Por que sua estratégia de remarketing não está dando certo?

Se alguém visita a página do seu produto, mas não compra, ou começa a preencher um formulário e não termina, você pode perder uma oportunidade de negócio. Para evitar isso, muitas marcas e empresas fazem remarketing, esperando conquistar esse cliente. Porém, se você já está fazendo isso, mas nada está funcionando, veja por que sua estratégia de remarketing não está dando certo.

Marketing Digital

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O remarketing é uma poderosa ferramenta usada para se reconectar com pessoas que visitaram seu site, mas que não converteram. Um estudo sobre landing pages da WordStream mostrou que a taxa de conversão média é de 2,35%. Isso significa que 97,65% do tráfego de uma landing page pode ser atingido com alguma estratégia de remarketing.

Se alguém não realizou uma determinada ação na primeira visita ao seu site, isso não significa que essa pessoa não está interessada. Ela pode simplesmente não estar pronta para realizar a ação neste momento e precisa de mais informações. Se um visitante entra tarde da noite no seu site, ele pode não estar com disposição para comprar. Mas, se receber um novo anúncio no dia seguinte, ele pode estar mais disposto e efetuar uma compra.

Quando executada corretamente, uma campanha de remarketing pode reduzir drasticamente o custo de aquisição de clientes. Na verdade, uma pesquisa da Criteo mostra que os clientes que recebem um remarketing têm 70% mais chances de concluir uma compra em comparação com os clientes que não recebem esse tipo de publicidade.

Por que sua estratégia de remarketing não está dando certo?

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Mas apenas realizar o remarketing não é suficiente. Muitas vezes, essa estratégia é aplicada de forma equivocada, deixando os usuários mais irritados do que propensos a compra.

Confira alguns dos erros mais comuns e descubra porque sua estratégia de remarketing não está dando certo:

Redirecionamento errado: este erro não é específico do remarketing, mas é importante mencionar porque também pode se aplicar a anúncios de PPC. É chocante a quantidade de empresas que estão enviando o tráfego pago para suas páginas iniciais. Se alguém clicou num anúncio de remarketing, isso significa que ele está interessado na oferta específica, e não na empresa.

Não envie essas pessoas para sua página inicial, forçando-as a procurar o produto anunciado. Torne o mais fácil possível encontrar o produto do anúncio enviando-as para uma landing page otimizada única com uma clara chamada para ação. A sua landing page não precisa ser chamativa, mas deve comunicar sua oferta e permitir que as pessoas se convertam facilmente.

Clientes online

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Falta de harmonia entre o anúncio e a landing page: criar uma landing page genérica para sua campanha de remarketing não é suficiente. Você também precisa pensar sobre a experiência do usuário. Quando alguém vê um anúncio deste tipo, a pessoa espera uma experiência consistente ao clicar e acessar a landing page.

Enviar o usuário para uma página cheia de textos de vendas e cores brilhantes nem sempre é a melhor ideia. Seu anúncio e landing page devem se corresponder, tanto esteticamente quanto em termos de tom de voz. Por exemplo, se você colocar botões para redes sociais na sua landing page, isso irá parecer harmonioso? Se a resposta for negativa, vale a pena repensar esta opção.

Não segmentar a audiência: o remarketing é uma ferramenta de marketing de precisão. Quanto mais diretamente você conseguir falar com cada público, mais eficientes serão suas campanhas. Uma campanha de remarketing para um usuário que leu um texto sobre determinado assunto deve ser diferente daquela criada para atingir uma pessoa que abandonou o carrinho de compras com itens.

Estratégia de remarketing

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Por isso, é bom tentar juntar o máximo de informação sobre cada acesso para poder segmentar o público e atingir cada pessoa da melhor forma possível. Você pode, por exemplo, fazer várias suposições com base nos dados sobre como as pessoas se envolveram com seu site. Construir segmentos de audiência permite que você envie campanhas mais impactantes e personalizadas.

Fazer spam com clientes existentes: não é incomum ser bombardeado por propaganda de produtos que você já pesquisou e comprou. Isso ocorre porque a pessoa que programou o anúncio colocou-o para ser enviado para todas as pessoas que visitaram a página do produto, mas se esqueceu de excluir aquelas que chegaram a página de agradecimento.

Evite cometer o mesmo erro. Se você fizer isso, os clientes existentes continuarão a receber seu anúncio de remarketing para um produto que já compraram, o que costuma ser extremamente irritante, especialmente se a audiência da campanha for pequena. Isso pode, inclusive, levar um cliente a não realizar mais transações com sua empresa.

Vender mais na internet

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Discurso de venda explícito: particularmente com o remarketing no Facebook, onde as pessoas estão percorrendo o feed procurando por fotos e atualizações interessantes, pode ser desagradável se deparar com um anúncio que tem um discurso de venda explícito.

Você pode até testar diferentes anúncios de remarketing, mas geralmente os melhores se misturam perfeitamente com o feed dos usuários. Imagens de anúncios em que pessoas aparecem usando um produto em um cenário social tendem a funcionar melhor do que imagens tradicionais de comércio eletrônico, do produto sobre um fundo branco.

Os melhores anúncios de remarketing tocam diretamente os interesses pessoais dos usuários, fornecendo valor. Por exemplo, um estudo sobre abandono de carrinho constatou que 49,3% dos compradores online desistem das compras quando o preço é muito alto. Neste caso, um anúncio de remarketing com um código de desconto certamente faria um enorme sucesso.

Campanha de PPC

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Se você conhece o seu público-alvo intimamente, certamente sabe como a empresa pode resolver suas frustrações, ajudando-os a alcançar seus objetivos e adicionando mais valor as campanhas, sem nenhum excesso de discurso de venda.

Não ter um conjunto de anúncios: se você já executou uma campanha de remarketing, provavelmente teve a experiência de obter excelentes resultados no início da campanha, seguido por um declínio drástico. A razão para isso é a fadiga publicitária. Quando alguém vê um anúncio muitas vezes, simplesmente para de prestar atenção nele.

Se você tiver uma pequena audiência de remarketing, todos serão expostos ao seu anúncio em um curto período de tempo, dependendo do seu orçamento diário. Quanto mais tempo você executar a mesma peça, maior será a probabilidade de as pessoas ficarem cansadas dela, passando a ignorá-la.

Remarketing

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A melhor maneira de combater isso é incluindo várias peças criativas em seu conjunto de anúncios. Ter várias peças publicitárias legais rodando diminui a chance de alguém ver o mesmo anúncio várias vezes num curto período de tempo. No Google Adwords, por exemplo, é fácil configurar a frequência com que seu anúncio será exibido, para que ele não apareça repetidamente.

Além disso, ter um conjunto de anúncios permite que você transmita várias ofertas para encorajar um clique. Enquanto um anúncio mostra o produto em si, outro enfatiza a forma como determinado produto pode melhorar a vida de alguém, enquanto um terceiro oferece frete grátis. Dessa forma, seu produto vai ficando cada vez mais irresistível para o usuário.

Apesar do poder de uma estratégia de remarketing, ela ainda não é uma tática amplamente utilizada. Na verdade, 46% dos profissionais de marketing acreditam que o remarketing é a tecnologia de marketing mais subutilizada do mundo. Porém ele é uma ótima maneira de gerar conversões baratas, mas somente se você o executar corretamente.

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Ao planejar sua estratégia de remarketing, a melhor coisa a fazer é colocar-se no lugar do seu cliente ideal para considerar se sua publicidade é irritante ou valiosa. Você está enviando propagandas para seus visitantes a fim de extrair o máximo de dinheiro possível deles ou está sendo cuidadoso, oferecendo algo que pode melhorar suas vidas criando valor?

Se o seu produto ou serviço não é altamente valioso para o seu público, então nenhuma quantidade de remarketing resolverá seu problema. Neste caso, é melhor pesquisar melhor sobre seu público para descobrir suas frustrações e desejos, o que irá permitir atendê-los melhor. Ofereça algo que seu público realmente deseja e sua estratégia de remarketing começará a dar muito certo.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.