Muitos donos de site não entendem porque, depois de tanto trabalho, suas páginas simplesmente não convertem. Afinal, um site deve ser uma ferramenta de marketing que gera leads ativamente e, se isso não acontece, é hora de rever a estratégia. Você sabe por que seu site não está gerando leads?
Entenda por que seu site não está gerando leads
Você não tem chamada para ação clara
Uma chamada para ação (CTA – call to action) é um botão ou gráfico que direciona os visitantes para um compromisso adicional com sua marca, geralmente uma página de destino ou uma página de conversão. O apelo à ação é uma das formas mais rápidas de direcionar os visitantes para a conversão.
Portanto, sua chamada para ação deve ser clara, atraente, objetiva e destacada dentro da página. Não esconda seu botão de chamada na parte inferior da página, pois ele não deve passar despercebido. Destaque-o, pois cada clique é um lead. Se você não tem uma boa CTA, seu site não está gerando leads por esse motivo.
Seu site não é estruturado como um funil
É comum organizar um site de forma que ele funcione como um funil de conversão. Os visitantes devem ser levados a um apelo a ação ou a uma landing page que facilite a jornada de compra. Em outras palavras, cada clique deve atender a finalidade de gerar um lead.
Você tem que direcionar seus visitantes através de um fluxo estruturado. Isso não apenas faz com que eles se sintam mais confortáveis usando seu site, como também permite reunir os dados das páginas exatas em que os usuários estão abandonando o processo. Isso permite que você corrija esse fluxo e torne-o mais eficiente.
Sua empresa não é humana o suficiente
Esse pode ser um dos grandes motivos pelo qual seu site não está gerando leads. Uma característica muito estranha para um site institucional é ele ter informações mínimas sobre a empresa. Você quer oferecer aos visitantes algo que faça com que eles se sintam interessados. Isso pode ser tão simples quanto oferecer informações de contato claras ou ter uma página sobre a empresa contando sua história e com fotos de funcionários.
Os consumidores querem fazer negócios com marcas em que confiam e, para tanto, é importante estabelecer essa confiança e mostrar o lado humano da empresa. Ao mostrar aos clientes quem você é, é possível maximizar a familiaridade e gerar muito mais leads.
Você não tem um blog
O poder dos blogs é altamente subestimado e mal compreendido. Os blogs são uma das melhores maneiras de melhorar sua classificação no Google. Você pode aumentar seus leads orgânicos oferecendo conteúdo valioso e de alta qualidade no blog da sua empresa.
Além disso, os tráfegos gerados a partir de um post são de pessoas que estão realmente interessadas no que você diz. Ou seja: leads qualificados. Os blogs também fornecem conteúdo atualizado e compartilhável com frequência, que você pode (e deve) distribuir em todos os canais, inclusive nas mídias sociais. Você não tem um blog e seu site não está gerando leads? Essa pode ser a razão.
Você não está oferecendo nada aos visitantes
É claro que as empresas existem para ganhar dinheiro. Portanto, é natural que a maior parte de um site institucional seja voltada para isso. Mas, você precisa oferecer algo se deseja converter um lead.
Uma maneira rápida de informar as pessoas sobre o seu produto é enviar uma amostra grátis ou oferecer um teste gratuito. Se isso não for uma opção, um método muito simples é oferecer informações mais detalhadas. Na maioria das vezes, os clientes não estão prontos para comprar porque não estão familiarizados o suficiente com o produto. Se seu site não está gerando leads, saiba que a educação é a motivação para convertê-los.
Você não tem informações suficientes sobre seu público
Uma conversão não significa uma venda. Ela pode ser qualquer coisa, desde levar o visitante a iniciar uma avaliação gratuita do seu produto até obter um endereço de e-mail.
Se seu site não está gerando leads e você quer resolver esse problema, precisa usar páginas de conversão para capturar o máximo de informações possíveis de seus visitantes. Seu site deve ter formulários em lugares estratégicos. Se os clientes quiserem entrar em contato com você, precisam preencher (pelo menos) seu nome e e-mail. Outra ótima maneira de posicionar seus formulários é colocá-los como chamadas para ofertas.
Seu site é sem graça
Hoje em dia não é difícil construir um site com visual diferenciado e criativo. É por isso que ter um site personalizado é mais importante do que nunca. Não sacrifique a singularidade de suas páginas, pois seus visitantes provavelmente deixarão seu site se eles não verem nada de atraente. E sempre se certifique de usar imagens de alta qualidade.
Você não tem uma presença na mídia social
Atualmente, é meio absurdo operar um negócio sem que ele esteja na mídia social. Somente no Instagram, aproximadamente 70% dos usuários se envolvem regularmente com marcas.
A beleza da mídia social é que os clientes em potencial podem seguir exatamente o que e quem eles gostam. E é por isso que as redes sociais funcionam tão bem para as empresas: você tem a oportunidade de falar diretamente com um público altamente segmentado. Assim, fica bem mais fácil gerar leads extremamente qualificados.
Dica extra: Inspire-se na concorrência
Se seu site não está gerando leads e nada parece estar funcionando, comece a observar seus concorrentes e veja o que funciona para eles. As estratégias podem não funcionar exatamente da mesma forma para você, mas lhe darão uma ideia de como e por que os clientes fazem negócios com determinadas empresas. Isso não significa copiar seus concorrentes, mas se inspirar neles.
Enquanto você olha para a dinâmica de outras empresas do seu setor, pense no que é único sobre sua marca. Depois de isolar esse elemento, utilize-o a seu favor. As pessoas são muito mais propensas a construir um relacionamento com uma marca que pareça nova e excitante.
Se seu site não está gerando leads, você precisa de uma gestão de sites eficiente para resolver essa situação. A Agência IMMA, especialista em marketing na internet, possui esse serviço e pode te ajudar. Entre em contato e faça um orçamento.