Como criar conteúdo informativo com sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/05/2021
Marketing Digital

Como criar conteúdo informativo com sucesso? Na hora de planejar uma estratégia de marketing de conteúdo para uma marca, é fundamental se fazer essa pergunta. Afinal, um dos fatores determinantes para o sucesso desse tipo de estratégia é a qualidade do conteúdo que é compartilhado.

Mas por que o conteúdo precisa ser informativo? A razão para isso é que ele precisa contribuir de forma positiva para o usuário. Ou seja, a pessoa que consome o seu conteúdo deve sentir que ganhou algo com isso – na maioria das vezes, uma informação útil para algum problema que ela estava enfrentando.

Como criar conteúdo informativo com sucesso

Fonte: Freepik

Devido a isso, essa disponibilização gratuita de informação é importante porque, no marketing de relacionamento, ela ganha um caráter transacional. O usuário que é ajudado pelo conteúdo de uma marca tem mais chances de interagir com ela de outras formas, porque ele tem uma primeira impressão positiva da empresa.

Desse modo, a longo prazo, a criação de conteúdo informativo é crucial para a fidelização de clientes para a marca. Torna-se, então, mandatório que a empresa saiba como fazer isso com sucesso. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como criar conteúdo informativo com sucesso com essas dicas

Quando usamos o termo conteúdo informativo, é essencial entender do que estamos falando. Todo conteúdo contém algum tipo de informação. O que determina o seu sucesso é a qualidade e a relevância da informação compartilhada, além da forma como ela é transmitida.

Por isso, obter dicas para criar conteúdo informativo pode ser muito útil. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Pesquise palavras-chave relevantes

O Google pode contribuir para a escolha de temas para a sua estratégia de marketing de conteúdo. Basta utilizar a barra de buscas: Digite um termo geral (como, por exemplo, “marketing online”) e veja quais são as sugestões que aparecem abaixo (como, por exemplo, “marketing online para iniciantes”).

Essas sugestões vão corresponder a buscas comuns associadas àquele tema. Ou seja, dessa forma, você encontra assuntos a respeito dos quais os usuários querem mais informações. Esse é, portanto, um bom ponto de partida para criar conteúdo informativo relevante.

SEO para sites novos

Fonte: Freepik

Fique atento às novidades da sua área

A busca por informação normalmente é associada a novidades ou mudanças de uma determinada área. Por exemplo, se um recurso novo é apresentado em uma rede social, é provável que muitas pessoas pesquisem no Google para obter informações sobre ele.

Isso significa que o desejo por conteúdo informativo pode ser preenchido com conteúdos sobre transformações, inovações do setor de ação da empresa. Dessa maneira, os usuários sentem que estão aprendendo algo de útil com o conteúdo em questão. E, se a novidade for muito recente, pode não haver muita concorrência disponibilizando essas informações, o que é ainda mais benéfico para a empresa.

Existem muitas possibilidades

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Cite fontes

Para dar embasamento ao seu conteúdo, é sempre uma boa ideia citar fontes de pesquisa. Isso mostra ao usuário que você se preocupou em realmente pesquisar e pensar sobre o assunto. Cria-se, então, uma impressão positiva que dá força ao argumento exposto. 

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência de marketing digital

Se você não sabe bem como criar conteúdo informativo com sucesso, a melhor escolha é contar com a ajuda de uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital. E a Agência IMMA é uma excelente opção.

A IMMA conta com uma equipe altamente qualificada que oferece o serviço da produção de conteúdo para qualquer tipo de empresa. O conteúdo produzido é de qualidade e contém informações pertinentes para o público-alvo do cliente.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

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