Estratégias para escrever títulos e chamadas eficientes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/08/2017
Marketing de Conteúdo

Conteúdo é considerado a alma de qualquer site, pois representa a personalidade e comportamento de uma empresa. Além disso, ajuda os clientes a saberem mais sobre seus produtos e serviços. Mas, para que as pessoas que chegam ao seu site leiam o material, é importante que elas se sintam atraídas pelos títulos e chamadas. Veja algumas estratégias para escrever títulos e chamadas eficientes.

Estratégias para escrever títulos e chamadas eficientesFonte: Freepik

Mesmo quando os usuários chegam ao seu site sem intenções de compra, suas palavras podem atraí-los e segurá-los por algum tempo. Às vezes, isso é o suficiente para que eles efetivem uma compra, contratem um serviço ou preencham um formulário de newsletter. E todas essas ações são de extrema importância tanto para o crescimento da empresa quanto do site.

Escrever um conteúdo rico é difícil, mas fazê-lo ser notado pelos usuários pode ser mais complicado ainda. Todo dono de site faz o seu melhor para ter bons conteúdos. Uma decisão sábia é optar por títulos chamativos e otimizados baseados naquilo que as pessoas estão pesquisando.

Confira algumas estratégias para escrever títulos e chamadas eficientes

Prepare seu conteúdo com títulos atraentes

Além da qualidade, títulos devem ser pensados de tal forma que os usuários não tenham como não clicar, pois sabem que serão direcionados para uma página com conteúdo muito interessante. Títulos cativantes fazem surgir no leitor interesse pelo que você escreveu.

Títulos e chamadasFonte: Freepik

Tente usar “como”, “o que”, “por que” e “quando”

É uma boa prática usar essas palavras, pois elas são gatilhos, especialmente o “como”. Outra forma de destacar um título ou chamada é usar números no lugar das palavras de gatilho. Fazer títulos envolventes leva os usuários a lerem o seu material com curiosidade.

Números aumentam o interesse

Os números são os elementos mais usados para fazer uma manchete atraente. O conceito básico por trás disso é que os usuários podem achar mais interessante títulos com números porque eles se assemelham mais a figuras, o que também os torna mais fáceis de lembrar. Por isso, se você tiver uma estatística importante, por exemplo, aposte nela. Dados que possam estar desatualizados ou pouco seguros não devem ser utilizados.

Formato de lista

Se você estiver usando um formato de lista, o uso de palavras como “razões”, “fatos”, “fatores”, “princípios”, “ideias” e “truques” também chama muita atenção.

Use adjetivos interessantes

Adjetivos adicionam valor ao seu conteúdo e se você estiver usando alguns adjetivos interessantes e atraentes, isso pode fazer usuários permanecerem em sua página por mais tempo. Alguns exemplos de adjetivos interessantes são “incrível”, “trabalhosos”, “inusitado”, etc.

ConteúdoFonte: Freepik

Mantenha o título curto

Não há uma regra fixa quanto ao comprimento de títulos ou chamadas para suas publicações, mas eles devem ser precisos e ir direto ao ponto. Outro fator importante é o local onde ele aparecerá. O comprimento ideal do título para postagem de blog costuma ser de 40 caracteres e a partir de 60 eles começam a aparecer cortados em alguns locais.

Para as redes sociais, eles devem ser ainda mais curtos. Se estamos falando sobre o Facebook, as manchetes devem estar entre 12 e 14 palavras. Já para o Twitter, elas devem ser mantidas de 8 a 12 palavras. O uso de títulos curtos e diretos demonstra muito mais eficiência nas mídias sociais.

Diga aos leitores o que fazer

Usar um título com comando claro é benéfico, pois ele diz aos leitores o que fazer. Para isso, seja preciso e lembre-se que os clientes que chegarem a você terão certeza que você faz exatamente o que pede que eles façam nos títulos de seus artigos.

Pergunte

Faça perguntas nos títulos e manchetes da sua postagem para que os usuários sintam que estão participando e para que eles continuem interessados em saber mais. Além disso, o título deve estar diretamente relacionado com o artigo que você escreveu e com os produtos e serviços que você oferece.

Marketing de ConteúdoFonte: Freepik

Mantenha-o simples

Títulos, chamadas e manchetes são encarados como a “vitrine” do seu material. Portanto, devem ser claros o suficiente para indicar o que você está realmente querendo. Adicionar complexidade pode torná-lo difícil de entender. Se o usuário não entende o que está escrito no título, é provável que não se interesse em ver o resto do texto.

Títulos e chamadas tentadoras tornam um conteúdo muito mais chamativo. As pessoas gostam de ler textos que parecem interessantes desde a primeira vista. Por isso, comece sempre com um título interessante e chamativo, porque se uma publicação demonstra seu valor desde o início, ela mantém os usuários envolvidos até o fim.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Veja também