O uso de hashtags nas redes sociais é algo bem comum e que a maioria das pessoas não se importam em usar certo ou errado. Porém, quando pensamos na representatividade de uma empresa ou marca neste meio, é importante pensar melhor sobre seus usos e em como as hashtags melhoram sua presença na mídia social.
Confira como as hashtags melhoram sua presença na mídia social
Aumento do alcance do perfil e de postagens: as hashtags são uma ótima maneira de aumentar o alcance orgânico de suas postagens nas redes sociais. Isso ocorre porque as hashtags são pesquisáveis e, na maioria das redes de mídia social, também são clicáveis.
As pessoas usam hashtags para encontrar conteúdo e conversas relevantes e, como tal, o seu uso pode ajudar a colocar seu conteúdo na frente de seu público ideal. Recentemente, o Instagram anunciou uma nova funcionalidade que permite que você siga hashtags específicas, o que pode ajudar a trazer ainda mais visibilidade para publicações e Stories.
Você deve procurar atualizar suas listas de hashtag regularmente, adicionando novas tags do setor, relacionadas ao conteúdo e as que o público-alvo estiver usando. Algumas redes sociais (como Twitter, Pinterest e, agora, Instagram) também permitem hashtags na biografia de seu perfil, o que pode ajudá-lo a aparecer em pesquisas relevantes, ampliando ainda mais sua visibilidade.
Encontrar e participar de conversas em mídias sociais: a pesquisa de hashtags também pode ajudá-lo a encontrar conversas em torno de tópicos oportunos e de tendência sobre os quais você também pode participar (embora você deva sempre pesquisar bem sobre todo o assunto antes de participar de qualquer conversa, para evitar que ocorram contratempos sociais).
Fazer parte de um tópico de tendência pode oferecer a sua marca uma ótima exposição. Trending Topics também são uma boa maneira de mostrar personalidade. Pense em feriados, eventos nacionais, hashtags temáticas e acontecimentos locais para se envolver no assunto e mostrar a todos como seu negócio está atualizado.
Desenvolvimento de produto através de escuta social: embora ainda tenhamos como objetivo principal encontrar conversas, você pode usar hashtags para buscar quais os principais problemas do seu público e expandir suas ofertas ou criar um conteúdo focado que agregue mais valor para estas pessoas. A escuta social pode ser uma ferramenta bem importante para qualquer negócio.
Criar sua própria hashtag de marca: criar uma hashtag específica de marca ou de campanha pode ajudar de várias maneiras. Em primeiro lugar, reforça a sua marca, enquanto também pode ajudar a acompanhar o sucesso das suas campanhas. Ter sua própria hashtag também contribui em acompanhar o conteúdo gerado pelo usuário.
Acompanhar o desempenho da sua hashtag permite que você saiba mais sobre o desempenho da sua campanha e se você está ganhando ou não mais alcance e reconhecimento de marca.
Manter o controle do conteúdo gerado pelo usuário é útil pois você pode republicar esse conteúdo, o que ajuda com sua agenda de postagem nas mídias sociais.
Impulsionar o envolvimento durante eventos: as hashtags são excelentes para impulsionar o envolvimento e a conversa durante eventos. Os participantes podem postar sobre o que está acontecendo (expandindo o alcance do evento) e interagir uns com os outros, por exemplo.
Além disso, os palestrantes e participantes também podem aproveitar as hashtags do evento para manter seus contatos atualizados com informações do que está acontecendo, tornando tudo ainda mais interativo com perguntas ou enquetes sobre os acontecimentos recentes.
Certifique-se de representar visualmente sua hashtag, juntamente com todas as chamadas para ação, nos materiais do evento, nas telas do evento e pedindo verbalmente aos participantes que compartilhem notícias e atualizações usando essa hashtag.
Construir uma comunidade: as hashtags são uma ótima maneira de construir uma comunidade on-line. As pessoas que usam hashtags têm a oportunidade de se encontrar e construir relacionamentos e um ótimo exemplo disso são comunidades que surgem em torno de chats no Twitter. A cada semana, as pessoas aparecem para aprender e discutir ideias com base no bate-papo do qual participam. E elas se encontram usando a hashtag do evento!
As hashtags são ferramentas simples que podem ajudar a melhorar muito seu marketing nas redes sociais. Apesar do seu uso exigir tempo e pesquisa, o valor que eles podem agregar a sua estratégia de mídia social é algo que vale a pena o esforço. Por isso, não deixe se investir nisso se você deseja melhorar sua presença na mídia social.
Hashtags e direcionamento do conteúdo
Agora que você entende mais sobre o funcionamento das hashtags e toda a sua estrutura nas redes sociais, precisamos falar um pouco mais a fundo sobre um dos principais objetivos das hashtags, o direcionamento do conteúdo.
Hoje em dia, este direcionamento já é visto como o futuro do marketing digital. Isso significa que os conteúdos serão produzidos para atingir individualmente cada público desejado, deixando de ser criações genéricas para serem mais aprofundadas dentro das características do público-alvo.
Dessa forma, as empresas estão investindo cada vez mais no entendimento do público, em todas as necessidades e desejos para, assim, produzir conteúdos que sejam relevantes para o consumo do cliente e, depois, consegui captá-lo.
Neste sentido, as hashtags entram com o papel de ajudar ainda mais no direcionamento. Isso porque, apenas será alcançado aquele público que tem relação com a hashtag utilizada, ajudando a direcionar com mais assertividade o conteúdo nas redes sociais.
Quando fazemos um post para as nossas redes, por exemplo, usamos hashtags relacionadas ao ramo de marketing digital, como #marketingdigital, #marketingdeconteúdo, por exemplo. No entanto, é preciso tomar cuidado para não mudar o sentido das hashtags.
Se ela é feita para direcionar, encher uma publicação de hashtags não ajuda na assertividade, já que você lança esse conteúdo e direciona para vários nichos usando muitas hashtags. Por isso, indicamos sempre usar, no máximo, 4 por postagem.
Para te ajudar nessa gestão das suas redes sociais, o mais importante é poder contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA, por exemplo. Por isso, entre em contato conosco e faça já o seu orçamento.