Google anuncia mudanças no Google Business

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/06/2021
Marketing Digital

Na última semana, Google anunciou novas mudanças no Google Business. É claro, com todas as atualizações e melhorias promovidas pelas redes sociais nos últimos meses, o Google não poderia ficar de fora e, assim, informou novas ferramentas para facilitar a navegação e a exibição dos produtos da empresa no Google Business.

Se antes o Facebook divulgou o surgimento das estrelas há pouco tempo, o aparecimento de novas formas de monetização no Instagram e o aparecimento de anúncios no Reels. O WhatsApp decidiu aprimorar sua plataforma com a aceleração de áudios e a ferramenta de pagamento via aplicativo.

Google anuncia mudanças no Google Business

Fonte: Freepik

Além disso, YouTube e Twitter não ficaram de fora, com o surgimento do Shorts na plataforma de vídeos e uma nova assinatura na rede social do famoso pássaro azul.

Mas quais são, de fato, as novidades que o Google deseja implementar na sua plataforma Business? Como isso vai impactar as empresas que estão na plataforma? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Quer saber mais? Então confira no conteúdo abaixo.

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Google anuncia mudanças no Google Business

As principais novidades dessa nova atualização do Google Business são as novas opções simplificadas que ajuda a melhorar o perfil das empresas no Google Business. Essas alterações incluem novas listas de serviços, opções de reserva e um processo simplificado de digitalização no catálogo de produtos. Tudo isso buscando ajudar a maximizar a descoberta nas ferramentas de compras do Google.

Segundo o Google, agora é possível adicionar detalhes como: informações de contato e horário de funcionamento. Além disso, é possível criar postagens para compartilhar atualizações, como ofertas especiais ou novas ofertas, tudo isso direto da Pesquisa do Google.

Google anuncia mudanças no Google Business

Fonte: Google

Ou seja, essa nova atualização mostra que o Google adicionou um novo processo para empresas baseadas em serviços, na qual ela adiciona esse novos serviços diretamente de sua lista de Pesquisa e Mapas, oque torna mais fácil mostrar o que sua empresa oferece no Google.

“A partir da próxima semana, você também poderá criar postagens sobre os próximos eventos, incluindo quando e onde eles acontecerão – se você está dando uma festa de reabertura ou hospedando uma degustação online”, informa o Google em anúncio oficial na sua plataforma de artigos.

Como o Google explica, para fazer essas atualizações no perfil da sua marca, é preciso fazer o login na conta do Google associada à empresa. Depois, é necessário digitar o nome da sua empresa ou “minha empresa” na pesquisa, você também pode tocar na imagem do seu perfil seguida por ‘Perfil da sua empresa’ no Maps.

As mudanças na prática

Na prática, essa nova mudança facilita você a identificar o segmento da sua empresa na pesquisa do Google e categorizar bem os produtos e serviços que oferece. Assim, fica mais fácil você atingir o público que deseja e, ao mesmo tempo, o público tem acesso mais assertivo ao serviço que ele quer consumir.

“Se sua empresa oferece serviços locais – como construção, conserto de automóveis ou cabeleireiro – agora você pode usar o menu ‘Editar perfil’ na Pesquisa para atualizar facilmente os serviços que oferece e, se aplicável, as áreas locais que você atende”, informa o Google.

O anúncio ainda cita novidades específicas para variadas áreas. Um grande exemplo são empresas do ramo de Beleza e Cuidados Pessoais. Neste segmento, o empreendedor por mostrar suas especialidades como extensões de cílios, tranças em caixa, cabelos cacheados, entre outros.

Google anuncia novidades para o Business

Fonte: Google

No caso de quem tem uma empresa do ramo alimentício e trabalha com um dos parceiros do Reservar com o Google, agora poderá habilitar reservas on-line por meio do perfil da empresa. Depois de se inscrever com um parceiro do Reservar com o Google, será possível ver quantas reservas os clientes fizeram com a empresa diretamente no Google.

“Agora você pode adicionar itens de menu ao perfil da sua empresa na Pesquisa e no Maps. Basta adicionar e editar todo o seu menu ou pratos em destaque por meio do menu “Editar Perfil” na Pesquisa. Esses novos pontos de entrada ajudam as empresas de alimentos a atualizar suas informações e interagir com os clientes diretamente dos aplicativos que eles já usam – Pesquisa e Mapas”, explica o Google.

Outra novidade super interessante e a possibilidade de aceitar pedidos feitos diretamente pelo Google, o que simboliza uma ferramenta de peso que ajudará no crescimento das empresas com o aumento exponencial de vendas. Isso porque a experiência de compra tende a ser muito mais simples, fácil e rápida.

Google Business para Restaurantes

Fonte: Google

Essa mudança vem justamente no momento em que os pedidos de comida no Google aumentaram mais de 230% desde o ano passado graças a um aumento na demanda. Por isso, e pensando justamente na melhora da plataforma e na necessidade dos usuários, o Google decidiu implementar as novidades.

“Para ajudar a lidar com a demanda, o Order with Google permite que as empresas do setor alimentício aceitem pedidos de comida para viagem e entrega diretamente por meio do Perfil da empresa na Pesquisa Google e no Maps. Isso torna mais fácil para você alcançar novos clientes e transformar pesquisas no Google em pedidos”, concluiu a empresa em seu anúncio.

As novidades também contemplam facilidades maiores para os consumidores, o Google não está pensando só nos seus usuários, mas sim no que faz com que eles estejam na plataforma: os clientes.

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Dessa maneira, a atualização ajuda os clientes a encontrarem os produtos que sua empresa vende de maneira muito mais rápida e assertiva, o que promove um crescimento ainda maior da empresa, se tornando o Google Business um grande potencial de investimento para as empresas.

Essa nova função foi criada, também, pensando nas pesquisas reveladoras da plataforma. De acordo com o Google, as pesquisas do Google por “quem tem” + “em estoque” cresceram mais de 8.000% ano após ano.

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