nicho de mercado tem uma segmentação demográfica ou psicográfica específica; por exemplo:

  • Jovens adultos de 20 a 24 anos, apaixonados por comida e viagens;

  • Baby boomers que querem se aposentar na Flórida e gostam de jogar golfe como sua principal atividade de lazer;

  • Estudantes universitários de 18 a 22 anos que desejam ganhar dinheiro por meio das redes sociais;

  • Mulheres que procuram um estilo de vida acessível que inclui decoração para casa.

É interessante dizer que os nichos normalmente oferecem uma série de oportunidades aos profissionais de marketing digital. O marketing de nicho não apenas ajuda sua empresa a obter mais clientela, mas também o ajuda a manter sua empresa no topo do setor.

Como se comunicar com as pessoas em seu nicho?

Fonte: Envato

O nicho de mercado não é apenas um segmento de mercado para empresas em geral, mas também uma forma de se conectar com um público que você não encontrará em outras áreas. Do ponto de vista deles, eles estão obtendo algo feito sob medida para eles quando consomem o que você fornece e falam sobre isso online.

Os mercados de nicho são frequentemente encontrados visando interesses e necessidades específicos que não são atendidos por outros segmentos da população.

Como saber identificar o nicho da sua empresa?

O nicho de uma empresa é algo único sobre eles, que os diferencia de outras empresas. É algo que as pessoas estão sempre procurando encontrar em uma empresa e ajuda os novos empresários com sua estratégia de marketing.

A maneira mais fácil de encontrar o seu nicho é perguntar a si mesmo o que sua empresa está vendendo. Quais são as coisas exclusivas que você oferece?

No caso de agências digitais, isso seria principalmente serviços de web design e marketing. Outras opções incluem comércio eletrônico, plataformas digitais ou até mesmo serviços de software.

Como saber identificar o nicho da sua empresa?

Fonte: Envato

Ou seja, para entender o nicho, você precisa saber o que sua empresa deve ser. Por exemplo, se você possui um bar, saber o tipo de eventos que acontecem nos bares é um bom ponto de partida.

O nicho é muito importante porque molda a identidade da empresa e atrai clientes. Se você deseja atrair clientes que buscam determinado tipo de evento ou serviço, certifique-se de que seu nicho tenha algo em comum com essas pessoas.

Como se comunicar com as pessoas em seu nicho?

Cada nicho tem seus próprios tipos de estilos de comunicação. O primeiro passo para aprender mais sobre como as pessoas se comunicam em um nicho específico é aprender o estilo de comunicação de um grupo específico.

Por exemplo, se você tem um tipo de personalidade introvertido, pode ser bom em escrever e-mails curtos e objetivos. Se você é extrovertido, pode ser bom em postar conteúdo em plataformas de mídia social, como Facebook ou Twitter, e interagir com seus seguidores.

O importante é ter entendimento sobre a sua empresa e sobre qual tipo de comunicação é mais assertiva com o seu nicho. A partir daí, é possível ter uma comunicação mais assertiva visando resultados.

Aprenda a como se comunicar com as pessoas em seu nicho

Fonte: Envato

Principais erros que você comete ao escolher um nicho de marketing digital

Os erros listados abaixo são erros que quase todos os profissionais de marketing cometem quando iniciam seus negócios. Eles não entendem como fazer para encontrar um mercado ou nicho para seus negócios porque não estão cientes dos fundamentos da redação ou do marketing em geral.

Isso leva a um início malsucedido, que teria sido evitado se a pessoa tivesse mais conhecimento sobre os princípios básicos antes de iniciar seu empreendimento.

Erro nº 1: escolher um nicho de marketing digital que seja muito amplo para suas habilidades e experiência;

Erro nº 2: ter um foco estreito que não dá a quantidade necessária de exposição;

Erro nº 3: focar demais em palavras-chave em vez de no público-alvo para encontrar seu mercado-alvo.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Principais tendências de nicho de mercado no marketing digital

Como o marketing digital continua a crescer e mudar, as principais tendências de nicho de mercado estão nas indústrias relacionadas à tecnologia.

Prever essas tendências é um processo complicado, mas vendo como essas tendências têm se repetido de forma consistente, é seguro dizer que essa será uma tendência contínua em um futuro previsível.

As principais tendências de nicho de mercado que precisam ser monitoradas são:

  1. Autoatendimento;

  2. Personalização;

  3. Gerenciamento de mídia social;

  4. Marketing de conteúdo.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

Defina o nicho da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

É importante encontrar um nicho que possa ser direcionado e comercializado com eficácia. Isso fará com que sua empresa se destaque da concorrência e o torne mais atraente no mercado.

Uma agência de marketing digital ajuda seus clientes a fazer exatamente isso – direcionar-se a um nicho e fornecer soluções eficazes de marketing digital.

Nós, da Agência IMMA, por exemplo, oferecemos serviços como marketing de conteúdo, marketing de mídia social, otimização de mecanismo de pesquisa, marketing por e-mail, para ajudar a sua empresa a marcar presença online e ter uma comunicação mais direcionada ao nicho específico. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Veja também