YouTube Shorts disponível no Brasil: Entenda como funciona a ferramenta

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/06/2021
Marketing Digital

Nesta segunda-feira, (07/06) o YouTube anunciou o lançamento da sua mais nova ferramenta no Brasil, o YouTube Shorts. Essa novidade é uma forma de o YouTube conter o crescimento dos aplicativos rivais, tais como TikTok e Instagram, que agora, com o Reels, também permite a criação de vídeos curtos da mesma maneira.

Essa medida tomada pela plataforma é uma clara tentativa de reinvenção e busca por novos usuários, além de conter a migração de views do YouTube para os demais aplicativos que focam neste tipo de conteúdo.

Mas como, de fato, funciona o YouTube Shorts e quais são as principais características dessa nova ferramenta? É sobre isso que falaremos neste nosso mais novo artigo. Quer saber mais? Então não perca o conteúdo abaixo e entenda tudo sobre essa novidade divulgada pelo YouTube.

Shorts YouTube

Fonte: Divulgação/YouTube

YouTube e a concorrência

Assim, como seus concorrentes, o YouTube Shorts nada mais é do que uma nova forma de consumir conteúdos no YouTube. A ideia de criar esta ferramenta veio graças ao grande sucesso que estão fazendo o TikTok e o Instagram Reels, que têm as mesmas características.

Ao navegar pelo YouTube, é notório o impacto que a ascensão dessas plataformas causaram na comunidade do YouTube. Grandes criadores de conteúdo da plataforma, por exemplo, reclamam da perda de visualização graças ao crescimento do TikTok.

Para termos ideia da ascensão deste tipo de conteúdo rápido e objetivo, o TikTok ganhou o título de aplicativo mais baixado no mundo no primeiro semestre de 2021. De acordo com dados do App Annie, que trabalha na com dados e análise móvel, a plataforma alcançou a marca de 961 milhões de instalações no mundo. Isso pode ser interpretado como um reflexo inconsciente da busca cada vez maior por conteúdos curtos, objetivos e que demandam menos tempo de interação.

Além do medo de perder usuários, o YouTube também trabalha para evitar a migração de seus criadores de conteúdo. Isso porque, a criação de conteúdo no YouTube chegou a um patamar profissional, no qual os criadores contam, na maioria das vezes, como uma equipe qualificada para criar vídeos relevantes, interativos e bem montados.

Com o advento do TikTok, criar se tornou ainda mais simples e o número de visualização ainda maior. Este tipo de dado pode acabar fazendo com que YouTubers migrem para o TikTok, já que o retorno pode, muitas vezes, acabar sendo melhor.

YouTube Shorts como funciona

Fonte: Divulgação/YouTube

Como funciona o YouTube Shorts?

Foi justamente pensando em dar um retorno positivo aos seus criadores e usuários que o YouTube lançou essa novidade, que promete ser a solução ideal contra os demais aplicativos. É uma forma de renovação e reinvenção muito bem pensada pela equipe técnica do YouTube.

Podemos dizer que os Shorts são bem simples, apenas vídeos curtos com até 60 segundos e gravados com a câmera na vertical. É uma nova maneira de explorar a criação de conteúdos e captar ainda mais inscritos.

Essa ferramenta já havia sido anunciada e lançada em uma versão beta inicial para os Estados Unidos e a Índia e só agora foi, de fato, liberado para a comunidade brasileira. De acordo com o YouTube, essa versão de teste chegou a mais de 6,5 bilhões de visualizações diárias em todo o mundo, o que garante que será uma competição acirrada por visualização.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Agora, além de encontrar a prateleira de Shorts, o usuário poderá utilizar a câmera do YouTube, que é a ferramenta para criar vídeos curtos de maneira rápida e engraçada. O YouTube ainda informou que planeja introduzir novos recursos à medida que continua a construir essa experiência ao lado de criadores e artistas.

Para tornar a ferramenta ainda mais atrativa e explorar a criatividade dos criadores, a plataforma ainda anunciou quais são as principais ferramentas dentro do YouTube Shorts. A seguir, então, falaremos um pouco sobre cada uma delas:

  • Adicionar texto em pontos específicos;
  • Adicionar automaticamente legendas;
  • Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera;
  • Usar vídeos da galeria do seu telefone;
  • Adicionar filtros para corrigir a cor de seus Shorts.
Entenda mais sobre o YouTube Shorts

Fonte: Divulgação/YouTube

Além de todas essas novidades ,o YouTube também lançou um recurso que permite utilizar trechos de áudio de vídeos na plataforma para criar os Shorts, dando uma infinidade de opções e materiais disponíveis para uso. Com isso, você pode expandir ainda mais sua capacidade de criação de conteúdo inovando em formatos e tipos, dando seu próprio toque criativo.

A partir de agora, os Shorts poderão ser visualizados na home principal do YouTube e você poderá abrir os vídeos em tela cheia e interagir com eles nos botões de “Gostei”, “Não Gostei”, “Compartilhar” e “Comentar”. Toda essa mudança proporcionada pelo YouTube é mais uma forma de dar opções ainda maiores de criação de conteúdo.

Isso, além de chamar ainda mais usuários para o YouTube, também é responsável por tornar plataforma mais atrativa para investidores que, entrando nela, podem fazer com que os canais se profissionalizem ainda mais graças ao investimento externo.

Veja o YouTube Shorts

Fonte: Divulgação/YouTube

Por isso, é fundamental fazer como o YouTube. Estar atento às novidades, entender o seu erro e as tendência e se remodelar de acordo com essas tendências de mercado. Se hoje o mercado de entretenimento pede por vídeos curtos e com pouco trabalho de edição, é isso que o YouTube pode te oferecer.

O mais importante nisso tudo é que ele oferece essa novidade sem perder suas características tão marcantes e sem afastar os criadores que não querem entrar na tendência. Remodelagem, criatividade, personalidade e estudo do mercado, é isso que faz do YouTube o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google, e a maior fonte de entretenimento atual.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Nós já fiemos um artigo especial sobre o crescimento do YouTube e explicamos todos os motivos que te levam a anunciar na plataforma: visibilidade, credibilidade e alcance. São essas as chaves que tornam o YouTube uma potência para criadores e anunciantes, garantindo a longevidade da plataforma.

E você, está ansioso para saber quais serão os resultados práticos do YouTube Shorts? Nós, como agência de marketing digital, estamos aqui sempre ligados com as novidades do mercado e da criação de conteúdo por toda a Internet.

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