Por que o vídeo ao vivo precisa ser parte de sua estratégia de marketing digital

Aparentemente, 2017 é o ano do marketing com vídeo. Essa mídia vai consumir mais de 70% de todo o tráfego de internet até o final do ano. Isso significa um consumo 100% maior em relação a 2016. E há uma mudança importante neste cenário: as pessoas estão preferindo vídeos ao vivo. Mas ainda há gente se perguntando: qual é a importância do vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital?

Entenda neste artigo a importância de ter vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital.

Vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

É claro que os vídeos tradicionais ainda são muito populares, mas os ao vivo estão definitivamente em ascensão. As estatísticas mostram que a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler um blog, especialmente quando se trata de um produto ou serviço. Esta é uma questão de pura conveniência, bem como o fato de que o formato de vídeo atende melhor a natureza visual da aprendizagem.

No entanto, ao contrário do vídeo pré-gravado, o vídeo ao vivo adiciona um elemento a mais ao jogo: a interação humana. Por isso pode fazer toda a diferença investir em vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Em um vídeo ao vivo, independentemente da plataforma, há só você e as pessoas que que estão online para assistir. Ao colocar um rosto no nome do seu negócio, obtêm-se mais autenticidade junto ao público, construindo conexões e relacionamentos reais.

Em um universo impessoal e orientado por conteúdo, um meio que é mais pessoal, como o vídeo ao vivo, acaba se tornando exatamente o que as pessoas querem ver, mesmo que elas ainda não saibam disso.

Marketing com vídeo

Fonte: Freepik.

À medida que observamos o crescimento do vídeo ao vivo, é fundamental avaliar se ele funciona para sua empresa e se você tem ou não os meios, o tempo, a energia e o público para fazer esse tipo de transmissão. Para assim também poder incorporar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital da sua empresa.

Para começar, pense em onde você vai executar sua transmissão ao vivo. Embora o Facebook Live seja, indiscutivelmente, a plataforma mais popular, ela não é a única. Existem várias outras (Crowdcast, Hangout, Periscope, DaCast, dentre outras). Até mesmo o Instagram está entrando neste universo dos vídeos ao vivo com seus recursos de transmissão.

Veja também  Dicas para maximizar o impacto dos vídeos nas mídias sociais

Considere fatores como o tamanho do seu público, seu orçamento e as restrições da sua banda larga na hora de acrescentar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Quanto aos resultados de suas transmissões ao vivo e se investir nelas vale a pena para o seu negócio, é preciso testar. Mas, dada sua incrível popularidade, as chances de sucesso são enormes. Com muita gente consumindo e pouca produzindo, a probabilidade de chamar atenção é bem grande.

Live nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Para garantir que seu público aproveite e se envolva com o que você tem a dizer, tenha em mente os seguintes pontos:

Crie urgência: tente adicionar chamadas e declarações que atinjam diretamente as emoções do seu público criando urgência. Desta forma, as pessoas entendem antecipadamente que você tem algo importante para dizer e que elas têm que se envolver com seu vídeo ao vivo para ganhar algo a mais para suas vidas ou mesmo nos negócios.

Envolva seu público: faça vídeos respondendo perguntas enviadas pelo público. Além disso, reconheça verbalmente as pessoas quando elas se juntarem ao seu evento, mesmo que você não possa vê-las. E vale lembrar que realizar sessões improvisadas incentivam as pessoas a ficarem mais atentas ao seu feed de notícias.

Ofereça incentivos: isso pode incluir atualizações gratuitas de conteúdo, compartilhamento de infográficos, descontos únicos ou até acesso a um novo curso online, um e-book, etc. Informações que seu público pode implementar ou compartilhar imediatamente são um enorme incentivo para as pessoas interagirem mais com seus vídeos ao vivo.

Vídeo na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

Mesmo em sua fase inicial, já é importante considerar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Devido a sua natureza nova e pessoal, ele é um ótimo meio para impulsionar a urgência, o engajamento e o compartilhamento de informações. Faça um vídeo ao vivo antes do final de 2017: você ainda tem alguns meses para ver como ele pode expandir seu alcance e seu negócio.

Veja também

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade

By | Gestão de Mídias Sociais

O Facebook anunciou um novo conjunto de restrições e aumentou as penalidades para marcas que publicam anúncios considerados fora de padrão em sua plataforma. Dessa forma, o Facebook implementa novas restrições para anúncios de baixa qualidade.

Veja também  3 formas simples de aumentar o número de seguidores nas mídias sociais
Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Aprenda a gerar engajamento nas Redes Sociais
Insira o seu e-mail e baixe agora nosso E-book e aprenda como elaborar estratégias para redes sociais, planejamentos e como lidar com clientes complicados.
Enviar