As novidades do WhatsApp e a reinvenção da plataforma

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/06/2021
Marketing Digital

Se tem algo que estamos percebendo nas últimas semanas é a quantidade de novidades do WhatsApp e como a plataforma está investindo em novos serviços. Ao promover todas essas atualizações, o WhatsApp busca, sem sombra de dúvidas se reinventar e captar ainda mais clientes para o aplicativo, além de manter os usuários que estão há anos na plataforma.

Anteriormente, já fizemos um texto exclusivo sobre o novo serviço de pagamentos que pode ser efetuado diretamente pelo WhatsApp. Dessa vez, na última semana, nos deparamos com mais uma novidade, a possibilidade de acelerar a velocidade dos áudios. Pode parecer uma simples atualização, mas isso pode mudar a forma como nos comunicamos.

As novidades do WhatsApp e a reinvenção da plataforma

Fonte: Freepik

Mesmo assim, os gestores do WhatsApp estão tão velozes no planejamento de reinvenção do aplicativo que outra novidade está surgindo: a possibilidade de fazer com que as conversas desapareçam automaticamente. Essa é, sem dúvidas, outra novidade que promete mexer com as estruturas do app e gerar bastante debate.

Por conta disso, não podemos fazer um texto apenas sobre os áudios acelerados. Por que não dedicar um artigo inteiro para essas duas novidades? Dessa forma, estamos aqui para explicar um pouco sobre a funcionalidade de acelerar os áudios e como irá funcionar o desaparecimento automático de conversas. Ficou curioso e quer saber mais? Então não perca essa oportunidade e aproveite o conteúdo.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

As novidades do WhatsApp

Áudios acelerados

Anunciada no mês de Maio pela plataforma, a opção de ouvir áudios acelerados já está disponível para todas as pessoas que usam o app, seja pela versão de Android, IOS ou pelo próprio navegador. Mas o que o WhatsApp busca com essa novidade? A resposta é simples: se reinventar.

Isso porque, após algumas declarações e boatos envolvendo o WhatsApp e a segurança de dados no aplicativo, muitas pessoas migraram para outras alternativas de bate-papo, fortalecendo a concorrência e enfraquecendo o próprio aplicativo. Além disso, ao se deparar com um novo app, as pessoas começaram a perceber funcionalidades e termos bem diferentes do que o WhatsApp apresentava.

Acelerar áudios nas mensagens

Fonte: Freepik

Para termos de comparação, o Telegram, principal rival do WhatsApp, chegou a alcançar cerca de 500 milhões de usuários no início de 2021 em uma grande fuga de usuários do WhatsApp. Essa foi uma marca história tendo em vista a relevância dele no Brasil, ameaçando seu “monopólio”.

Com isso, a partir da tentativa de reinventar a plataforma e consolidar ainda mais o app no segmento, o WhatsApp tem investindo bastante em novidades atrativas que reforçam o poder do app e toda a segurança de dados que ele pode apresentar no que tange os seus dados e mensagens.

Mas como essa novidade funciona?

É simples, a partir de agora, as pessoas podem acelerar o áudio em até 2x mais, velocidade que pode ser alterada apenas clicando na foto ao lado da mensagem. Isso tende a aumentar ainda mais o fluxo de mensagens diárias no aplicativo, além de abrir portas para as mensagens de áudio, tão odiadas por muitas pessoas por tomarem o tempo maior de captação do conteúdo.

Se antes os áudios eram, grande parte, rejeitados por levar tempo para ouvir, hoje já não há mais essa desculpa. Mas, mais do que isso, essa novidade promete mudar a forma como nos comunicamos no aplicativo, já que permite um fluxo ainda maior de mensagens entre as pessoas, sendo mais rápido gravar e ouvir do que escrever e ler.

Aceleração de áudio no WhatsApp

Uma grande crítica a esta novidade é a necessidade dela. Na verdade, estudiosos do segmento sociológico acreditam que isso reflete ainda mais como a sociedade vive. A velocidade na busca por informações, o afastamento social e a falta de tempo para as coisas mais simples, até mesmo ouvir um áudio. Crítica essa que foi feita quando foram liberados, em outros aplicativos, a aceleração de podcasts. E você, qual a sua opinião?

As conversas que desaparecem automaticamente

Pensando na privacidade, que já mencionamos acima, o WhatsApp está trabalhando para liberar uma nova função que permitirá que as mensagens sejam apagadas automaticamente com o passar do tempo. Como essa função ainda está em estudo, ela não se encontra disponível para uso no momento.

O que sabemos sobre a nova funcionalidade é que ela poderá ser acionada no botão de configurações e, logo em seguida, privacidade, onde o usuário poderá selecionar a opção de “Disappearing Mode” (Modo de Desaparecimento). Essas são as únicas informações anunciadas sobre a atualização que virá. Por isso, sua funcionalidade ainda pode ser considerada um mistério.

Como funciona o WhatsApp Pagamentos

Fonte: Freepik

Mas já que o assunto é segurança, podemos destacar uma outra novidade que promete aparecer nas próximas atualizações e tem relação direta com criptografia e segurança de dados. Estamos falando das cópias de segurança com senhas conectadas diretamente no Google Drive (Android) e iCloud (iOS). O recurso já está disponível na versão de teste para Android e logo sairá para IOS.

Neste caso, podemos destacar a preocupação com a segurança de dados do WhatsApp a busca da não perda de seus clientes. O investimento em criptografia de ponta a ponta e no fortalecimento da segurança reforçam este sentimento de desconforto no mercado e reinvenção, principalmente com essas novas funções de desaparecimento e aceleração do áudio.

Só em 2021, o WhatsApp revelou cerca de 5 novidades para o aplicativo, justamente no ano que foi mais ameaçado pelo crescimento do Telegram e do tema de segurança de dados. Podemos dizer que a plataforma soube e está sabendo fazer bem este papel de reinvenção, já que ainda conta com uma comunidade com cerca de 2 bilhões de pessoas só no Brasil.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Com isso, podemos aprender como o entendimento do cenário é fundamental para a reinvenção de uma empresa. Rever conceitos, aperfeiçoar os serviços e apresentar novidades é sempre um ótimo passo para a longevidade e sucesso da marca. Isso é tão fundamental que até o WhatsApp, tão grande no Brasil, precisou passar por este processo.

Se você não conta com uma equipe especializada para te ajudar na interpretação do mercado e na tomada de decisão para o crescimento da empresa, o ideal é poder contar com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, por exemplo. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Veja também