Hashtags estão por toda parte: de contas do Twitter e feeds de notícias a anúncios e comerciais de carros. Mas como escolher boas hashtags? Como saber que determinada palavra pode realmente fazer sucesso nas redes sociais?
Quando bem pensadas, as hashtags podem aumentar o envolvimento dos usuários e ajudar a mostrar o que torna sua empresa única.
Quando usadas sem nenhuma estratégia, as hashtags acabam não fazendo muito efeito. Então o que faz uma boa hashtag? Como as empresas e marcas podem criar hashtags que trabalhem para elas? Afinal, como escolher boas hashtags?
Veja 5 dicas de como escolher boas hashtags e deixar seus perfis mais relevantes
Use a criatividade
Tradicionalmente, hashtags são usadas para aumentar a consciência da marca como algo único ou para contar sobre um evento específico ou uma ideia interessante. Quanto mais original for uma hashtag, mais fácil conseguir exposição e fazê-la se espalhar.
Mas é claro que existem exceções a essa regra. Este infográfico do Twitter pode ajudar a decidir se utilizar determinadas hashtags já existentes em suas campanhas será realmente eficaz. Afinal, fazer isso nem sempre adiciona valor ao seu material. Hashtags muito vagas ou comuns simplesmente não vão se destacar. Por isso, use a criatividade.
Fonte: Blue Fontain Media
Timing é tudo
Se o seu timing for inadequado, sua hashtag pode acabar não fazendo efeito algum. Por isso, certifique-se de compreender o contexto da esfera social quando você for lançar uma hashtag. Se a sua presença on-line é pequena, é preciso dar tempo a hashtag para ela crescer antes do lançamento do produto ou evento.
Um bom exemplo foi o da Fox News, que postou uma foto de 4 de julho (#ProudAmerican) no Instagram em 3 de julho. Assim, deu aos seguidores um dia para se apropriar da ideia antes da data em si, o que fez desta uma hashtag muito utilizada no dia.
Seja claro
Suas hashtags só serão fortes se tiverem usabilidade. É pouco provável que um conceito ambíguo ou vago ganhe muita atenção e se propague. Isso porque a maioria dos usuários não vão saber o que fazer com ele.
Se você tem um negócio, tirar vantagem de shows e eventos com uma hashtag é primordial. Pessoas, como regra, preferem coisas que fazem sentido e são facilmente compreendidas. Deixe o propósito de utilização da hashtag clara para que todos possam compreendê-la e usá-la.
Fonte: Wix
Pense em todas as implicações e associações
Não falta na internet histórias sobre campanhas com hashtags mal concebidas. Tenha cuidado ao juntar palavras, pois elas podem apresentar um novo sentido quando escritas sem os espaços. Se você não tem a imagem de marca a proteger, talvez fazer uma brincadeira infame não seja um problema.
No entanto, quando a credibilidade de uma marca ou empresa está em xeque, fazer jogos de palavras de forma inapropriada pode acabar sendo um problema muito grave, levando a situações desconfortáveis junto ao público.
Se você decidiu reciclar uma hashtag existente, pode ser estratégico saber como ela foi usada no passado e aparece no presente. Use ferramentas como Tagboard e TopHashtags para verificar as associações existentes com a hashtag que você pretende usar. Dessa forma, você poderá descobrir se ela é apropriada ou não para o seu negócio. Na dúvida, crie sua própria hashtag e tente fazê-la crescer dentro das redes.
Fonte: Scotche
Menos é mais
Uma vez que você começar a ver resultados, pode ser tentador exagerar com as hashtags. Esteja avisado, porém, que enquanto que a mídia social é notória por crescer rapidamente, isso só acontece até certo ponto. Ninguém deve realizar uma nova campanha de hashtag a cada semana. Esse comportamento não dá as pessoas uma chance de assimilar as ideias e os usos da sua hashtag, fazendo com que o material caia no esquecimento rapidamente.
Além disso, o excesso de hashtags em um único post pode diminuir o interesse dos usuários. É tão fácil pecar tanto pela ausência quanto pelo excesso. Por isso, saiba que um estudo feito pela plataforma Post Planner verificou que a utilização de 1 ou 2 hashtags gera em torno de 593 interações. Já 3 a 5 hashtags gera 416 interações. Mais do que 10 hashtags gera apenas 188 interações.
Tenha cuidado também com a quantidade de letras na hashtag, pois quanto maior ela for, mais difícil torna-se a leitura. Além disso, a probabilidade de cometer algum erro ortográfico aumenta bastante quando se escolhe trabalhar com hashtags enormes.
Por que usar hashtags?
A ideia de saber como escolher boas hashtags está diretamente ligada ao conceito de alcance de público por meio de conteúdo nas redes sociais. Em redes como Twitter e Instagram usar hashtags é uma forma de categorizar e direcionar seu conteúdo à nichos interessados na sua área de atuação. Por isso a importância de usar essa ferramenta nas redes, é a melhor forma de fazer ser visto pelo público que ainda não conhece sua marca.
O uso de hashtags também é uma boa forma de interagir com o público em temas que estão entre os mais debatidos nas mídias digitais. Dessa forma, gerar interação compactua com a ideia de engajamento com o público, o que torna sua marca acessível e diferente das demais. Esse tipo de atitude é fundamental na captação de leads e na fidelização de consumidores, gerando relevância para a sua marca dentro daquele nicho de atuação.
Além disso, estar entre os tópicos mais falados das redes sociais faz com que você coloque seus produtos em uma das maiores vitrines do mundo, além de ser uma maneira de demonstrar personalidade da empresa.
Ainda neste contexto, é interessante a criação de um personagem para a sua empresa na interação com o público, isso é fundamental para se aproximar deles nas redes sociais e, eventualmente, ganhar referência na sua área.
Se você ainda está perdido no funcionamento dos algoritmos de busca e em como se tornar visível nas redes, contrate uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, para impulsionar o alcance do seu conteúdo e tornar sua marca referência no mercado e no segmento de atuação da mesma, aumentando sua relevância.