10 práticas para projetar chamadas para ação que convertem

Geração de leads pode ser um pesadelo às vezes. Em um cenário ideal, um potencial cliente chega ao seu site, aprende tudo sobre você, converte, se torna um cliente e começa a manter um relacionamento com a sua marca. Mas, vamos ser sinceros aqui: isso quase nunca acontece. Por isso, veja 10 práticas para projetar chamadas para ação que convertem.

10 práticas para projetar chamadas para ação que convertem

Fonte: Freepik.

Chamadas para ação (também conhecidas como call-to-action) levam seus clientes potenciais para uma página de destino onde eles podem inserir suas informações de contato, preencher qualquer formulário curto ou realizar qualquer ação que você deseja que ele faça. Uma chamada para ação é um link ou um botão colocado em seu site para converter potenciais compradores em leads.

Projetar chamadas para ação que convertem é uma habilidade fundamental. Dado o fato de que os seres humanos têm um período de atenção bem curto, uma chamada deve capturar a atenção de um visitante o mais rápido possível. Além disso, ela também deve estar em sintonia com outros elementos na página para que seja mais efetiva.

Uma ótima chamada para ação é uma combinação de texto e design eficientes. Por isso, veja 10 práticas para projetar chamadas para ação que convertem:

1) Seja específico: palavras como “entre” ou “assine” se tornaram coisas do passado! Use um verbo cheio de ação para chamar a atenção do visitante imediatamente. Suas palavras de ação devem acompanhar o assunto do texto. Para tornar sua chamada para ação eficiente seja mais descritivo sobre a ação dizendo o que o usuário receberá ao clicar.

Geração de lead

Fonte: Freepik.

Usar verbos que refletem um benefício e uma ação que você deseja que o visitante complete pode ser a melhor ideia. Por exemplo, ao invés de usar “Inscreva-se no evento”, tente usar “Reserve o seu lugar no evento agora!”.

2) Mostre seu diferencial: o que diferencia o seu negócio dos outros no mercado? O que é que você está realmente oferecendo para o cliente além de um produto ou serviço? Tente usar isso ao projetar suas chamadas para ação que convertem. Descubra como exibir sua proposta de valor no seu botão de chamada para a ação e mostre-a de diferentes formas.

3) Consistência é a chave: consistência é muito importante quando se trata de uma chamada para ação. Suas chamadas devem refletir diretamente a essência do conteúdo que veio antes dele.

Por exemplo, se sua chamada está no final de um artigo intitulado “Como impulsionar seu Facebook” e você quer que as pessoas se inscrevam para um webinar sobre isso, não apresente uma chamada que apenas diz “Inscreva-se para um Webinar”. Utilize seu texto como base e crie um botão que diz algo a mais, como “Impulsione ainda mais seu Facebook com este webinar gratuito”.

Chamadas para ação

Fonte: Freepik.

4) Crie um sentimento de urgência: mude suas chamadas para ação que convertem de modo a criar um sentimento de urgência imediatamente. Você só tem uma pequena quantidade de tempo para convencer seus clientes a tomar medidas. Assim, não deve oferecer a eles uma oportunidade de procrastinar. Uma chamada eficaz deixa o cliente tentado a clicar no botão na mesma hora em que o vê.

Veja também  Tendências de marketing digital para ficar de olho em 2018

Também é uma boa ideia dizer aos seus clientes o que eles têm a ganhar se eles agirem imediatamente. Por exemplo, uma chamada que diz “Reserve agora e ganhe 15% de desconto” é muito mais atrativo do que uma chamada dizendo “Faça aqui sua reserva”.

5) Dê um toque pessoal: faça com que os visitantes se sintam especiais. Eles vieram para a sua página de destino procurando cumprir uma necessidade. Por isso, mostre a eles que você está lá para atender a essa necessidade e ainda fazer um pouco mais por ele. Sua chamada não deve fazer com que ele sinta que está sendo direcionado para um grupo, mas para uma experiência personalizada.

Adicionar um toque pessoal a todas as chamadas para ação que convertem é algo simples e que as tornam mais eficientes. Uma chamada que diz “Cadastre-se para receber minhas notícias” é muito diferente de uma que diz “Cadastre-se para receber notícias do seu interesse”. Oferecer algo para o cliente geralmente opera melhor do que falar de si mesmo quando se trata de chamadas para ação que convertem.

Dicas de chamada para ação

Fonte: Freepik.

6) Use cores contrastantes: um truque fácil para fazer sua chamada ter mais ação é destacá-la usando um contraste com o conteúdo circundante. As cores vibrantes e energéticas são ótimas para chamar a atenção e criar contraste. Porém, se você não pode decidir sobre o uso de cores, vermelho brilhante, laranja e verde vivo são cores tradicionais que cumprem bem esse trabalho.

7) Coloque a chamada para ação no lugar certo: um fator muito importante para lembrar ao tentar destacar uma chamada para ação é a sua localização na página. Enquanto chamadas para ação em pop-up têm uma taxa de conversão de até 8%, chamadas na barra lateral têm uma taxa de conversão de 1,5%.

Marketing digital para alavancar o seu negócio | Agência IMMA

Se o cliente não é capaz de encontrar a chamada no lugar certo quando ele está disposto clicar, uma valiosa oportunidade acaba perdida. Mas o local para colocar a chamada para ação depende do que você está tentando alcançar. Se for para uma demonstração, coloque-o proeminente em páginas que mostram intenção. Se for para um download ou inscrição, coloque-o no final de um artigo.

8) Escolha a cor certa: grupos diferentes de pessoas respondem bem a determinados conjuntos de cores. Enquanto uma paleta mais azulada atrai pessoas à procura de orçamentos, as baseadas em vermelhos e laranjas atraem compras por impulso.

Internet Marketing

Fonte: Freepik.

É muito importante que você entenda a psicologia das cores e também o que seus compradores frequentes estão procurando antes de escolher as cores das páginas e das chamadas. Além disso, pense sobre as cores da sua marca, pois a associação de cores aumenta o reconhecimento da marca que, por sua vez, afeta a confiança do consumidor.

9) Cuidado com o tamanho: claro que uma chamada para ação é um pedido de atenção. Mas uma chamada muito grande pode se perder dentro de um botão. Verifique se o elemento pode ser dimensionado o suficiente para ser lido. O tamanho da chamada também deve ser compatível com dispositivos móveis. A chave é fazer com que ela pareça equilibrada com outros elementos de design.

10) Forma do botão: os usuários clicam em milhares de botões de chamadas para ação ao longo da vida, o tempo todo. Você precisa explorar este fato para criar projetos de botões que, imediatamente, dizem aos usuários o que fazer com ele. Mesmo que esta seja uma área que você pode experimentar, é preciso se certificar de que seu botão de chamada para ação realmente se parece com um.

Veja também  Propaganda via geolocalização: marketing digital em qualquer lugar

10 práticas para projetar chamadas para ação que convertem

Fonte: Freepik.

Não há um tamanho padrão para chamadas para ação que convertem. Você precisa continuar apresentando versões melhores, testando e medindo as conversões para encontrar o melhor formato para o seu público. Experimente testar posicionamentos, textos, cores, tamanhos, etc., para ver como diferentes combinações influenciam as taxas de conversão.

Veja também

Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Por que contratar micro-influenciadores

Por que contratar micro-influenciadores

By | Marketing Digital

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK