O cenário das mídias sociais muda constantemente. Então, como maximizar o alcance no Facebook, mesmo com todas essas mudanças constantes?
Atualmente, o Facebook é uma das maiores redes sociais e possui uma plataforma de marketing e publicidade poderosa. Enquanto outras mídias sociais começam a engatinhar no que diz respeito a venda de publicidade, o Facebook já é líder no assunto.
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site eMarketer em maio deste ano, 95,8% dos profissionais de marketing social dizem que o Facebook produz o melhor retorno sobre investimento de todas as plataformas de mídia social.
Claro que isso pode variar dependendo do seu produto, marca, indústria e público-alvo. Mas, para a maior parte desses profissionais, essa é a melhor rede social para investir a maior parte da verba de publicidade digital.
Conheça 5 truques para maximizar o alcance no Facebook e saia na frente da concorrência:
1. Usar conteúdo nativo: ao longo do ano passado, houve uma queda dramática no alcance orgânico dos posts no Facebook. Apenas cerca de 2% dos fãs das páginas realmente recebiam as postagens. Devido a isso, tornou-se ainda mais importante fazer todo o possível para criar um material realmente relevante.
Uma maneira de fazer isso é publicando conteúdos nativos do Facebook. O algoritmo da plataforma dá tratamento preferencial ao seu próprio conteúdo.
Por isso, vale mais a pena enviar seus vídeos para sua biblioteca de vídeos do Facebook, em vez de incorporar URLs de outros servidores. Outra boa saída é compartilhar posts de outras páginas do Facebook ao invés de links externos ou até criar álbuns de fotos no Facebook para usar em posts.
2. Otimizar vídeos para obter melhores resultados: vídeos do Facebook são 135% mais propensos a serem vistos do que fotos. A plataforma tem se ajustado para dar ênfase aos vídeos, por isso é crucial garantir que os seus tenham um impacto real. Vídeos são o futuro do Facebook, e provavelmente o futuro de como a maioria dos conteúdos em geral será consumido.
Ative a “reprodução automática” para que, quando os usuários percorrem seus feeds, o vídeo seja reproduzido automaticamente. Assim, é mais provável que eles se sintam atraídos. Outra boa proposta é usar os vídeos ao vivo. Eles chamam mais atenção, o que leva a uma maior probabilidade de serem visto.
Adicione legendas ocultas aos seus vídeos. Muitos usuários percorrem o feed usando dispositivos móveis em locais onde eles podem precisar manter os aparelhos em silêncio. Incluir legendas permitirá que eles assistam seu vídeo em qualquer lugar e entendam o material, mesmo que eles não possam ouvi-lo.
3. Programar impulsões estrategicamente: no Facebook, timing é tudo. Em primeiro lugar, você deve agendar os posts com base nos hábitos do seu público-alvo. Verifique o Facebook Insights para ver quais dias da semana e horários do dia seus seguidores são mais engajados com suas postagens e adapte sua agenda em conformidade com esses hábitos.
Se a sua página é nova e ainda não há dados para analisar, você terá que realizar alguns testes ou se adaptar ao que a concorrência já está fazendo. O ideal é usar as duas estratégias para encontrar uma que seja só sua. Com pouco tempo de observação, já é possível entender um pouco dos hábitos do seu público e qual tipo de post atende melhor a ele.
Em seguida, depois de analisar bem, comece a impulsionar estrategicamente seus posts. Certifique-se de estar fazendo isso sabiamente, uma vez que esta é uma parte do trabalho que custa dinheiro e você quer ter certeza de que está conseguindo o máximo possível com o investimento feito.
Para ter mais segurança no que investir, observe o comportamento do público em relação aos posts. Você pode patrocinar aqueles que já estão tendo uma boa quantidade de ações, para maximizar o alcance no Facebook.
4. Aproveite ao máximo a segmentação de anúncios: ao impulsionar posts, é importante usar o recurso de segmentação adequadamente. Um bom lugar para começar é listando alguns princípios demográficos, como idade, gênero, localização, etc., e adicionando-os na configuração de público-alvo. No entanto, isso nem sempre é suficiente para obter os resultados desejados.
Algumas outras coisas podem ser consideradas ao se configurar um público-alvo. Criar uma segmentação de pessoas que converteram em anúncios anteriores pode ser muito válido, assim como realizar uma segmentação por interesses ou até usar a segmentação geográfica quando for apropriado, como é o caso de eventos locais e lojas físicas.
Você também pode tentar pensar fora da caixa e encontrar algumas maneiras criativas de melhorar seus resultados de segmentação de anúncios. Por exemplo, há uma opção para segmentar por eventos da vida. Então, digamos que você venda anéis de noivado. Dessa forma, tentar uma segmentação de usuários por eventos como “em um relacionamento sério” pode ser interessante.
Isso pode realmente estreitar o seu público para pessoas com um nível mais alto de interesse no seu produto e probabilidade de conversão imediata.
5. Evitar hashtags: quando usadas estrategicamente, as hashtags podem ser extremamente eficazes para maximizar o alcance no Facebook, ajudando a levar posts relevantes para um maior número de pessoas. Isso é incrivelmente útil em plataformas como o Twitter e Instagram, onde há um feed infinito de conteúdo novo e seu post pode acabar perdido no meio dos outros se não tiver nenhum atrativo.
Mas este não é o caso no Facebook. Uma vez que a plataforma social adapta os feeds dos usuários a suas preferências, suas hashtags provavelmente não farão muita diferença na forma como sua postagem é categorizada ou onde ela aparecerá.
Um artigo do site Social Media Today explorou a questão do uso de hashtags no Facebook e concluiu que, de acordo com vários estudos, postagens sem hashtags têm um alcance melhor do que aquelas com hashtags. E quanto mais hashtags você usa num post no Facebook, pior o seu desempenho.
Por isso, apesar de existir uma busca por hashtags, pode valer a pena evitar seu uso no Facebook, a menos que ela pertença a uma campanha específica que você está promovendo e rastreando. Essa campanha pode ser feita junto a uma agência de marketing digital, como a IMMA. Isso para ter um plano mais assertivo.