Um dos maiores desafios do comércio eletrônico é a conversão de visitantes casuais em clientes pagantes. Se os clientes vão desejar pagar por seus produtos não depende só dos produtos em si, mas também da experiência proporcionada. Uma ótima experiência torna os produtos mais desejáveis. Veja 7 práticas recomendadas para melhorar a experiência do usuário no e-commerce.
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O design de experiência do usuário tem a ver com apresentar seus produtos da melhor maneira possível, para maximizar suas chances de serem vendidos. Uma excelente experiência do usuário faz com que seus clientes voltem a sua loja várias vezes, aumentando as taxas de conversão da loja online e adquirindo mais clientes pagantes e leais.
1. Não faça seus clientes esperarem para ver o site: nada faz com que os visitantes do seu site saiam mais rápido do que páginas com carregamento lento. O carregamento de página mais lento é diretamente proporcional à queda nas taxas de conversão. Fazer as pessoas esperarem muito tempo é uma maneira infalível de gerar uma enorme taxa de rejeição.
Para diminuir os tempos de carregamento e melhorar a experiência do usuário, você pode revisar seu código. Também comprima as imagens muito grandes, uma vez que elas levam muito mais tempo para carregar. A criação de site com design responsivo que adapta melhor a aparência e o conteúdo em todos os dispositivos também pode fazer o carregamento mais rápido.
2. Entenda como os clientes leem informações: para entender melhor seus clientes, você deve colocar as partes mais importantes das páginas do site em cima e do lado esquerdo. Normalmente, os visitantes observam as páginas da esquerda para direita, de cima para baixo, que é nosso método tradicional de leitura. Não se esqueça disso ao projetar um site.
3. Torne fácil encontrar produtos: para isso, é necessário criar um sistema de algoritmo que mostre os produtos mais relevantes aos clientes quando eles visitam seu site com base nas preferências de sua conta, no histórico de pesquisa de produtos e em itens previamente comprados ou adicionados ao carrinho.
Isso se chama análise preditiva e já está sendo muito usada em comércio eletrônico, através recomendações personalizadas de produtos e layouts personalizados, pois ajuda muito a impulsionar as vendas.
4. Simplifique os layouts das páginas de produtos: layouts limpos e elegantes são fáceis de entender e usar, o que melhora a experiência do usuário no e-commerce. Coloque somente o que for fundamental para o cliente realizar um pedido na página, como código do produto, preço, breve descrição, opções de tamanho/cor e galeria de fotos/vídeos.
Considere também a simplificar a publicação de avaliações, classificações e opções de envio utilizando um layout simples, limpo e funcional.
5. Mantenha as cores sob controle: cores são uma ótima ferramenta para evocar emoções e colocar ênfase em algo. No entanto, o uso excessivo de cores pode tornar a comunicação visual da empresa confusa e pouco memorável. Sempre tente limitar as opções de cores e variações, dando preferência às cores da marca e outros tons que sejam coerentes.
Quanto mais cores você usar em seu site, mais fora de contexto ele pode parecer para seu público-alvo. Além disso, certifique-se de que as paletas de cores correspondem às suas necessidades. Mantenha um contraste entre os textos e o fundo para que as pessoas possam diferenciar ambos e ler o site sem problemas.
6. Verifique se o texto está legível: você já pensou que a tipografia do seu site pode ter um impacto nas suas taxas de conversão? Os textos em seu site devem ser facilmente legíveis. Certifique-se de que eles são grandes, limpos e claros e se possuem um espaçamento de linha adequada. Não se esqueça de que, quanto mais legível, mais provável é um cliente se interessar pelo texto e efetuar uma compra baseado nestas informações.
7. Use imagens e vídeos de qualidade: imagens e vídeos informativos e de qualidade importam muito quando se trata de proporcionar uma boa experiência do usuário no e-commerce. Você pode exibir uma variedade de imagens e vídeos em sua loja virtual, especialmente de produtos. Quanto mais informações você fornecer, mais fácil é para seus clientes se decidirem sobre a compra de um produto.
Agora que você já conhece algumas práticas recomendadas para melhorar a experiência do usuário no e-commerce, é hora de começar a planejar a sua estratégia online. E, para isso, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing na internet, como, por exemplo, a Agência IMMA. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!