8 dicas para criar landing pages que convertem

Durante um projeto de marketing digital, é natural precisar de landing pages. Essas páginas auxiliam o usuário quando ele chega ao seu site e pode ajudar a impulsionar o tráfego e gerar mais conversões. Veja 8 dicas para criar landing pages que convertem.

8 dicas para criar landing pages que convertem

Fonte: Freepik.

8 dicas para criar landing pages que convertem:

1. Tenha páginas de destino dedicadas: você receberá muitos visitantes em seu site através de sua página inicial, o que é ótimo. Mas, para fins de comercialização de produtos e serviços, idealmente é válido ter uma página de destino separada para cada oferta. Dessa forma é possível aprimorar com mais eficácia a apresentação dos produtos, a oferta específica e manter seus visitantes menos distraídos.

2. Use títulos chamativos e eficientes: ao contrário das manchetes curtas e inteligentes que você usaria em anúncios para capturar a atenção de seu público e levá-los para seu site, o título em sua landing page deve ser claro, poderoso e convincente. Você quer que, com apenas uma olhada, os visitantes se sintam atraídos instantaneamente.

É importante que ao criar landing pages que convertem você lembre de falar com clareza ao construir o título, de modo que os visitantes compreendam exatamente sobre o que a página é. Não adianta criar um título cheio de jogos de palavras se o público não consegue entender do que se trata.

Conversão de sites

Fonte: Freepik.

3. Tenha uma chamada para ação irresistível: sua página de destino deve ter um claro apelo à ação que diga aos visitantes exatamente o que fazer. “Compre agora”, “teste grátis”, “cadastre-se”, “faça seu pedido aqui” ou qualquer outra ação que você gostaria que seu público tomasse para se mover pelo funil de vendas deve ser bem clara.

Tenha um botão de chamada para ação atraente e que se destaque, deixando óbvio para os visitantes onde eles devem clicar. Evite ter mais de uma chamada para ação em uma landing page, pois você quer que seus possíveis clientes se concentrem apenas em uma ação por vez. Se você tiver mais de uma oferta, inclua-a na página de confirmação após a conclusão da primeira ação.

4. Tenha uma landing page atraente e focada: por natureza, landing pages são projetadas para converter visitantes da página em leads, obrigando-os a preencher um formulário ou concluir uma transação. Por esta razão, o texto deve ser centrado em fazer uma única coisa: levar o visitante a preencher o formulário ou completar a transação.

Forneça detalhes suficientes para destacar os benefícios e recursos da oferta, mas não se estenda a ponto de deixar o usuário distraído ou entediado. Para mostrar informações importantes, inclua um cabeçalho, subtítulos, marcadores e negrito para que o cliente potencial possa rapidamente examinar a informação e decidir se vale a pena realizar a ação solicitada.

Veja também  Mobile First Index: o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

Criação de sites

Fonte: Freepik.

5. Tenha imagens relevantes como suporte: utilizar imagens é um recurso comum que costuma funcionar bem para dar suporte ao texto. Escolha uma ou mais imagens de alta qualidade para destacar seu produto ou serviço e tenha cuidado para não abusar da quantidade. Elas devem complementar sua oferta, mas não dominar a página e chamar mais atenção que seu produto.

6. Elementos opcionais: existem outros elementos opcionais, como depoimentos e garantias de segurança, que você pode considerar usar para fortalecer a credibilidade de sua oferta ou empresa, especialmente se sua marca é nova e ainda não está bem consolidada.

7. Use formulários de captura de leads que não pedem muito: embora seja ótimo obter o máximo de informações possíveis sobre um lead, formulários longos, que pedem muitas informações, podem cansar os visitantes e fazê-los abandonar o site. Peça apenas as informações que você precisa. Se você quiser incluir itens adicionais, certifique-se de informar o que for opcional.

8. Preste atenção no design: lembre-se de que seus clientes potenciais estão visualizando sua landing page em uma variedade de telas. Por esse motivo, ao criar criar landing pages que convertem, mantenha as informações mais importantes na frente e no centro da página, para que os visitantes não tenham que rolar muito para ver tudo o que você tem a oferecer.

8 dicas para criar landing pages que convertem

Fonte: Freepik.

Mantenha o design limpo e simples, incluindo um amplo espaço entre as linhas e nas margens e removendo elementos como a barra lateral de navegação e outros itens desnecessários. Embora seja tentador, não inclua elementos extravagantes ou gráficos carregados e use uma fonte de tamanho que facilite a leitura e torne o texto atraente.

Considere incluir um vídeo para transmitir sua mensagem, pois ele reduz a quantidade de texto necessário para que sua landing page funcione melhor e ajuda a aumentar as conversões.

Veja também

Conheça as diferenças entre UX e UI

Conheça as diferenças entre UX e UI

By | Criação de Sites

Quando se trata de design digital, seja para um site, um aplicativo ou um software, há dois termos-chave com os quais devemos nos familiarizar: UX (user experience ou, em português, experiência do usuário) e UI (user interface ou, em português, interface do usuário). Mas no que eles se diferenciam?

Read More
Veja também  8 dicas para escolher seu nome de domínio
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK