Por que o vídeo ao vivo precisa ser parte de sua estratégia de marketing digital

Aparentemente, 2017 é o ano do marketing com vídeo. Essa mídia vai consumir mais de 70% de todo o tráfego de internet até o final do ano. Isso significa um consumo 100% maior em relação a 2016. E há uma mudança importante neste cenário: as pessoas estão preferindo vídeos ao vivo. Mas ainda há gente se perguntando: qual é a importância do vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital?

Entenda neste artigo a importância de ter vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital.

Vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

É claro que os vídeos tradicionais ainda são muito populares, mas os ao vivo estão definitivamente em ascensão. As estatísticas mostram que a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler um blog, especialmente quando se trata de um produto ou serviço. Esta é uma questão de pura conveniência, bem como o fato de que o formato de vídeo atende melhor a natureza visual da aprendizagem.

No entanto, ao contrário do vídeo pré-gravado, o vídeo ao vivo adiciona um elemento a mais ao jogo: a interação humana. Por isso pode fazer toda a diferença investir em vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Em um vídeo ao vivo, independentemente da plataforma, há só você e as pessoas que que estão online para assistir. Ao colocar um rosto no nome do seu negócio, obtêm-se mais autenticidade junto ao público, construindo conexões e relacionamentos reais.

Em um universo impessoal e orientado por conteúdo, um meio que é mais pessoal, como o vídeo ao vivo, acaba se tornando exatamente o que as pessoas querem ver, mesmo que elas ainda não saibam disso.

Marketing com vídeo

Fonte: Freepik.

À medida que observamos o crescimento do vídeo ao vivo, é fundamental avaliar se ele funciona para sua empresa e se você tem ou não os meios, o tempo, a energia e o público para fazer esse tipo de transmissão. Para assim também poder incorporar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital da sua empresa.

Veja também  Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

Para começar, pense em onde você vai executar sua transmissão ao vivo. Embora o Facebook Live seja, indiscutivelmente, a plataforma mais popular, ela não é a única. Existem várias outras (Crowdcast, Hangout, Periscope, DaCast, dentre outras). Até mesmo o Instagram está entrando neste universo dos vídeos ao vivo com seus recursos de transmissão.

Considere fatores como o tamanho do seu público, seu orçamento e as restrições da sua banda larga na hora de acrescentar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Quanto aos resultados de suas transmissões ao vivo e se investir nelas vale a pena para o seu negócio, é preciso testar. Mas, dada sua incrível popularidade, as chances de sucesso são enormes. Com muita gente consumindo e pouca produzindo, a probabilidade de chamar atenção é bem grande.

Live nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Para garantir que seu público aproveite e se envolva com o que você tem a dizer, tenha em mente os seguintes pontos:

Crie urgência: tente adicionar chamadas e declarações que atinjam diretamente as emoções do seu público criando urgência. Desta forma, as pessoas entendem antecipadamente que você tem algo importante para dizer e que elas têm que se envolver com seu vídeo ao vivo para ganhar algo a mais para suas vidas ou mesmo nos negócios.

Envolva seu público: faça vídeos respondendo perguntas enviadas pelo público. Além disso, reconheça verbalmente as pessoas quando elas se juntarem ao seu evento, mesmo que você não possa vê-las. E vale lembrar que realizar sessões improvisadas incentivam as pessoas a ficarem mais atentas ao seu feed de notícias.

Ofereça incentivos: isso pode incluir atualizações gratuitas de conteúdo, compartilhamento de infográficos, descontos únicos ou até acesso a um novo curso online, um e-book, etc. Informações que seu público pode implementar ou compartilhar imediatamente são um enorme incentivo para as pessoas interagirem mais com seus vídeos ao vivo.

Veja também  5 erros de marketing com influenciadores que estão estragando suas campanhas

Vídeo na estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

Mesmo em sua fase inicial, já é importante considerar o vídeo ao vivo na estratégia de marketing digital. Devido a sua natureza nova e pessoal, ele é um ótimo meio para impulsionar a urgência, o engajamento e o compartilhamento de informações. Faça um vídeo ao vivo antes do final de 2017: você ainda tem alguns meses para ver como ele pode expandir seu alcance e seu negócio.

Veja também

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags

By | Gestão de Mídias Sociais

Analisar e medir o sucesso de sua campanha é essencial para o desenvolvimento do marketing de mídia social. Uma maneira de fazer isso é criar o hábito de usar uma hashtag dedicada para cada campanha e, em seguida, rastrear seus resultados. Mas, para isso, você precisará de algum tipo de ferramenta. Veja, então, 5 ferramentas gratuitas para rastreamento de hashtags.

Read More
4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte

By | Gestão de Mídias Sociais

Investir numa estratégia de publicidade social é uma ótima ideia: mesmo em meio a competição crescente, os resultados dessas campanhas são, de longe, os melhores quando comparamos com outras formas de publicidade digital. A chave é ter uma estratégia forte, o que requer um pouco mais de raciocínio e planejamento. Conheça, então, 4 elementos para uma estratégia de publicidade em mídia social forte.

Veja também  5 maneiras de melhorar sua estratégia de marketing no Instagram
Read More
6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social

By | Gestão de Mídias Sociais

Tentar construir uma marca nas redes sociais sem uma estratégia definida pode ser totalmente contraproducente. Você vai acabar apenas postando um monte de material que não vai fazer muito sentido para os usuários, resultando em nenhum retorno dos seus esforços. Confira, então, essas 6 razões pelas quais você precisa de uma estratégia de mídia social.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.