Qual a importância de um blog para um site

A aquisição de visitantes é, sem dúvida, o maior desafio que os comerciantes enfrentam hoje em dia. O crescimento incrivelmente rápido da Internet fez com que a competição pelo interesse dos usuários se tornasse cada vez mais feroz, levando donos de sites a investir nos mais diferentes métodos promocionais, inclusive criando blogs. Mas qual a importância de um blog para um site?

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Para entender a importância dos blogs, devemos considerar o propósito original da Internet: o compartilhamento de informações. Tradicionalmente, os usuários visitam um site porque ele os interessa. Mas, por mais simples que isso pareça, muitos desenvolvedores se esquecem disso e desperdiçam muita energia (e dinheiro) tentando direcionar tráfego para sites que não possuem conteúdos para envolver os visitantes.

E visitantes não envolvidos são muito menos propensos a responder positivamente a uma chamada para ação e certamente não são suscetíveis de compartilhar posts ou links nas mídias sociais ou em qualquer outro lugar (o que praticamente exclui uma mina de ouro chamada tráfego orgânico). Porém, ter um blog ativo e bem escrito em seu site ajuda a resolver esse problema de várias maneiras.

Descubra, então, qual a importância de um blog para um site:

1. Adiciona valor ao seu site: conteúdo bem formulado sempre adicionar valor ao site, fazendo até com que o usuário comece a retornar para conferir novidades. Em alguns casos, até faz sentido colocar mais esforços para promover o conteúdo do seu blog do que páginas do site, porque essas publicações têm muito mais aderência junto ao público devido à sua natureza altamente amigável.

Qual a importância de um blog para um site

Fonte: Freepik.

2. A natureza social do blog incentiva a interação do usuário: um blog muito bom provavelmente atrairá muitos visitantes (dependendo do nicho) e um número significativo desses visitantes pode, inadvertidamente, criar uma pequena comunidade própria através da seção de comentários, por exemplo.

Você pode até atrair outros blogueiros com alto valor social (os famosos influenciadores) e ser capaz de construir um relacionamento com eles. É por isso que a interação com os leitores do seu blog na seção de comentários é tão importante: uma comunidade ativa e comprometida com seu conteúdo e sua marca e representa uma mina de ouro de potencial de marketing.

3. Posiciona você como especialista em seu campo: isto é particularmente importante se o objetivo principal do seu site é vender algum tipo de produto ou serviço. As pessoas são mais propensas a comprar algo de alguém que percebem ser altamente informado sobre o que estão vendendo e sobre o nicho como um todo.

Conteúdo

Fonte: Freepik.

Por exemplo, você preferiria configurar seu site com uma empresa de hospedagem administrada por alguém de quem nunca ouviu falar ou com uma empresa que tenha um histórico estabelecido de ter especialistas na indústria de hospedagem na web?

Veja também  Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce

Seu blog pode ter um visual simples, mas oferecer atualizações frequentes que detalham correções rápidas para problemas comuns ou mesmo fornecer alguns comentários perspicazes sobre as últimas tendências da indústria. Conteúdos especializados no assunto tendem a inspirar confiança em sua marca, além de melhorar suas taxas de conversão.

4. Ele fornece pontos de entrada adicionais para o tráfego orgânico: um dos slogans mais atemporais do marketing digital diz que “o conteúdo é rei”. Os motores de busca adoram conteúdo novo, útil e relevante, o que faz com que manter um fluxo constante de publicações de alta qualidade num blog seja uma das maneiras mais efetivas de atrair novos visitantes.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Uma pequena pesquisa por palavras-chave pode mostrar o que seu público-alvo está mais interessado em conhecer e criar conteúdo de alta qualidade em torno destes assuntos é uma maneira bem segura de obter um fluxo constante de tráfego orgânico do Google e de outros motores de busca.

Isso é muito mais fácil e barato do que pagar por propagandas que se ligam diretamente a sua página de vendas ou tentar ultrapassar as páginas de vendas dos seus concorrentes, a menos que você tenha um orçamento espetacular e muita paciência.

5. Conectar-se ainda melhor com seus leitores: seu blog pode dar acesso a um enorme conjunto de leitores que já confiam em suas opiniões de forma implícita. Isso o coloca em uma excelente posição para reuni-los em apoio de novos produtos ou serviços que você possa querer adicionar ao seu mix ou esteja pensando em promover no futuro.

Qual a importância de um blog para um site

Fonte: Freepik.

6. Aumenta seu poder de barganha e seu crescimento na sua indústria: seu blog é uma plataforma permite que você exerça uma influência substancial e cada vez maior sobre seus clientes, colegas e até alguns concorrentes de seu nicho a medida que seu público cresce. Isso é importante caso você se encontre numa posição em que precise defender sua reputação ou se destacar de forma positiva.

Quanto mais cedo você começar a fornecer um fluxo constante de conteúdo útil a seus visitantes, mais cedo você verá todos esses benefícios listados acima de forma muito real e mensurável. Mesmo que seu site já tenha um blog, isso deve motivá-lo a redobrar seus esforços para torná-lo ainda mais atraente para seus leitores. Há uma mina de ouro de promoção gratuita e usuários felizes apenas esperando para ser melhor aproveitado.

Veja também

Como auditar e melhorar seu conteúdo

By | Marketing de Conteúdo

Com a empresa crescendo, o mesmo acontece com o conteúdo. Ter um ótimo conteúdo é superimportante e, embora seja necessário continuar adicionando material ao site, se você não voltar e verificar o que já foi feito, pode acabar com um monte de conteúdo que não está alinhado com suas metas de negócios.

Veja também  Estratégias para escrever títulos e chamadas eficientes
Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.