Pode ser difícil lidar com as mídias sociais por um viés mais empresarial. Sabemos que não é eficiente bombardear os seguidores com um monte de publicidade, mas de que outra forma podemos comercializar o negócio? Por outro lado, publicar esporadicamente sobre seu negócio não é suficiente para manter o interesse dos seguidores. Veja como aumentar o envolvimento online.
Fonte: Freepik.
Dicas de como aumentar o envolvimento online:
Faça experiências: a melhor maneira de descobrir o que funciona melhor para envolver seus seguidores é experimentando. Use o Facebook Insights para acompanhar o engajamento das publicações e ver o que é mais bem-sucedido. Experimente tudo o que a plataforma permitir pois isso fará com que você descubra mais sobre seu público e o que ele deseja ver e, consequentemente, te mostrará como aumentar o envolvimento online.
No Facebook, seu conteúdo não é tão limitado quanto em outras plataformas. Você pode vincular fontes externas, escrever seus próprios artigos, compartilhar fotos, vídeos, pesquisas e muito mais. Isso faz com que ele seja uma ótima plataforma para testar o que seu público mais gosta e com que mais se envolve.
Se o Instagram é sua principal mídia social, você precisa ser ainda mais visual e buscar formas de passar sua mensagem com o mínimo de palavras. Para variar um pouco, use os filtros, colagens e até vídeos com os próprios efeitos da plataforma. E não se esqueça das Stories, que estão em alta e também podem ser um ótimo lugar para experimentações.
Pergunte: é comum o engajamento aumentar quando se faz perguntas ou enquetes. Isso porque as pessoas simplesmente adoram compartilhar opiniões. Mas lembre-se que suas perguntas não devem se limitar apenas a obter comentários sobre seus produtos ou serviços.
Fonte: Freepik.
Como aumentar o envolvimento online? Você pode perguntar, por exemplo, sobre os planos de fim de semana do seu público, eventos voltados para o seu nicho ou mesmo tendências da indústria. E quando seus leitores responderem, não se esqueça de se envolver com a resposta de alguma forma. Comentários devem ser, ao menos, curtidos, mas é melhor ainda enviar algum tipo de resposta.
Dessa forma, seus fãs sentirão que suas opiniões são valorizadas, o que os torna mais propensos a se envolverem com você novamente. Essas interações também costumam aparecer nas páginas das conexões das pessoas com as quais você está interagindo, aumentando a visibilidade da marca.
Fazer perguntas também pode lhe dar uma visão melhor do seu público, apresentado detalhes que as ferramentas analíticas não conseguem averiguar, tendo em vista que elas costumam ser mais quantitativas do que qualitativas. Isso pode ajudar muito na construção de novos conteúdos que atinjam ainda melhor os usuários.
Realize concursos: muita gente pensa que não vale a pena se envolver com uma marca na internet se não for para ganhar algo em troca. Criar concursos costuma ser uma forma de incentivar as pessoas a interagir com sua empresa e obter maior envolvimento online, principalmente se houver algum tipo de premiação material.
Fonte: Freepik.
Os ganhadores tendem, inclusive, a agradecer o prêmio e passar a interagir ainda mais com a marca. Isso pode gerar uma enorme visibilidade e fazer sua mensagem chegar a públicos que, de outra forma, dificilmente teriam contato com ela.
Produza conteúdos visuais interessantes: conteúdos visuais, como imagens e vídeos, são mais interessantes que publicações que possuem somente texto. Elas são, inclusive, mais propensas a receberem interações e serem compartilhadas de alguma forma. Por outro lado, publicar qualquer imagem não costuma ser algo realmente útil para uma marca.
Certifique-se de publicar fotos e vídeos relevantes para seu público e que transmitam algum tipo de mensagem. Coloque-se no lugar do seu público para decidir o que publicar. Mostrar-se atual e agradável através da criação de uma personalidade única e interessante pode ser um diferencial bastante apreciado pelo público.
Agora que você já sabe como aumentar o envolvimento online, siga as dicas da Agência IMMA para traçar sua estratégia de gestão de mídias sociais.