Monetização no Instagram? Está próximo de ser possível

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/03/2021
Gestão de Mídias Sociais

Você sabe que será possível fazer monetização no Instagram? Que o Instagram é uma das principais redes sociais para a criação de conteúdo, todos já sabemos. A rede social conta com 1 bilhão de usuários ativos diariamente e está se tornando unanimidade no mundo. No entanto, uma das questões negativas da plataforma é, justamente, a não possibilidade de ganhar dinheiro de maneira direta.

Para isso, o criador de conteúdo precisa se afiliar a uma empresa e ganhar dinheiro usando o Instagram com base no seu alcance e resultado. Mesmo assim, o valor ganho só ocorre por meios fora da rede social. Isso é um dos pontos negativos que impedem que o Instagram tenha ainda mais criadores de conteúdo.

Monetização no Instagram? Está próximo de ser possível

Monetização no Instagram? Está próximo de ser possível

Apesar de tudo, este problema está prestes a acabar. De acordo com o Canal Tech, o Instagram está estudando a efetivação de um programa de monetização dentro da plataforma. Isso fará com que os criadores de conteúdo possam receber diretamente pela rede social, sem precisar fazer uso de terceiros para resgatar seus ganhos.

Além disso, essa atitude tomada pela plataforma é essencial para incentivar ainda mais a geração de novos criadores de conteúdo e para atrair os criadores de outras redes para o próprio Instagram. Até então, a única rede com este tipo de monetização é o Youtube. O Facebook também está dando seus primeiros passos nesta ideia.

Ao que tudo indica, no Instagram, a monetização será feita pelo modelo de Marketing de Afiliados. Hoje, esta prática é feita por meio de parcerias entre empresas e criadores nas quais os criadores divulgam as marcas e recebem de acordo com o conteúdo feito.

Instagram para empresas

Dessa vez, o programa permitirá que usuários monetizem seu conteúdo diretamente na rede social. Essa é uma novidade muito esperada com quem trabalho com conteúdos. Este novo modelo, muito parecido com o Youtube, fará com que os produtores sejam remunerados diretamente na plataforma com base na audiência e engajamento do conteúdo, seja por Feed ou Storie.

É importante destacar, ainda, que este programa está em fase de estudos e, ao que parece, não será liberada para todos de uma hora para outra, sendo aplicada aos poucos. Vale destacar que a ideia do Instagram, incialmente, é liberar somente para os perfis que se enquadram na política de monetização de parceiros da plataforma. Quais são os critérios? Ainda não existem dados divulgados.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Uma ótima oportunidade para criadores e empresas

Essa mudança é uma oportunidade incrível para criadores de conteúdo e empresas, uma vez que incentiva ainda mais a produção de conteúdo no Instagram. A tendência, com isso, é que surjam novas formas de se comunicar na plataforma, demandando ainda mais atenção por parte das empresas.

Além disso, falando diretamente para as marcas, essa novidade do Instagram permite que as empresas possam ter ainda mais alcance, sendo a parceria com criadores uma das principais formas de se destacar no marketing digital.

Por isso, é importante que você fique sempre atento às novidades que aparecem na mídia. Ter sucesso no marketing digital depende muito da atualização diária da empresa e da comunicação.

Instagram para negócios

Descubra quais são as 4 principais táticas para promover o seu conteúdo na internet

O alcance é a chave para o sucesso de um conteúdo na internet. Isso porque de nada adianta um conteúdo ser de alta qualidade se as pessoas não puderem encontrá-lo com facilidade. Afinal, nesse caso, ninguém vai consumi-lo e aproveitar as suas informações.

Sendo assim, para quem quer investir em marketing de conteúdo, é fundamental pensar em formas de promover o conteúdo na internet. Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos citar algumas das principais delas. Confira!

Crie uma presença nas redes sociais

O marketing de conteúdo é ideal para plataformas específicas na internet. Essas plataformas são as redes sociais. Espaços como o Instagram, o Facebook e o Twitter são feitos para o compartilhamento de conteúdos, que criam e fomentam discussões nos sites. Assim, esses são os locais perfeitos para promover o conteúdo que você cria.

Essa promoção pode ser feita de diversas formas. Apenas ter um perfil nas redes sociais, por exemplo, já pode ser de grande ajuda: você pode postar links para o seu conteúdo e, com isso, aumentar o alcance que ele teria naturalmente.

Além disso, também é possível divulgar o seu conteúdo através de grupos ou hashtags. Esse tipo de recurso é feito para que pessoas interessadas em um determinado assunto possam pesquisar sobre ele com mais facilidade. Desse modo, vale a pena tirar vantagem dessas ferramentas.

Como ser influenciador digital no Instagram

Faça um link patrocinado

Um link patrocinado é um tipo de anúncio que você pode fazer no Google com um determinado investimento. Ele cria um link para a página promovida, fazendo com que ela ocupe um local de destaque nas páginas de resultados de busca.

Essa é uma ótima tática para trazer mais atenção para algum conteúdo específico. No entanto, essa ferramenta é temporária. Ela deve ser utilizada sempre como parte de uma estratégia maior e mais aprofundada.

Stories do Instagram no seu negócio

Combine o texto com o visual

A internet é um espaço onde a comunicação que predomina é a comunicação visual. Isso vale para mecanismos de busca como o Google, por exemplo, que possui um serviço de buscas especificamente voltado para imagens.

Devido a isso, para promover um conteúdo específico, é interessante combinar o texto com algum elemento visual. Dessa forma, um usuário poderá encontrar o conteúdo tanto através das buscas típicas do Google como através das buscas por imagens. Isso aumenta as chances de um público novo entrar em contato com o conteúdo produzido.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa conhecer mais táticas para promover o seu conteúdo na internet e sobre monetização no Instagram, o ideal é contratar uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. Uma agência com uma equipe qualificada, como, por exemplo, a Agência IMMA, pode fazer toda a diferença na promoção do seu conteúdo. Esse pode ser o impulso que a sua estratégia precisa.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também