Como ser influenciador digital no Instagram

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/12/2020
Gestão de Mídias Sociais | Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

A profissão de influenciador digital tem crescido exponencialmente nos últimos 5 anos. Esse é um dos resultados do crescente uso das redes sociais e de todo o poder de publicidade e influência dessas redes sobre a vida das pessoas.

Entre as redes sociais mais utilizadas, temos o Instagram na sexta colocação, tendo a perspectiva de subir ainda mais no ranking. De acordo com dados do relatório Digital in 2019, do site We Are Social, o Instagram conta com 1 bilhão de usuários, estando atrás do Facebook, Youtube, WhatsApp, Messenger e Wechat.

Com toda essa gama de poder digital que os influenciadores têm, cerca de 80% do tráfego na internet tem alguma relação com influenciadores digitais, seja direta ou indiretamente. Tendo em vista todo o poder da plataforma, veja, neste nosso artigo especial, como se tornar um influenciador digital no Instagram e aproveite o crescimento da plataforma para melhorar a sua marca.

Como ser influenciador digital no Instagram

O que é um influenciador digital?

O influenciador digital nada mais é do que uma pessoa responsável por formar opiniões a fim de influenciar seus seguidores por meio da criação de conteúdos. No caso do Instagram, é comum vermos influenciadores digitais fazendo promoção de produtos e cosméticos usando as ferramentas de stories, feed ou IGTV.

Dessa forma, podemos descrever um influenciador de maneira mais prática, sendo uma pessoa capaz de influenciar, por meio do marketing de conteúdo, a maneira que seus seguidores pensam a respeito de determinados conceitos, produtos ou serviços.

Os influenciadores podem se encaixar no conceito de subcelebridade. Na verdade, esta pode ser uma evolução deste conceito, que significa uma pessoa totalmente anônima que ganhou relevância na plataforma e começou a juntar seguidores fiéis. Isso, é claro, passa por um grande trabalho de produção de conteúdo.

Podemos dizer que os influenciadores estão crescendo tanto que não são, exatamente, subcelebridades, já que até mesmo quem já é famoso e considerado celebridade atua como um influenciador no Instagram. Muitos deles gostam de influenciar no que tange ao estilo de vida, por exemplo.

Saiba como ser influenciador digital no Instagram

Primeiro, é fundamental ter muita paciência e ter em mente que um trabalho de marketing nas redes sociais não gera resultados de um dia para o outro, principalmente quem começou do zero.

Apesar de começar como uma espécie de hobby, a profissão de influenciador digital precisa ser levada a sério e, a partir do momento em que começa a gerar renda, é fundamental que você se dedique totalmente nesta atividade.

Neste início, é recomendado que se tenha consistência nas publicações e manter-se engajado com as tendências relacionadas ao seu segmento de atuação. Veja as hashtags mais utilizadas, crie conteúdo em cima delas, navegue pelos assuntos mais comentados com muita criatividade e elegância.

Entenda como ser influenciador digital no Instagram?

A grande dificuldade, neste sentido, não é descobrir como ser um influenciador digital no Instagram, mas sim conseguir manter a plataforma na ativa de maneira correta e bem integrada. Mesmo que não seja muito complicado mexer na plataforma, existem alguns passos interessantes a serem seguidos para quem deseja se tornar um influenciador no Instagram, podemos destacar:

  • Seja verdadeiro com os seus seguidores, não mostrando sua vida como ela não é;
  • Faça seu planejamento de produção e divulgação de conteúdo de uma maneira direcionada, entendendo quem é o seu público-alvo e quais as necessidades do seu nicho;
  • Faça uso das ferramentas adequadas disponíveis no Instagram, lembrando que cada uma tem uma funcionalidade diferente.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Vale destacar que você só poderá ser conhecido como um influenciador, de fato, quando chegar a um determinado número de seguidores e de acordo com o seu alcance. Mesmo assim, essa métrica é diferente para cada nicho e localidade, já que alguns segmentos tendem a ter menos leads do que outros.

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Dessa forma, as empresas tendem a filtrar melhor cada influenciador antes de escolher alguém para patrocinar. Isso porque, quando uma marca faz uma campanha junto a um influenciador, ela liga, automaticamente, sua imagem a ele.

Por isso, alguns pontos são destacados pelas empresas como, por exemplo: a identificação do influenciador com a marca, o nicho de atuação que ele atinge, como ele é visto pela sociedade e se tem algum histórico negativo. Isso para evitar repercussões ruins para a empresa.

Quanto ganha um influenciador digital?

Apesar de existirem tabelas de preços que simulam os ganhos de um influenciador digital no Instagram, não é tão simples apontar um valor ao certo, por exemplo. Até porque, cada influenciador cobra um preço específico para uma campanha, dependendo do seu próprio alcance e engajamento gerado em campanhas anteriores.

Por consequência, os valores acabam não sendo fixos, já que depende de quanto é o engajamento gerado pelo influenciador e quantas pessoas são alcançadas por ele. Só assim é possível medir o sucesso de uma campanha junto a um influenciador digital.

Mesmo assim, algumas pessoas conseguem levantar um valor médio de ganhos de grandes influenciadores em campanhas realizadas. Apesar de ser um levantamento não oficial, serve para dar uma ideia de valores.

Quanto ganha um influenciador digital?

Dessa forma, o levantamentos indicam que um pequeno influenciador (dos EUA) costuma cobrar de US $100 a US $500 por postagem. Esses valores estão tão distantes porque depende, justamente, dos resultados da campanha, para que a empresa possa ter lucroNo caso um médio influenciador (que tenha mais de 100 mil seguidores), ele pode receber entre R$5 mil e R$10 mil por anúncio patrocinado, mas claro, depende muito do alcance do mesmo.

Vendo pelo lado de vista da empresa, ela precisa ter este levantamento de engajamento e alcance do influenciador para que possa medir o lucro que terá e quanto se o valor pedido é justo. O marketing de influenciadores no Instagram tende a ser bem eficaz, já que os empresários estão aumentando os investimentos nos influenciadores.

Posts envolventes no Instagram

Esse aumento no investimento em influenciadores digitais no Instagram pode ser justificado após uma pesquisa encomendada pelo Facebook no ano de 2018. Segundo a pesquisa, 68% dos usuários entram no Instagram para interagir e engajar-se com os influenciadores digitais. Além disso, de acordo com o relatório do “State of Influencer Marketing” de 2019, 68% das marcas se disponibilizaram a investir até US$500 mil no marketing com influenciadores.

O engajamento é fundamental para aumentar o número de vezes que você aparece no feed dos usuários, para promover os produtos das empresas com mais facilidade e assertividade e para ajudar a captar mais leads.

O que fazer para se tornar um influenciador digital no Instagram?

Ter relevância é fundamental

Como esta é uma profissão que está em alta, é muito comum ver pessoas se auto intitulando influenciadores digitais ou, até mesmo, comprando seguidores para ter, aparentemente, alcance o suficiente para fechar patrocínio com uma empresa.

Comprar seguidores no Instagram para parecer um grande influenciador pode acabar com a sua reputação na plataforma e, além disso, o seu número de seguidores serve como alarme falso de engajamento, já que eles não irão se traduzir em interação e engajamento reais.

Campanha Patrocinada no Instagram

Fonte: Instagram/@fred

Ter engajamento genuíno entre influenciador e seguidores é o papel principal que uma empresa busca em um influenciador. Além disso, as empresas têm apoio total da plataforma, que sempre busca cancelar contas robôs, que geram o engajamento falso. Sendo assim, quem compra seguidores está fadado ao esquecimento.

Quem investe em seguidores verdadeiros e busca fazer um trabalho sério na plataforma, tem cada vez mais relevância e, consequentemente, mais chances de conseguir fechar com alguma empresa. Antes, para isso, é fundamental entender quem são seus seguidores para saber negociar, ter ideia de quem será atingido e ter ideia do seu nicho de atuação.

Exemplo de campanha patrocinada no Instagram

Fonte: Instagram/@brunamarquezine

Quando uma empresa se une a um influenciador bem renomado e com relevância no segmento, ela aumenta o alcance da marca, atingindo os seguidores deste influenciador de maneira assertiva e bem colocada.

Além disso, ajuda a fortalecer o prestígio da marca, tendo em vista que uma boa parceria aumenta o prestígio e a credibilidade, tanto da marca quanto do influenciador. Mas, para isso, é preciso que ambos tenham relevância e um bom histórico com o público, fugindo de notícias negativas.

Invista em marketing de conteúdo

Com um ambiente digital cada vez mais conturbado e concorrido, as empresas e influenciadores que investirem em marketing de conteúdo e um material de qualidade tendem a ser mais chamativos e se destacar no mercado.

Muitas pequenas empresas e jovens influenciadores justificam a baixa de resultados falando sobre grandes empresas que, por terem mais recursos, acabam aparecendo mais. No entanto, é importante entender que o marketing de conteúdo é para todos e que, independente da empresa, quem tem conteúdo mais relevante acaba se destacando.

Invista em marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Dessa forma, torna-se fundamental investir em profissionais que possam montar conteúdos de qualidade e bem chamativos. Algumas dicas para isso podem ser compartilhadas, como, por exemplo, entender bem as pessoas que você se comunica. Com isso, é possível analisar quais são as necessidades e desejos desse público e quais conteúdos são mais relevantes.

Outra dica importante é investir em conteúdos em diversos formatos, e isso é plenamente possível no Instagram, tendo em vista que a rede social tem inúmeras ferramentas. Dessa forma, você pode fazer uso do seu feed, stories, IGTV ou Reels da plataforma.

Como melhorar o seu conteúdo para redes sociais

Vale destacar que cada ferramenta demanda uma forma de comunicação diferente, portanto, a estratégia de comunicação deve ser variada para que seja mais assertiva e objetiva de acordo com as métricas e os resultados esperados.

Por mais que existam muitos resultados positivos para quem investe em marketing de conteúdo, essa não é uma prática muito comum no mercado, tendo poucas empresas se destacando. Dessa forma, a gente consegue identificar que poucas empresas, de fato, investem em profissionais qualificados para a produção de conteúdo na internet, principalmente no Instagram.

Comunicação visual é essencial

O investimento em designer gráfico também é fundamental para que o profissional possa, primeiramente, criar uma identidade visual para as suas postagens e, a partir disso, tentar ganhar um espaço na memória do seguidor. Ou seja, você pode fazer com que as suas artes sejam reconhecidas só pelo layout.

Assim, você pode abrir espaço para que as pessoas não esqueçam quem você é e, criando uma identidade visual, você também cria uma própria identidade para o seu Instagram, e isso é essencial para quem quer ser um influenciador digital no Instagram.

Comunicação visual é essencial

Fonte: Freepik

Estude bem seus seguidores

Estudar seus seguidores é fundamental para se tornar um influenciador digital no Instagram. Essa ideai segue o conceito de entender o seu segmento de mercado para poder identificar como se comunicar de maneira correta.

Com a análise dos seus seguidores feita, é possível entender quais formatos eles mais gostam de interagir, quais postagens eles mais engajaram e qual é a melhor forma de comunicação para que você trace estratégias bem assertivas.

Patrocínio no Instagram

Fonte: Instagram/@marcinho11

Dessa forma, é essencial fazer uma análise dos seus seguidores, mas ,antes, entender como sua marca (ou seu perfil) deve se posicionar. Ou seja, é preciso entender, antes, quem você é e quem você quer atingir para, depois, começar a entender essas pessoas que você atinge.

Tenho uma empresa e não sei como escolher um influenciador

É claro que o influenciador perfeito para o seu negócio vai depender do nicho que você quer atingir e de alguns fatores numéricos relacionados ao engajamento e alcance desses influenciadores, sendo o primeiro deles o número de seguidores.

Um fator interessante a se levar em consideração é o tamanho do influenciador. Se você não quer uma campanha muito grande ou não tem muito dinheiro para investir nessa área, fazer parceria com pequenos influenciadores é uma boa, mas é importante entender que o engajamento não será dos maiores.

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O número de seguidores é o primeiro dado, geralmente, que as empresas costumam olhar em um influenciador. No entanto, é preciso tomar cuidado e ver a sua reputação na plataforma, pois esses seguidores podem ser comprados ou robôs, o que dá uma falsa ilusão de bom engajamento.

Dessa forma, é importante ver como as pessoas engajam com o influenciador, quantos comentários ele recebe em suas postagens e qual é a taxa de curtida média do mesmo. Assim, é possível ver, em números, se seu engajamento é positivo ou não.

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Fonte: Freepik

Tendo em mãos a análise de nicho do influenciador e seu poder de alcance, é possível identificar se ele é ou não ideal para você, abrindo espaço para negociações e para traçar estratégias de campanha de marketing digital.

Outro grande cuidado é ver se este influenciador já tem alguma parceria com outra empresa que esteja próximo ou no seu mesmo ramo de atuação. Isso pode ser um problema e pode causar, até mesmo, um desentendimento no mercado.

O impacto dos influenciadores no Instagram

De acordo com uma pesquisa do Google de 2016, 70% dos jovens confiam muito mais nos influenciadores digitais do que nas celebridades tradicionais. Isso mostra o tamanho do impacto que os influenciadores têm nos dias de hoje.

Esse impacto também pode ser levantado pelas empresas. Por exemplo, leva-se em consideração se a campanha junto ao influenciador ajudou a colher os resultados esperados ou não. Além disso, uma campanha com influenciadores ajuda a entender as métricas de precificação da plataforma e a compreender como fazer os devidos reajustes se suas expectativas não foram muito bem como esperado.

O impacto dos influenciadores digitais no Instagram

De acordo com uma pesquisa da Nielsen Company, empresa global de informação, dados e medição, 90% dos clientes atendem a recomendação de outras pessoas na decisão de comprar (ou não) um produto.

O estudo Influenciadores Digitais, da Qualibest (2018), apontou que 86% dos seguidores confirmaram que descobriram produtos por meio dos influenciadores digitais. Além disso, 55% pesquisam a opinião de um influenciador antes de finalizar uma compra.

O levantamento da mesma empresa, intitulado “O poder dos influenciadores digitais”, acrescenta que 71% das pessoas seguem algum influenciador digital.  Os influenciadores são a segunda fonte de informação decisiva na tomada de decisão para a compra de um produto (49% dos respondentes), perdendo apenas para amigos ou parentes.

Impacto do Instagram no marketing digital

Fonte: Freepik

Para realizar o estudo, o Instituto QualiBest convidou 4.283 internautas brasileiros que acessam as mídias sociais. Entre os entrevistados estavam homens e mulheres com mais de 18 anos e que pertenciam às classes A, B e C de todas as regiões do país.

Além disso, a pesquisa perguntou aos internautas se algum deles já comprou algum produto por intermédio da indicação de um influenciador digital. O resultado? Cerca de 73% das pessoas falaram que sim.

Outro dado importante a respeito da relevância do influenciador digital no Instagram foi levantado pela Business Insider. Segundo a pesquisa, influenciadores digitais conseguem um engajamento de até 5,7% nas suas postagens do Instagram. Este número pode parecer pouco, mas é enorme perto dos 2% que as próprias empresas conseguem.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Torne-se um influenciador com a ajuda de uma agência especializada

Por se tratar de uma profissão que depende inteiramente de marketing digital e produção de conteúdo, é fundamental contar com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja ter sucesso e se tornar um influenciador digital no Instagram.

Nós contamos com profissionais especializados em marketing de conteúdo, gestão de redes sociais e Inbound Marketing para fazer com que você ganhe visibilidade, se comunique com assertividade e alcance ainda mais sucesso no Instagram. Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.

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