7 dicas para otimização do Google AdWords

Criado em 2000, o Google AdWords é um poderoso serviço de publicidade online utilizado por empresas de todo o mundo. Conhecido pelo serviço de PPC (pay per click), ou links patrocinados, o AdWords é uma ferramenta não apenas ferozmente competitiva, mas também que pode parecer assustadora para muitos usuários. A Agência IMMA, especializada em marketing digital, separou algumas dicas para otimização do Google AdWords

7 Dicas para Otimização do Google AdWords

Confira estas 7 dicas para otimização do Google AdWords

  1. Tenha um objetivo claro

Tal como acontece com qualquer campanha publicitária, você só será bem sucedido se tiver um objetivo claramente definido. Você não deve anunciar nada se não houver um objetivo muito bem delineado. Isso acabará desperdiçando tempo e dinheiro da sua empresa.

Você está querendo aumentar a notoriedade da marca? Quer aumentar o número de visitantes do seu site? Uma boa otimização do Google AdWords pode ajudá-lo a fazer todas essas coisas. Mas, antes de sair se anunciando de qualquer jeito, determine o que você quer da campanha e como você vai medir a sua eficácia.

7 Dicas para Otimização do Google AdWords

  1. Escolha uma rede para executar sua campanha

Com o Google AdWords, existem dois tipos de redes: pesquisa e display. Os anúncios inseridos na rede de pesquisa alcançam as pessoas quando elas já estão pesquisando produtos ou serviços específicos. O anúncio aparece na página como resultado de uma consulta por palavra-chave. A rede de pesquisa do Google inclui ele próprio e seus parceiros, como a AOL Search, Ask.com e Netscape.

Já a rede de display do Google AdWords coloca seu anúncio em milhares de sites afiliados fora da pesquisa do Google. Essa ação permite que você se conecte com o cliente através de uma variedade de formatos de anúncio. Esses anúncios aparecem em mais de dois milhões de sites.

A pesquisa e o display são muito diferentes entre si, assim como a forma como você escreve anúncios, seleciona palavras-chave e define lances para os dois. Uma alternativa é desenvolver duas campanhas separadas, uma para cada rede. A execução simultânea de duas campanhas dá a oportunidade de ver qual funciona melhor e de ajustar individualmente os gastos de acordo com o desempenho da campanha.

Dicas para Otimização de Campanhas no Google AdWords

  1. Use palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas permitem excluir os termos de pesquisa da sua campanha. E é tão importante escolher o que atingir quanto o que não atingir. Palavras-chave negativas permitem que você faça isso. Pense no seu negócio e quais termos de pesquisa podem gerar resultados falsos e os transforme em suas palavras-chave negativas para aprimorar ainda mais sua publicidade. Essa é uma ótima dica para otimização do Google AdWords.

  1. Cuidado com posicionamentos errados

Gerencie cuidadosamente a veiculação de suas peças e esteja atento para investigar o local da entrega do seu anúncio. Use um relatório de veiculação para ver em quais páginas da web seus anúncios são exibidos, além de saber mais sobre dados sobre impressões, cliques e conversões. Um anúncio mal posicionado pode acabar com a reputação de qualquer empresa.

  1. Estruture suas palavras-chave

Em muitos casos, uma empresa cria uma campanha e a preenche com todas as suas palavras-chave. Essa ação torna a peça, essencialmente, uma combinação ampla ao invés de uma campanha direcionada a um segmento de clientes específicos. Os consumidores que veem o anúncio o consideram irrelevante e o ignoram, resultando em dinheiro perdido e ROI ruim para a sua campanha.

Uma prática melhor é agrupar palavras-chave em grupos fortemente relacionados. Assim, se você está vendendo roupas, deverá separar blusas de calças e acessórios em geral. Você pode até querer restringi-la ainda mais, agrupando palavras-chave associadas a estilos, cores, etc. Isso torna seus anúncios mais segmentados e específicos, o que o leva a atingir melhor o público-alvo.

Campanhas no google adwords

 

  1. Utilize o acompanhamento de conversões

Se você está colocando todo esse esforço em otimizar suas campanhas de publicidade, você quer ter certeza de que está vendo os resultados, certo? Por isso é importante ter o acompanhamento de conversões. Para um monte de empresas, uma conversão não significa, necessariamente, uma compra. Pode ser uma inscrição, um clique, acesso a um link específico, dentre outros.

Assim, o acompanhamento de conversões é uma ferramenta excepcionalmente útil para implementar, pois fornece uma métrica específica para medir o ROI da sua campanha. No final do dia, o objetivo é fazer conversões e a melhor maneira de fazer isso é seguindo-as.

  1. Diversifique as plataformas de anúncios

Em se tratando de publicidade online, você não deve depender exclusivamente do Google AdWords. Enquanto ele é uma plataforma excepcionalmente construída e faz seu trabalho notavelmente bem, isso significa que você também está confiando nele para conseguir todos os seus leads e gerar vendas. Então, se todos os seus concorrentes resolverem fazer a mesma coisa, seu retorno vai cair.

Usar outras plataformas de publicidade online além do Google AdWords é prudente e pode ser importante. Isso possibilita que você impacte um número maior de usuários que podem não estar usando o Google. Há uma abundância de plataformas com alto tráfego que oferecem formas de publicidade online e também podem gerar leads e vendas para sua empresa.

Você deve-se lembrar que uma campanha de links patrocinados no Google é apenas uma ferramenta de marketing digital. Existem várias outras mais. Fique ligado e siga a Agência IMMA e saiba tudo sobre marketing na internet.

Veja também

Como funciona o Google Adwords

Como funciona o Google Adwords

By | PPC - Links Patrocinados

O PPC é uma ferramenta do marketing digital em que a empresa paga a cada clique que ela recebe em seu anúncio. Por isso, o nome da sigla “Pay-Per-Click”. Em português, Pagamento Por Clique. Existem várias ferramentas com esse modelo, entre elas o Google Adwords. Por isso, entenda como funciona o Google Adwords.

Read More
Google Adwords para iniciantes

Google Adwords para iniciantes – Passo a Passo para criar sua primeira campanha na plataforma

By | PPC - Links Patrocinados

O Google Adwords é uma das ferramentas do marketing digital mais famosas entre novos empresários. Isso porque o Google Adwords é uma plataforma onde você pode divulgar a sua empresa na sua cidade, no seu estado e até no mundo. Se você está começando agora a investir em PPC, veja esse passo a passo de Google Adwords para iniciantes.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.