Conteúdos de usuários são sempre uma forma interessante de ver como a marca está perante o público na internet. Tanto que algumas marcas usam conteúdo gerado pelo usuário em suas redes sociais. Mas é preciso ter cuidado ao se apropriar desses conteúdos. Existem, pelo menos, 3 erros para evitar.
Fonte: FreePik.
Fotos e depoimentos de clientes são as formas mais puras para conquistar outros clientes. Quando pessoas reais endossam sua marca postando algo positivo sobre seus produtos on-line, eles a estão recomendando para seus amigos e família.
Pessoas em geral preferem confiar em um conteúdo visual que vêm de outras pessoas reais a outras formas de publicidade. Por isso, usar fotos dos clientes em suas peças publicitárias sempre pode ser uma ótima alternativa para construir um marketing mais autêntico.
Mas há algumas armadilhas que devem ser evitadas ao implementar esse tipo de conteúdo em sua estratégia de marketing.
Conheça 3 erros bem comuns que devem ser evitados ao se usar conteúdo gerado pelo usuário:
1. Esquecer-se de pedir autorização para usar o conteúdo:
Tem ocorrido um intenso debate em torno das hashtags e se elas são um indicador implícito de que o usuário deu seu consentimento para as marcas coletarem fotos de clientes e usarem. Isso acontece principalmente quando se usa uma hashtag promocional criada pela própria marca na divulgação da imagem feita pelo cliente.
Fonte: FreePik.
No entanto, para se assegurar de que você realmente pode usar esse conteúdo gerado pelo usuário, peça permissão explícita ao cliente. Entre em contato com a pessoa, converse com ela e simplesmente peça para usar a foto e o depoimento. E, claro, dê os créditos do material marcando a pessoa.
Geralmente, os clientes adoram cooperar com uma marca que os atende bem e mantém um diálogo aberto. E esse tipo de pedido faz com que a pessoa sinta-se muito prestigiada por uma marca que admira e usa.
Lembre-se que, ao optar por não pedir autorização e simplesmente pegar a foto e o depoimento de uma pessoa, a empresa pode acabar sendo processada por apropriação indevida.
2. Usar conteúdos de apenas um grupo de clientes:
O conteúdo gerado pelo usuário fornece um ponto de referência para os potenciais clientes. Esse tipo de material ajuda um usuário comum a lançar um novo olhar sobre a marca, fazendo com que ele se aproxime mais do produto. E ao usar os conteúdos de apenas um grupo de clientes, você limita o olhar que os outros usuários podem ter da marca.
Fonte: FreePik.
Se por um lado isso parece ótimo, pois cria um grande controle sobre o que está sendo divulgado, por outro pode impedir que outros grupos de usuários se identifiquem com a marca simplesmente por não se sentirem representados pelos clientes cujos materiais foram escolhidos.
3. Não prestigiar o conteúdo dos clientes
O processo de marketing que usa o conteúdo gerado pelo usuário cria a oportunidade de abrir um diálogo entre sua marca e o consumidor. Tenha certeza de que curtiu, comentou e compartilhou as fotos que os clientes postaram nas mídias sociais. Quando clientes veem uma marca genuinamente engajada com o conteúdo dos usuários isso ajuda a humanizar e validar a presença da marca online.
Por outro lado, somente usar a foto de um usuário sem realmente prestigiá-lo com esses passos simples de curtir, comentar e compartilhar pode deixa-lo um tanto chateado. Afinal, ele espera que você faça isso, não que simplesmente copie o material para usar como bem entender.
Há inúmeros benefícios de incorporar o conteúdo gerado pelo usuário na estratégia de marketing da sua empresa. Se você promover as fotos e depoimentos dos clientes de forma eficiente, esses benefícios podem se ampliar ainda mais.