Ímãs de lead são essenciais para uma estratégia de marketing digital de sucesso. Mas, o que pode funcionar como um ímã de lead? O primeiro passo para definir isso, felizmente, é algo que está associado com todas as partes de uma campanha de marketing digital: conhecer o seu cliente. Isso permite oferecer algo de valor, criando um ótimo ímã de lead.
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A última coisa que você quer é projetar uma oferta que se concentra em algo que seus clientes não têm interesse. Uma pessoa que assina a newsletter de uma empresa que vende bolos, por exemplo, provavelmente pode ficar mais animada em receber um cupom gratuito ou um desconto do que uma lista com artigos sobre bolos.
Além de qualidade e relevância, há outro fator que deve ser levado em conta ao se pensar em ímã de leads, que é a especificidade de sua oferta. É improvável que uma única oferta torne todas as esperanças e sonhos de seus clientes realidade porque se trata de uma questão muito específica. Por isso, esteja preparado para reativar leads periodicamente.
Com isso em mente, veja alguns exemplos do que pode funcionar como ímã de lead:
1. Um kit ou lista de recursos: esse tipo de material representa uma fantástica solução de ímã de lead para pessoas que já demonstraram interesse em comprar algo com sua empresa. Um kit ou lista de recursos sobre blogs, por exemplo, pode ser o presente perfeito para quem está começando no marketing de conteúdo.
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O mais importante a lembrar com esse tipo de recurso é que você não deve ir muito longe sobre os tópicos. Você pode incluir uma lista de cinco a dez aplicativos recomendáveis para tornar uma estratégia de conteúdo mais eficiente, por exemplo, mas não deve fornecer uma visão geral de cada aplicativo disponível no mercado. Afinal, você quer que o lead retorne para conseguir mais.
2. Um e-book: a possibilidade de você ter visto uma oferta para receber um e-book grátis é enorme. Muitas empresas fazem uso desse tipo de conteúdo para oferecer informações extras e exclusivas para seus clientes-alvo. Seu e-book pode ser simplesmente uma compilação das principais dicas já dadas no blog e apresentadas num novo formato.
Uma coisa muito importante a lembrar com e-books é que eles devem ter muita qualidade. Em outras palavras, certifique-se de que os gráficos estão em alta resolução e verifique se o conteúdo do livro está formatado para garantir uma leitura fácil. O design do e-book deve ser responsivo, de preferência, permitindo que os clientes possam vê-los tanto em um smartphone, quanto num computador.
3. Folhetos com soluções específicas: esta pode ser uma ótima maneira de ajudar o seu cliente a economizar tempo e obter informações valiosas. Geralmente, folhetos assim consistem em algumas páginas que ensinam a resolver algo. Muitos são feitos na forma de mapas mentais, listas de verificação ou de ideias com inspiração acionáveis.
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Folhetos são ímãs de lead populares porque oferecem uma solução específica para um problema comum para seu público-alvo. Ao contrário dos e-books e outras opções de ímã de lead, seu cliente pode usar as informações obtidas para resolver seu problema imediatamente, obtendo resultados rápidos.
4. Webinars e cursos em vídeo: o vídeo é um formato incrivelmente envolvente e, se você não se importa de passar algum tempo na frente da câmera ou conhece alguém que pode criar vídeos em seu nome, então esta pode ser uma das suas ofertas de ímã de leads mais envolvente.
As pessoas estão constantemente procurando se aprimorar e aprender novas habilidades. Então, se você oferecer um vídeo de treinamento que mostre valor instantâneo ao seu cliente ou um webinar que lhes permita receber conselhos de um especialista, é provável que seus clientes se interessem instantaneamente.
Além disso, ao contrário dos ímãs de lead baseados em documentos que podem ficar abandonados num e-mail, os webinars exigem que seus clientes atuem e se envolvam com sua marca. Se não for possível gerenciar webinars ao vivo constantemente, você pode enviar seus leads para uma página privada com um vídeo gravado ou uma gravação de um webinar do passado.
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5. Amostra grátis: quem não ama coisas grátis? Oferecer brindes gratuitos para gerar interesse no público é uma das estratégias de marketing mais antigas que existem. E que maneira pode ser melhor do que mostrar a sua audiência que você tem um produto de valor do que permitindo que ela mesma teste-o?
Uma empresa de software pode dar uma versão limitada do seu programa permitindo aos clientes experimentar alguns recursos básicos, enquanto uma nova marca de maquiagens pode oferecer algumas amostras grátis de seus produtos. A ideia é cativar o cliente com uma ótima primeira impressão e fazer com que ele volte para obter mais, mas agora pagando pelo produto.
Ímã de leads é uma ótima maneira de atrair potenciais clientes para participarem da sua lista de e-mail, fazendo com que eles se tornem um contato da empresa, eventualmente, levando-os para dentro de seu funil de vendas.
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Mas saber que tipo de ímã de lead tem mais valor para seu público não é fácil. O sucesso virá de conhecer melhor seus clientes e suas necessidades através da avaliação de seus diferentes comportamentos durante as etapas da jornada do cliente.